Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha segunda Jabuticabeira

Lrgullo09/05/2011 16:40
Minha segunda Jabuticabeira
Boa tarde a todos!
Vou começar a compartilhar minhas experiências com esta jabuticabeira, é a minha segunda.

Jabuticabeira II
Adquirida: 9/2/11
Tamanho: 80cm
Idade aprox: 2/3 anos

9/2/11 - Cortei para tamanho 15cm, protegi cortes com mais de 5mm com pasta de dente e deixei em vaso grande.
1/4/11 - Adubei com mistura 70% torta de mamona + 30% farinha de osso + adubo liquido + água
9/5/11 - tirei as fotos baixo e medi altura 26cm





Estou aberto a sugestões e afins...
abraços a todos!
nickyfury09/05/2011 20:02
bonsai
A melhor sugestão que posso dar é que vc aguarde o inverno chegar e faça o replantio, dessa vez usando um substrato bem drenante, e num recipiente mais adequado, como uma bacia plastica grande, com uns 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, onde sua planta irá encontrar condições mais favoraveis de se desenvolver, retornando, daqui a uns cinco ou seis anos, com um material de maior qualidade técnica com que trabalhar adequadamente. 😄
Lrgullo09/05/2011 21:33
Belezeraaa muito bom saber exatamente o caminho a se seguir...
eu vi uma estrutura de palete para fazer, uma floreira grande, vou tentar ver se até o inverno eu monto para replantar elas num espaço beem maior e drenante... o duro é ouvir tantos anos, mas até lá terei uma muda companheira =D

abraços e valeuu
nickyfury10/05/2011 07:40
bonsai
Lrgullo, veja a questão dos "tantos anos" pelo lado bom: vc tem agora "apenas" 27 anos de idade. Está, portanto, numa fase bem inicial de sua vida, considerando que poderá viver até os 90, 100 anos, quem pode prever? Até que atinja a idade com que estou hoje, 50 anos, faltam aí uns 23 anos, que é quase tudo que voce viveu até hoje. Se cultivar essa planta pelos próximos 23 anos, juntamente com outras é claro, fizer um cultivo com visão e manejo adequados, usando técnicas superiores de cultivo, as quais parte irá aprender no nosso forum, e parte em outros meios, poderá ao cabo desse tempo ter em mãos um material de qualidade técnica superior.

Há de convir que enquanto transcorrem esses 23 anos, estará realizando mil outras tarefas, que fazem parte do seu cotidiano, do seu plano de vida, de seus objetivos e realizações ainda por cumprir. Pense dessa forma, e verá que, ainda que pareça um tempo "demorado" e "duro de ouvir", os anos passam, a vida é plenamente vivida, pois vale a pena, e as plantas vão se desenvolvendo, crescendo, frutificando e florindo, independentemente de tudo o que consideramos como sendo "lento".

Costumo dizer que a melhor ferramenta que todo bonsaista deve primeiro aprender a dominar é a PACIÊNCIA. Aprenda a usá-la a seu favor, nesses próximos 23 anos e nos outros 40 ou 50, e verá que tudo, a seu tempo, irá ocorrer de forma mais tranquila, mais certa, sem atropelos e correrias, e que ao final de tudo, poderá olhar seu viveiro e ver que realizou um ótimo trabalho em suas plantas, legando para seus familiares descendentes, ótimos bonsai. 😉
Lrgullo10/05/2011 07:51
Legal Nickyfury!

É realmente tudo é relativo... sobretudo quero adquirir experiência, então vou tentar continuar na maneira que estou, a cada 2 meses tento algo de novo, ou uma muda nova, ou um bocado de sementes. Estou indo devagar justamente para não desanimar, quero conduzir com paciência, e meu espaço físico é muitíssimo limitado também. Vamos vamos caminhando!

Valeu pelas palavras!
tudo de bom!
Lrgullo10/11/2011 13:44
Atualização: 6 meses depois das fotos acima:
9/11/11 - Fiz uma desfolha e alguns puxões para abaixar alguns galhos


não aramei ainda pois pretendo levar em um dos encontros do pessoal daqui o interior e fazer lá uma boa aramação se for necessário

abraços!!
nickyfury10/11/2011 19:03
bonsai
Voce tem realizado um bom trabalho com essa planta. Por outro lado, prender os galhos e apenas baixar, sem aramar, dificilmente surtirá algum efeito, pois a espécie é teimosa e não aceita esse tipo de educação, infelizmente, voltando à posição original tão logo voce retire a tração.

Minha sugestão é no sentido de voce podar os galhos, todos eles. Agora que estamos na primavera é uma boa época para fazer uma redução nas brotações, que estão com bifurcações nas extremidades dos galhos, portanto muito afastadas do centro da planta. Para melhorar e trazer as bifurcações para mais próximo, é preciso uma poda redutora, conforme ilustrei na imagem abaixo, marcando em vermelho onde cortar corretamente. Veja que ao lado há um desenho, idealizando um projeto mais interessante que a formação estrutural atual:



Se vc observar, através dessa poda os galhos primários de sua planta irão se desdobrar, ensejando que através das novas brotações fique mais fácil criar galhos secundários e nestes, os galhos terciários, de onde então virão os galhos finos, chamados de ramificação fina. A construção desse tipo de estrutura pede que, às vezes, reduzamos bastante o comprimento dos galhos, sob o risco de que, com o passar dos anos, a brotação perca densidade, ficando a planta com folhas apenas nas extremidades dos galhos, o que não é conveniente, esteticamente falando, para a manutenção do estilo Hokidashi.

Pode parecer contraditório, mas é assim que funciona. Na próxima primavera, isto é, no ano que vem, voce terá então que refazer esse trabalho, buscando agora a formação dos galhos secundários. Na vez seguinte, serão os galhos terciários. Quase sem aramação, usando apenas podas de formação, sua planta irá aos poucos adquirindo a estrutura que é necessária para a complementação dela como bonsai, dentro desse estilo.
Lrgullo10/11/2011 19:19
legal!

farei o corte como sugerido...
pq se ela brotar ela vai ficar mais alta ainda né... nestes cortes q mostrou ajudará isso tbm...

legal.. valeu!!
Lrgullo28/12/2011 20:51
fiz os cortes mais curtos do que estão na foto como falado pelo amigo nickyfury... mas agora vendo ela crescendo penso e poderia ter cortado mais curto ainda...

mas segue as fotos tiradas hoje dela brotando..




gostaria de colocá-la em outro recipiente e tal... mas eu e minha esposa estamos usando ela como decoração já... então ela pode demorar mais sem nenhum problema... =D

abraços e até!
Lrgullo17/09/2012 21:20
apenas uma atualização,

deixei crescer quase 10 meses e podei novamente:





agora vou esperar crescer novamente...

comprei em fevereiro de 2011 num viveiro e cortei deixando só no toco... depois passados 3 meses tirei esta foto abaixo. Dai fiz um comparativo com hoje (setembro/2012):



Logo ela completa dois anos comigo... e estou longe de querer terminar ela...

acho q vou deixar um dos galhos do meio crescer bastante, como galho de sacrifício, para tentar engordar ela, enquanto vou ramificando os outros galhos... No meio dela tem três galhos que parecem sair do mesmo ponto, acho q vou escolher um deles...

vamos ver... =D

abraços!!
Seph190317/09/2012 23:59
Legal
Bonita planta, Lrgullo. Às vezes me pergunto se não é mais válido começar com a planta desde pequena
para ir aprendendo com ela, do que adquirindo ela maior. Pena que algumas plantas tenham um crescimento mais lento.
Particularmente tenho optado por mudas pequenas. Comecei agora com sementes e yamadoris para diversificar.
Mas é muito prazeroso ver um desenvolvimento legal como esse que vc está fazendo.
Dá pra notar a diferença na planta. Parabéns.
Vou acompanhar.
JOICIMAR MAGGIONI18/09/2012 12:08
Bela planta vou continuar acompanhando.

T + abraço!!!
Anderson Murilo21/09/2012 19:26
acompanhando
Pedro Rocha Franco23/09/2012 17:45
Qual o substrato vc tem usado na jabuticaba?

Ontem eu coloquei caco de telha, casca de pinus e terra preta adubada no meu. O que acha?