Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alecrim de Campinas

Seph190301/05/2011 11:37
Alecrim de Campinas
Bom dia pessoal

Consegui umas sementes de alecrim de campinas.
Eu mesmo as retirei do pé e algumas estavam no chão, então essa é a época que a àrvore produz as sementes.
Vou tentar o cultivo desde pequena. A árvore grande mostra um nebari bem interessante.
Gostaria de saber de um meio legal de germinar as raízes e que substrato utilizar.

Abraço e bom fim de semana.
nickyfury02/05/2011 08:53
bonsai
Seph, que tal fotografar essa planta e apresentar sua imagem no forum, para que nós, de outras regiões do país, possamos ver de que espécie vc está querendo informações. A maioria de nós, que não reside no sul do país, desconhece essa planta, ou quando não, conhecemos alecrim do campo e alecrim de jardim. Esse, porém, nunca ouvi falar. Fotografe a planta toda, as folhas, o tronco, o nebari. Poste em imagens médias, no forum, para analisarmos detidamente. Mostre, ainda, em imagens, as sementes que coletou.
Elio02/05/2011 18:37
à propósito, Alecrim dá um bonsai legal, além de ser um bom tempero para carnes.. Tem um tronco com excelente textura. Estou pretendendo fazer alguns.

abraço
nickyfury02/05/2011 20:05
bonsai
Grande Elio, esse alecrim de que fala é o mesmo usado para condimento e chá? Esse eu conheço, mas nunca soube que tinha essa denominação referente à cidade de Campinas/SP. Vc tem algum bonsai dessa espécie para mostrar uma foto? Eu venho cultivando um, há alguns anos, mas ainda não engrossou o suficiente o tronco para que eu o envase. Creio que mais uns dez ou vinte anos estará então no ponto ideal para isso. 🙄
Elio02/05/2011 21:33
Nicky, meu velho, não sei se o Alecrim citado pelo Seph é o mesmo Rosmarinus oficinallis, que é o usado para tempero e dá belos bonsai, como o da foto abaixo.
Eu tenho um pé na minha horta de tempero já uns 3 anos, e notei que o tronco é de lenho duro e com ótima textura. Tempos atrás fui no Google e descobri bonsai dessa espécie.
abraço

Seph190303/05/2011 01:01
Alecrim
Boa noite pessoal
Assim...meu pai a chamava de simplesmente alecrim.
Lá na casa dele tem uma grande. Semente grande e redonda, um pouco maior que uma jabuticaba.
Não tirei fotos no dia. Achei interessante pois
a árvore maior possiu um belo desenho e o tronco bem sinuoso com
muitas reentrâncias.
Não. 😄 Não é o alecrim usado como tempeiro. apresentado pelo amigo Elio (muito bonito por sinal!).
Após vocês comentarem que não conheciam, encontrei em um site que o
tal alecrim-de-campinas, ao contrário do alecrim-tempeiro, é extremamente
tóxico. Seu nome científico: Holocalyx glaziovii. Os sintomas podem aparecer entre 3 e 5 minutos,
podendo levar à morte súbita ou de 3 a 5 horas. Quando li não acreditei, mas as informações se repetem.
A planta em si é muito bonita. Buscando na net, encontrei referências contendo a mesma foto.
Então vou postar abaixo, para o pessoal conhecer.

Folhas:

No link tem uma foto com as sementes. Deixo no link pois perece ter direitos autorais.
http://lh5.ggpht.com/_c6m-4rCXoYw/SF-lRJY1CrI/AAAAAAAAAr0/TV7MEYnDJJY/s640/Holocalyx.JPG
http://www.paisagismodigital.com.br/Itens/FotoP/P0007767.jpg

Abraço a todos. Desculpem o texto grande.
nickyfury03/05/2011 06:44
bonsai
Seph, achou seu texto grande? Veja o meu, que dá a ficha dessa perigosa planta, que aconselho, desde já a ninguem incluí-la em seu viveiro, vez que o risco de sua toxidade é imenso:

Alecrim de campinas

Nome científico: Holocalyx glaziovii

Família: Leguminosae

Nome comum: alecrim de campinas.

Importância e princípio tóxico: planta cianogênica, que possui glicosídeo cianogênico como princípio ativo principal, que se torna tóxico ao entrar em contato com enzima específica, presente no trato digestivo, que o hidroliza produzindo desta forma ácido cianídrico, glicose e benzaldeído. Os efeitos tóxicos, se devem por sua vez, ao íon cianeto, proveniente do ácido cianídrico, que atua inibindo a enzima citocromo oxidase, desta forma impedindo que as células recebam oxigênio das hemácias.

Descrição botânica: árvore de médio porte, com 4 a 8 metros de altura e de copa globosa. Tronco e caules revestidos de casca áspera e cinzenta, no entanto, os ramos novos e terminais são pilosos e cilíndricos. Folhas paripinadas alternas com cerca de 40 folíolos, verde-escuros, alongado lanceolados, glabros, pecíolo curto e caniculado na face inferior. Floresce de junho a agosto e suas flores, esverdeadas e pequenas, se reúnem em inflorescência axilar. As sementes são grandes e carnosas.

Habitat: matas e capões, e também utilizada como ornamental.

Distribuição geográfica: foi identificada nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, e Minas Gerais.

Partes tóxicas da planta: folhas e frutos.

Animais sensíveis à intoxicação: Em condições naturais principalmente bovinos, e nas experimentais, os ruminantes, eqüinos, galinhas, coelhos e cobaios.

Condições que favorecem a ocorrência das intoxicações: Aproveitamento de campos onde há a planta, no período de seca, após roçadas e queimadas.

Algumas observações quanto a toxidade das plantas cianogênicas:

- o conteúdo de glicosídeo cianogênico aumenta com a adubação nitrogenada, e também pelo uso de herbicidas 2,4 D; 2,4,5 T e MPC.

- a ação de geada, granizo, murcha ou pisoteio, aumentam o conteúdo de ácido cianídrico (HCN);

- as plantas cianogênicas, muito jovens, de crescimento rápido ou verde escuro, contém maiores quantidades de glicosídeo cianogênico;

- boa parte do HCN se volatiliza, quando a planta é cortada e colocada para secar lentamente;

- a dose letal pode variar também em função da rapidez com que a planta é ingerida, pelo fato do princípio tóxico ser de fácil absorção e eliminação; da tolerância do animal ao princípio tóxico, adquirida através da ingestão de pequenas quantidades do mesmo, o que torna necessário a ingestão de doses maiores para que ocorra a intoxicação;

- idade da planta; pH gástrico; espécie animal.

Início e sintomas: são divididos em forma aguda e crônica.

Forma

Início

Sintomas

Aguda

Morte súbita ou os sintomas podem aparecer de 3 a 5 minutos após ingestão da planta, podendo regredir entre 6 a 8 minutos ou evoluir até o óbito em 3 a 5 horas.

alteração da postura (desequlíbrio);

cabeça baixa;

apatia;

taquicardia;

dispnéia;

pulso negativo;

poliúria;

evolução dos sintomas para contração espasmódica da musculatura dos membros e pescoço, culminando em queda brusca e permanência em decúbito lateral

Crônica

Vários dias.

Lacrimejamento intenso (pode ocorrer nos primeiros dias após a ingestão da planta.

grande irritação;

edemas mais ou menos pronunciados, principalmente na barbela, orelhas, pálpebras, axilas e virilhas, que com o passar do tempo diminuem ou secam completamente, dando lugar a lesões necróticas, que se desenvolvem nas partes claras e mais expostas da pele.

Em estado mais avançado podem ocorrer hemorragias no interior do globo ocular, conjuntivite purulenta, com lacrimejamento intenso.

É meus caros colegas e amigos, sugiro que fiquemos apenas no cultivo do alecrim mostrado pelo nobfre amigo Elio, que além de mais bonito e interessante, pode ser usado em nossa culinária sem nenhum risco para nossa saúde, de nossos familiares, amigos ou animais domésticos.

😲
Seph190303/05/2011 09:32
wow
Amigo Nicky
foi uma surpresa pra mim quando li as informações, pois eu e meus
irmãos sempre brincamos em seus galhos quando pequenos.
Apesar de me impressionar com a descrição, vou aproveitar para
testar as sementes, germinação, rapidez de crecimento. Vou colocar num canto afastado do quintal...
Como diria um amigo meu...a planta é bonita, mas ordinária... 😄
E o amigo Elio querendo usar de tempero 🙂 🙂

Abraço a todos.
Elio03/05/2011 14:36
TAMBÉM, COM ESSE NOME (Holocalyx glaziovii) TEM QUE SER TÓXICO MESMO...................RSRSRSRS!
nickyfury03/05/2011 14:59
bonsai
Elio, meu chapa, lembraivos de nunca pisar no fundo do quintal do Seph e provar das folhas dessa arvore do Demo. Vade retro, satanás, que planta terrible como essa melhor cortar rente ao chão e queimar antes mesmo de secar. 😂 😂 😂 😂
Seph190303/05/2011 18:02
Terrible
😂 😂 😂 Só não podemo procurah limão verde pra caipirinha no escuro 😂 😂 .
Quando eu exorcizar a danada aviso que o quintal tah sussa 😈
Pedro Reimão08/05/2011 15:13
Galera piadas a parte vou deixar aqui minha opinião de futuro farmcêutico, todos nós temos medo da cascavel e de seu veneno, mas graças a ele podemos ter um medicamento contra pressão arterial alta, desta forma acho que agora ela pode não ser útil e aindamais que isto ela seja perigosa, mas sabe-se la daqui alguns anos todos nos podemos estar sendo curado por alguma substância desta mesma planta.
Como dizem todos: a diferença entre veneno e remédio é a dose e como minha mãe tambem farmacêutica, apesar de que o tanto que ela é velha acho que ela é alquimista hehehehe, o grande boticario não colocou na terra nenhuma substância que nos prejudicasse.
^^
GuilaTeipel12/06/2011 13:40
e apesar de todo o veneno, ela tem suas boas atribuições.

Nomes Populares
Alecrim, ibirapepê, uirapepê, alecrim-de-campinas, pau-alecrim.

Sinonímia Botânica
Holocalyx glaziovii Taub.

Características Morfológicas
Altura de 15-25m, com tronco curto, sulcado, de 50-80cm de diâmetro. Copa perenifólia, de forma globosa (como a da foto) quando cresce isoladamente. Folhas adultas de cor verde escura, compostas, de 7-15cm de comprimento.

Ocorrência
São Paulo até o Rio Grande do Sul na floersta pluvial subtropical.
Madeira
Madeira pesada (densidade 0,92 g/cm3), dura, de grande
resistência mecânica porém não elástica, e de longa durabilidade;
alburno grande e distinto do cerne quanto a cor.

Fenologia
Floresce mais do que um vez por ano, porém com maior intensidade nos meses de outrubro-novembro. A maturação dos frutos ocorre predominantemente nos meses de dezembro-fevereiro.

Utilidade
A madeira tem aplicações na carpintaria, vigamentos, tornearia e confecção de raios de carroças e bengalas. Devido à sua dureza foi muito usada pelos índios para a fabricação de flechas e tacapes. Seus ramos foliáceos e folhas são tóxicos. Os frutos são muito apreciados por morcegos. A árvore é muito ornamental, principalmente, por sua copa perene e densa, capaz de proporcionar ótima sombra. Apear de apresentar lento crescimento tem sido largamente empregada na arborização ubrana. É ótima para ser empregada no adensamento florestal, por se tratar de planta característica do interior de floresta densa e sombria.

fonte
http://www.clubedasemente.org.br/alecrim.html