Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Início de uma tentativa - Mame de Duranta (pingo de ouro)

paulorocha13/05/2011 10:18
Início de uma tentativa - Mame de Duranta (pingo de ouro)
Saudações

Como descrevi no tópico "Isto Funcionaria?" ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17956 ), montei um micro sistema hidropônico que aparenta ser funcional.

Ontem à noite tive a oportunidade de efetuar um yamadori de uma duranta, que usarei para me iniciar nas técnicas do bonsai. Já a envasei, usando areia grossa como substrato, em um dos meus vasos PET hidropônicos de 2 litros. Neste final de semana faço fotos e posto em outro tópico.

Aproveitando esta tarefa, guardei uma das raizes que me pareceram mais adequadas e montei um segundo sistema hidropônico com tampinhas de garrafa.

Ficou assim (a da esquerda é a falsa érica do outro tópico):

Caso realmente brote, pretendo tracionar o tronco e conduzir para este formato:

Vocês acham que ficaria bom, ou teriam alguma sugestão?
Nikkei 10015/05/2011 09:27
O sistema é interessante. Mas estas tampinhas podem receber luz solar direta para o crescimento da planat sem ressecar a água que está no compartimento de baixo?
paulorocha16/05/2011 09:30
Acabo de chegar no escritório e ambas mantiveram a umidade constante. Ainda teria água nos reservatórios para algumas horas (lâmina d'água de uns 2 mm). Foram abastecidas na 6ª feira, por volta das 4 da tarde.

Ainda acho que a umidade está excessiva, vou diminuir o calibre dos pavios e pensar em um substrato mais adequado. Com a umidade que está as raizes fatalmente apodrecerão.
Rafael Pontes16/05/2011 18:47
Olá Paulo, muito interessante esse seu sistema!!!
Li no outro tópico que vc fez e vou acompanhar esse!
Boa sorte na sua técnica!