Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO

Rafaelsantos06/05/2011 09:52
AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO
OLA GALERA DEPENDO AI DO RECONHECIMENTO DESSA PLANTA E SE FICA LEGAL COMO BONSAI,SE SERVIR TENHO UMAS COLHEITAS A FAZER srsrsrsr. desde ja agradesço

Renato Rodrigues Roehrs06/05/2011 10:28
É uma suculenta?

Enfim, prefiro aguardar os mais experientes Rafael mas me parece que não serve para bonsai.... posso estar errado.

Abraços.
caiomalk06/05/2011 10:35
Re: AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO
Olá Rafael

Posso estar enganado, mas acredito que se trata de um Buxus sempervirens (Buxinho), dá pra fazer belos Bonsai com esta espécie.
Essa foto que você tirou é de uma "cerca viva" aquelas plantas que geralmente são plantas ao longo de uma cerca ou muro?
Olha, esse aqui abaixo é um Buxus

Abraço
Felipe N Alves06/05/2011 11:29
(corrigindo)
Parece ser uma CLÚSIA (Clusia fluminensis)
Rafaelsantos06/05/2011 12:05
certissimo
correto "Felipe N Alves" é uma clúsia mesmo valeu ae galera pelas postagens"ft de um outro topico..."
Rafaelsantos06/05/2011 12:10
não brow
nao nao caiomalk eu tirei a ft num canteiro,Mais buxus eu to ligado,brigadão ae pela postagem abraços...
caiomalk07/05/2011 15:32
Re: não brow
Olá Rafael

Que bom que conseguiu identificar o seu exemplar, agora é mãos à obra!!!

Abraço
Rafael Pontes12/05/2011 12:27
eita, eu podia jurar que era um "buxinho" hehehehe
edson060512/05/2011 15:31
Rafael,
trata-se mesmo de uma Clusia fluminensis. Como o nome denuncia, é uma planta nativa do litoral. Há variedades com três tamanhos diferentes de folhas. Eu tenho um exemplar que venho trabalhando há um tempo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=132189

Abraço.
Edson.
nickyfury12/05/2011 16:26
bonsai
O apelo mais forte por essa espécie é por causa de suas raízes aereas. Mas ao contrário do ficus, não é tão simples a formação estrutural, vez que seus galhos não se condicionam tão bem, seja através de podas seja através de aramação. Vejam esse exemplar, de outra variedade (Clusia Minor):

Ajudando o Edson, eis a planta que ele mostrou:

A propósito, Edson, como anda essa sua clusia? envasou, conseguiu definir um estilo?
Rafael Pontes12/05/2011 16:57
aaaaaaaaaaaaaaaaah agora eu sei qual é essa!!!
aki onde moro tem muito delas na rua!
Tem uma que vou tirar foto pra postar aqui, que é linda meio "vassoura" e com muitas raizes aéreas!
Olhando nas fotos do Rafael (chará) eu não tinha percebido o tamanho das folhas nem a espessura delas!
Realmente não é um buxus!
😄
Rafaelsantos12/05/2011 19:27
valeu edsom inclusive eu ja avia olhado seu topico depois qe identifiquei,agora vou v a possibilidade de um arrancadory ..abrços
Angelo Felipe12/05/2011 21:01
Re: AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO
É uma cluzia miuda da família dos ficus.