Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus Moyogi.

hraphi04/05/2011 12:05
Ulmus Moyogi.
Alguns dias após uma desfolha em 27.04 "fora da época ideal" começando a brotar

E uma foto de como está agora, em 04.05 com as folhas renovadas...
oamit04/05/2011 12:11
esse substrato ai ta bem concorrido hein^^

nosso amigo ai precisa de muitos nutrientes neste m omento, não e recomendável compartilhar com outras plantas.

😲
hraphi04/05/2011 12:29
Verdade Oamit, já havia retirado os mini cactos do lado direito, e retirei o do lado esquerdo, logo após as fotos, separando-o e replantando em 3 vasinhos para ornamentar outros bonsais no futuro.
oamit04/05/2011 12:31
agora sim, vai se recuperar mais rapido, parece besteira mais é verdade.
Sergio Batalini04/05/2011 13:18
Ola hraphi,

O ideal seria vc cultivar estes cactus, suculentas e outras plantas diversas em vasos proprios , para usa-los como planta de acento { kussamono }, embelezando suas fotos e seu viveiro , mas , sempre em vasos separados ... 😄
hraphi04/05/2011 13:48
Valeu a dica Bonsérgio, começei a fazer alguns kussamonos... Olha o primeiro ao lado da Caliandra.Abraços...

Uploaded with ImageShack.us
Tiago R04/05/2011 13:59
Como você poderia fazer o 'engrossamento' da base, e só da base?
Ricardo Guarido04/05/2011 15:54
Lindas plantas! Todas elas!

Fico olhando e me apaixonando!

Fantásticas!

Do amigo, Ricardo.
hraphi04/05/2011 16:59
Tiago R escreveu:
Como você poderia fazer o 'engrossamento' da base, e só da base?

Geralmente deixando um galho de sacrifício posicionado na base, deixa crescer e engrossar por um bom tempo, a vontade, depois, quando achar que a base está de bom calibre corta o galho de sacrifício fora.
Outra maneira seria desfolhas sucesivas dos galhos superiores deixando o mais próximo da base com folhas, após vários anos , nota-se a difereça tb.
hraphi04/05/2011 17:00
Ricardo Guarido escreveu:
Lindas plantas! Todas elas!

Fico olhando e me apaixonando!

Fantásticas!

Do amigo, Ricardo.

Obrigado Ricardo, abraço.
nickyfury04/05/2011 20:30
bonsai
Hraphi, a planta nua de folhas nos permite uma avaliação criteriosa, a qual sempre devemos fazer a uma certa distancia, para poder analisar detidamente todos os pontos bons e ruins da planta, de forma a poder, então, resolve-los, buscando sempre a qualidade técnica necessária para melhorar a composição.

Ao efetuar a desfolha, vc talvez não tenha considerado esse aspecto seriamente, o que foi uma pena, pois a planta sofreu um estresse desnecessáriamente, vez que as correções visando sua melhoria deixaram de ser implementadas por voce. Desfolhar, apenas para trocar as folhas velhas por novas, é o mesmo que tomar banho só com agua, sem usar sabonete, buxa e shampoo. Ou seja, continuaremos sujos após o banho.

Na minha humilde opinião, sua planta precisa de uma melhoria na estrutura aerea, com uma correção na triangulação dos galhos. Os primeiros galhos, estão com um bom comprimento e correta ramificação. Mas a partir do meio, os galhos começam a ficar mais longos, concorrendo com os primeiros e por isso, devem ser cortados, reduzindo seu comprimento e formatando a triangulação corretamente. O galho apical não tem mais nenhuma utilidade com um crescimento para cima, então deve ser repensado, isto é, outro galho deve tomar o lugar dele, e deve-se buscar então, a seu lado, novos galhos, partindo de pontos próximos, visando arredondar a copa.

Nesse caso, os galhos ou novas brotações apicais, próximo do novo galho apical, deverão ser aramados e conduzidos para uma posição mais horizontal, mas um pouco voltados para baixo, para formar a estrutura de copa arredondada, caracteristica do bonsai antigo. Antiguidade na arvore bonsai é posto. E é essa a maneira de se conseguir isso.

Na imagem abaixo, veja as sugestões que listei e que acredito serem necessárias para melhorar sua planta:

Creio ser desnecessário dizer que tais alterações só poderão ser realizadas no inverno, quando vc realizar nova desfolha, dessa vez com critério e finalidade objetiva. Até lá, porém, sugiro que adube bastante, para proporcionar mais energia para a planta suportar essas intervenções, bem como na base, visando corrigir seu nebari. Vc deve retirar desse vaso, eliminando esse montículo horrível em que o nebari está assentado. Preparar um novo substrato, mais drenante inclusive, e replantar adequadamente, distribuindo as raizes o mais radialmente possivel.

No replantio é ideal que a superficie do solo fique um pouco abaixo da borda do vaso, para eliminar de vez essa aparencia de morrinho, caracteristica que deprecia qualquer trabalho, por melhor aparencia que tenha a planta. 🙄
hraphi04/05/2011 21:29
Obrigado pelas sugestões e dicas Nicky, na próxima desfolha efetuarei algumas correções. Gosto tanto da aparência desse bonsai, que tenho me descuidado em melhorá-lo, principalmente o nebari e a base que está com a mesma grossura da planta, ou seja, quase sem conicidade.Na copa, para melhorar a triangulação, sem dúvida preciso realizar as podas que sugeriu, tenho consciência disso.
Mas uma vez obrigado pela atenção ao tópico, abraço.
ramoncg05/05/2011 14:20
Nobres sábios, tenho algumas perguntas de principiante:

Amigos, estive lendo os posts, e gostaria que confirmassem uma informação. Esta espécie tem folhas perenes, e mesmo assim a desfolha completa tem como melhor época o inverno? E seria também nesta época o tempo para trabalhos como poda de galhos e/ou aramação?