Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra (Atualizado 6/11/11)

pedromottaa03/05/2011 14:02
Caliandra (Atualizado 6/11/11)
Tenho essa caliandra também, que sinceramente acho ela muito estranha, e nunca mechi em nada nela, está exatamente como veio desde de janeiro acho... O que faço com ela? Expliquem bem por favor, pois sou iniciante...rsrs

Grato
Nikkei 10003/05/2011 14:21
É difícil visualizar do jeito que está. Precisaria de uma desfolha para ver a estrutura melhor e depois sim opinar. Só não sei se é indicado a desfolha agora...
pedromottaa03/05/2011 14:31
É... vamos ver o que os amigos falam ai... Se falarem que posso realizar uma desfolha agora eu faço...
Andre Antoniazzi04/05/2011 18:42
Caliandra
Ola Pedro,tens um belo materiaçl se pudesse colocar mais fotos dos quatro lados de preferencia seria melhor para visualizar.Quanto a desfolha o ceerto e realizar no fim do inverno ate la paciencia.
Abraços
nickyfury04/05/2011 19:54
bonsai
Pedro, concordo plenamente com a excelente proposta do nobre colega Andre. Faça o seguinte: numere quatro cartões brancos, pregando-los em quatro lados desse vaso redondo, mostrando sua planta por quatro lados diferentes: frente, costas, lado direito e lado esquerdo. Fotografe cada um a uma distância segura, de maneira a que apresente a planta em todos os detalhes, para que possamos então analisar com maior critério e opinar sobre sua condução.

Não é preciso desfolhar a planta para termos noção do que fazer com ela, para melhorar sua aparencia. Fotografe e poste novamente, aqui mesmo, para analisarmos. 😉
pedromottaa05/05/2011 10:10
Obrigado gente...
Vou tirar fotos essa semana ainda se possível.
abraço
Renato Rodrigues Roehrs05/05/2011 11:09
Pedro, ela não está estranha como disseste... hehehe!
Ela tem um bom formato de tronco e estrutura.

Segue e dica dos colegas que vais te dar bem.
Vai mostrando pra gente a evolução. Tá muito legal!

Abraços.
pedromottaa06/05/2011 13:43
A caliandra está com uns botões de flor, acho que ela vai florir um pouco...rsrs...
isso é época de florir das caliandras??
pedromottaa23/09/2011 11:56
Bom dia amigos, estava meio parado com minhas bonsais pois estava de mudança, agora vou voltar a mecher nelas. Vou realizar a desfolha nessa caliandra hj ainda e posto foto para vcs me guiarem com ela. Quero que minhas pre-bonsais virem lindos bonsais com a ajuda de vcs...Abraço
pedromottaa23/09/2011 19:42
Atualizando
Ai vão as fotos dela desfolhada, fiz hj a desfolha. Fiz bem?? Me ajudem por favor gente, aramação? poda? projeções,me ajudem ai com tudo 🙂 abraços

pedromottaa24/09/2011 09:38
Ninguém?? 🙁
pedromottaa24/09/2011 09:57
Será que dá pra fazer um estilo FUKINAGASHI - Varrido pelo vento nela??
Júlio César M25/09/2011 19:56
Oi Pedro, belo exemplar... Com relação ao estilo, não acho que a caliandra seria uma boa opção para um fukinagashi, é uma espécie delicada acho que vai muito bem com moiogi, e sua planta já esta encaminha para este estilo, eu começaria tirando aquele segundo tronco, o mais fino, corte ele na base, definindo melhor deixando apenas um tronco, A sim... E nomearia a foto com o número 2 como a nova frente.Mas espere mais opiniões do pessoal.... Abraço a paciência...
nickyfury26/09/2011 09:17
bonsai
Analisando a primeira imagem, creio que com uma poda leve e aramação voce possa estar melhorando o formato de sua planta. Ao aramar os dois caules, por exemplo, dê a eles um movimento levemente sinuoso e afastados (um para um lado, o outro para o lado contrário). Reduza o comprimento dos galhos, para criar uma proporcionalidade, aumentando com isso a conicidade (base larga que se estreita) e harmonizando o conjunto. Veja como proceder, seguindo a orientação das linhas vermelhas:

Antes de dar movimento ao tronco maior, force ele levemente com os dedos, para só depois usar o arame e imprimir o movimento então, definitivo.
pedromottaa26/09/2011 13:02
Nick... Gostei muito da sua idéia, esse é um dos estilos que mais me agrada. Vou seguir sua idéia... Mas o tronco mais grosso q falou pra entortar, vai ser bem dificil, pois ele ja está bem duro... Será que ainda é possível entortá-lo? Se puder me dizer como farei isso ficarei grato... Quanto as outras intervenções acho que é possível fazer sem problemas... Assim que tiver tempo vou realizá-las... 😄 Muito obrigado pela dica.
Abçs
nickyfury27/09/2011 08:24
bonsai
Há algumas técnicas que podem ser usadas para "curvar" troncos duros ou grossos, porém é preciso conhece-las bem, antes de usar. Por isso, sugiro manter o caulde sem modificá-lo então, para não causar prejuízo material e perda para sua planta, nessa sentido. Faça apenas as outras intervenções, e volte a mostrar o resultado aqui, para que possamos analisar e sugerir outras possibilidades em relação ao tronco, de maneira mais garantida. 😲 😲
pedromottaa03/10/2011 18:59
Realizei todas as idéias sugeridas e logo que der posto fotos... To sem tempo pra tirar fotos no momento, mas até o fds vou postar 🙂
Vlww
pedromottaa06/11/2011 11:58
Bom... Fiz o que recomendaram... Espero ter feito mais ou menos certo a aramação... Agora é paciencia né? Quanto tempo deixo com o arame?? Sugestões ai pessoal...

Abçs
Vanderlei Jose da Rosa12/11/2011 05:11
melhorou
parabéns Pedro, melhorou muiiiitooo..
continua assim,,,,

ACOMPANHANDO...
http://bonsaisudoestepr.blogspot.com/