Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Procurando sementes de espécies específicas

Guilherme Cahú12/05/2011 23:06
Procurando sementes de espécies específicas
Olá, pessoal, estou procurando por sementes de espécies pernambucanas ameaçadas de extinção. Apesar dessa especificidade, é bem provável que você aí tenha alguma dessas, listadas abaixo.
Ficaria muito grato em poder trabalhar com algumas delas e no momento não tenho muita disponibilidade para troca, apenas para receber alguma doação. De qualquer modo, possuo algumas poucas sementes de Casuarina e algumas sementes de Ipê Rosa, mas essas últimas não sei se ainda estão vivas pois faz quase um ano que as recebi.
Em caso de envio, também não preciso de muitas. Em torno de 5 sementes já é suficiente.

Segue abaixo, listadas as espécies com nome científico, algumas seguidas de seus nomes como são conhecidas, e também separadas de acordo com o bioma do qual são originárias.

CAATINGA
Jacaranda rugosa

CAATINGA / MATA ATLÂNTICA
Erithalis insularis

MATA ATLÂNTICA
Caesalpinia echinata (Pau-brasil, pau-pernambuco, ibirapitanga)
Melanoxylon brauna (Braúna, baraúna, graúna, braúna-preta, ibitaúva, mariapreta, muiraúna, rabo-demacaco)
Swartzia pickelii (Jacarandá-branco)
Guettarda leae
Pilocarpus jaborandi (Jaborandi, jaborandi-depernambuco, arruda-do-mato, jaborandi-branco)
Jacquinia brasiliensis (Barbasco, pimenteira, tingui)

Agradeço, desde então, por qualquer interesse de envio. 🙂
MAURICIO SANTOS DE ASSIS22/05/2011 22:06
Queria aproveitar para pedir sugestões de sites confiáveis para compra de sementes.

Agradeço.
AguiaR19/07/2011 02:02
Guilherme, posso conseguir para você sementes de algaroba, não sei o nome científico, mas por esse nome é possível que encontre informações maiores a respeito dela, muito comum no agreste pernambucano.
Atualmente fico intercalando a minha moradia entre recife e caruaru, onde nesta segunda cidade tenho fácil acesso à planta. Assim que ela estiver "dando" suas vagens posso coletar e lhe enviar. Aqui tenho 04 mudas dela já bem desenvolvidas, mas infelizmente não posso lhe dar pois já estão direcionadas. Posso colocar alguma foto caso queira ver como elas são (as mudas) para se ter uma noção de como pode se trabalhar com elas.

Sei que não é nenhuma das quais você pediu, mas creio que seja interessante possuir exemplares da flora regional.

Abraços

P.S.: Achei um site sobre o assunto: http://www.focadoemvoce.com/caatinga/textos/algaroba.php
Guilherme Cahú19/07/2011 09:30
Poxa, Aguiar, eu ficaria agradecido! 😄
Se não ficar complicado para você enviar, tudo bem. =)
Será muito bom ter mais uma espécie regional em casa! 😄
AguiaR19/07/2011 13:07
já que você mora em recife, a gente pode ver algum dia para se encontrar e eu te entregar as sementes. Assim que eu tiver com elas, claro! :]

abraços
AguiaR19/07/2011 19:37
Algumas imagens das minha mudas...
substrato é terra própria de jardim, comprada em qualquer sementeira com húmus de minhoca, elas estão se dando muito bem, pois nunca foi trocado e nunca foi adubado, mas pretendo mudar para uma mamadeira logo logo... se possível gostaria de tentar fazer uma floresta, bosque, sei lá! 😛

Guilherme Cahú19/07/2011 19:48
Legal! 😄
Essas folhinhas lembram a Leucena.. xD
Thiago M08/08/2011 23:14
mudas
olá.

alguém sabe o nome desta plantinha com flores roxinhas?
AguiaR08/08/2011 23:56
eu conheço ela por Érica Japônica ou Érica Japonesa (como a mulher que me vendeu disse! :])
Thiago M09/08/2011 11:19
acho q não ,pesquisei o nome q vc postou,e planta e as flores são sem diferentes,veja:
Érica Japonica:

a sem id:
AguiaR09/08/2011 13:40
Olha andei procurando aqui. E vi q realmente n é a erica verdadeira aqui. Nesse link tem ate uma ficha técnica dela para bonsai. Espero ter ajudado. http://frodobonsai.blogspot.com/2011/06/materia-cufeia-ou-falsa-erica.html
Abraços
Pedro Catarin09/08/2011 21:18

Érica Japônica / Érica Verdadeira

Falsa Érica / Cuphea

Abraços!
Helio Mayer11/08/2011 15:25
acho que minha mãe tem no jardim essa falsa erica
Israelbonsai07/12/2011 18:22
Eu sei que isso não se encaixa no post, mas, como se faz para as sementes de casuarina germinarem??? precisa de quebra de dormência???