Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus depois de 1 ano na mamadeira .. hora escolher estilo ?

mgaleti01/05/2011 11:22
Ficus depois de 1 ano na mamadeira .. hora escolher estilo ?
Pessoal, depois de 1 ano na mamadeira estou querendo dar um estilo para esse meu segundo bonzai .. gostaria da ajuda de vocês.

Quando coloquei na mamadeira o ele estava assim e pretendia deixar nesse formato .. é aquele formato que o vento "desenha" a árvore (não sei o nome) mas acabei perdendo o controle:

Agora ele esta assim ... tirei 4 fotos numeradas (na bandeja) e gostaria da opinião de vocês sobre qual galho retirar e qual deixar ....

Para facilitar tirei as folhas maiores e mais velhas ...

mgaleti01/05/2011 16:56
Pessoal

Eu de novo ... seria o caso de uma desfolha quase total (li que o Ficus nao suporta total) para ver melhor a estrutura dos galhos ?

Agora é época ?

Marcelo
Donegá01/05/2011 19:36
Quanto a desfolha, tem razão na afirmação de que ñ suporta desfolha total, normalmente os galhos secam e se perdem, se necessitar fazer desfolha sempre deixe folhas nas pontas dos galhos, ao menos 3 ou 4 folhas. Quanto a época tb ñ é a mais adequada, pois estamos no outono e caminhando p/ o inverno, época de dormência das plantas onde elas entram em letargia.

Aguardaria até meados de setembro, fim da primavera p/ uma desfolha qdo ela volta a brotar com força, porém agora começa a época de aramação justamente pela dormencia o que diminui o risco dos galhos marcarem.
mgaleti01/05/2011 22:03
Oi Donega, obrigado pelas dicas. Você acha que só com essas fotos a galera consegue me dar umas dicas sobre o estilo ou seria legal ela estar desfolhada?

Obrigado
mgaleti04/05/2011 22:23
Oi pessoal ... Alguma sugestão ?

Obrigado
Pedro Reimão04/05/2011 23:43
Olha não sou nem de longe o cara mais indicado para te dar esta informação, mas posso dizer que você deve procurar saber se sua planta aceita podas de folhagem completa, pois se aceitar ajuda muito a ver o estilo que se pretende fazer.
Lrgullo05/05/2011 08:02
opinião
Bom dia Pedro!
tudo certo?

da para ver que ela tem umas raizes expostas e o tronco um pouco inclinado.. tente explorar isso... quanto a disposição das folhas para o estilo, eu particulamento gosto das copas cheias do estilo vassoura...
vi também umas pedras ao lado das fotos, raizes sobre rochas também fica muito bonito..

sou muitíssimo iniciante e é oq eu faria... tente procurar um estilo q te agrada e busca-lo através de uma projeção...

abaixo uma foto q gosto muito:
foto retirada do Aido Bonsai - Paulo Netto: http://www.flickr.com/photos/aido_bonsai/

abraços
Pedro Reimão05/05/2011 12:35
Lrgullo, vou agradecer pela mgaleti, pois a planta não é minha e dela.
Lrgullo05/05/2011 13:13
opa! na hora de responder vi apenas o seu nome, desculpa ai =D agora que eu entendi que a listagem que fica de revisão do tópico é invertida...

abraços
mgaleti09/05/2011 14:43
Oi galera ... Agora eh minha vez de agradecer a voces.

Obrigado
Marcelo