Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ligustrum

gabriel strucker06/05/2011 21:18
ligustrum
olá pessoal ontem passei numa floricultura aki perto de minha casa e vi um ligustrum (veriegata) com um tronco bem formado e um preço bem em conta so me resta uma duvida, e uma boa espécie para trabalhar? existem muitas dificuldades em seu cultivo? obrigado desde já 😄
Mcdonald06/05/2011 23:42
Gabriel... se fosse o ligustrum sem ser o variegata.. seria uma ótima.. mas o variegata não é muito utilizado na arte... mas o pessoal usa muito como treinamento... se o preço for mesmo bom acho que vale a pena para aprender mais
abrasss
gabriel strucker07/05/2011 09:02
vlw ai MCdonald 😄 so mais uma perguntas essa espécie aguenta podas drásticas? como e feito o método de reprodução dessa espécie ?
SEKI - Elio Luis Secchi07/05/2011 21:30
Gabriel, ele aceita sim podas drásticas brotando abundantemente em todo o restante do tronco que ficar, oferecendo muitas ramas como opção de estilização.
A forma de reprodução pode ser as mais variadas, desde sementes, alporque ou mesmo estacas. Corte galhos com cerca de 20 cm de comprimento, retirando as folhas e estaqueie em areia grossa deixando sempre úmido sem encharcar. Não falha um.
As plantas variegatas (duas cores de folhas) não são muito bem quistas em bonsai, mas há belos trabalhos feitos com elas e como esta espécie é muito rústica é boa para iniciantes pois aguentam qualquer parada, servindo como treinamento.
abraço
gabriel strucker08/05/2011 19:24
muito obrigado pela dica elio 😮 agora estou mais seguro em comprar a planta