Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudas de Primavera

c4l4013/11/2004 17:26
Mudas de Primavera
Olá para todos,
Ganhei de um colega 4 mudas de de Primavera que esta em saquinho de plastico, gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma mudança neste fim de semana para um vaso de plastico, estou notando que o tempo ainda esta esfriando bem a noite, o que acham? a quinze dias replantei 25 mudas que estavam em sacos plasticos até agora as mudas estão indo bem, e alem disto andei podando algum galhos e palntei tambem como estacas, neste caso vai demorar mais para ver o resultado se foi positivo, espero opiniões.
Obrigado
Luiz Carlos
jackson14/11/2004 07:07
Caro c4/40,

Não tem problema nenhum vc as transplantar neste ou em outro final de semana, mas tome cuidado para que não quebre as raízes mais novas. O inconveniente é que se são mudas com diâmetro de tronco muito fino, e passá-las para vasos pequenos, demorarão muitos anos até atingir um diâmetro satisfatório. A dica,então, é pegar uma planta já adulta, ou do chão, ou de lata ou vaso. cortando as raízes mais grossas, e a parte aérea a uns 15 a 20 cm do chão. conservando em caixa de areia à meia sombra durante um ano. Logo vc verá os brotos que devem ser podados a seu critério. Para vc ter idéia, tenho uma primavera que tirei do chão há 11 meses com 12 cm de diâmetro e ums 20 de altura que está cheia de brotos, prontos para começar a trabalhar, talvez esteja pronta para o vaso daqui uns dois anos.

Abraços,

Jackson 🙂
jackson14/11/2004 07:43
Caro c4/40

Só para completar, é legal usar mudas novas, pois vc pode acompanhar o desenvolvimento e educá-la a seu gosto, porém é aconselhável plantá-las em vasos grandes ou baldes ou bacias com furos para drenagem ou escorredores de macarrão apoiados no chaão de terra, pois seu crescimento será mais rápido, e como substrato uma mistura de terra comum areia grossa e húmus de minhoca (20%). Mas quando for passar para vaso definitivo utilize a mistura de pedrisco, areia grossa e carvão triturado.

Abraços,

Jackson 🙂
Felipe Frango Zappala14/11/2004 15:02
Ou até mesmo no solo, de maneira que depois da engorda se possa retirar...
nickyfury18/11/2004 14:09
primavera
o ideal mesmo, é conseguir plantas velhas, com troncos grossos, e cortar secções de 15 a 30 cm de comprimento, com formatos curvos, os quais coloca-se de molho por vinte minutos numa solução de agua com biofert raiz. depois é só plantar num vaso ou escorredor, como sugerido pelos colegas bonsaistas e esperar o enraizamento. tenho obtido bons resultados assim. e olha que o clima em Brasilia costuma ser inclemente. 😄
Chris Roger Pires18/01/2005 02:14
desculpas
Nick não prestei atenção de que região voce é agora sei que somos vizinhos quem sabe fique facil de nos encontrar, eu ,vc ,meu irmão e um amigo que voce de conheecer la do mercado das flores ai em Brasilia o nome dele é Carlos da bonsai cerrado ele e´mais conhecido como maniho

Abraços
Chris Roger Pires18/01/2005 02:20
desculpas
Nick não prestei atenção de que região voce é agora sei que somos vizinhos quem sabe fique facil de nos encontrar, eu ,vc ,meu irmão e um amigo que voce de conheecer la do mercado das flores ai em Brasilia o nome dele é Carlos da bonsai cerrado ele e´mais conhecido como maniho

Abraços