Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que fazer? PN

12
Rafael Salviano13/10/2011 20:35
Elio escreveu:
Rafael, o metsumi se faz em final de outubro, se a planta estiver bem saudável e com as velas já longas. Se ainda não estão é melhor esperar um pouco......até final de novembro.

abraço

Mais uma orientação, por favor, Amigo:
No caso dos pinheiros utilizei uma mistura bem diferente da que havia dito.
Coloquei pedrisco grosso, casca de pinus e argila refrataria moída, tudo em proporções iguais e peneirados entre 3 e 7 mm.
Li alguns artigos sobre não colocar nenhuma matéria rica, nem mesmo condicionador. Optei pela argila pois fica bem mais em conta para eu comprar, uma vez que me cobram bem caro os cacos moídos.
Nas raízes coloquei umas pitadas de microrrizas.
Acho que até agora estão reagindo bem. Mas faz só um mês.
Fiz corretamente?
Elio13/10/2011 20:47
Rafael, sinceramente...........na minha modesta opinião quem te deu informações sobre não usar matéria orgânica em PN está totalmente errado.

Vamos lá! O que vc fez, tá feito, mas o correto seria:

1. Argila expandida tem muito aluminio (tóxico para a planta). Quando triturada e em contato com umidade ela diponibiliza o aluminio para a planta.

2. Se não tiver matéria orgânica não há condições de sobrevivência de microorganismos e assim não há como efetuar adubação orgânica, pois essa adubação precisa dos microrganismos para decompô-los e transforma-los em íons de sais minerais que é a maneira como a planta se alimenta.

3. Adubando somente com químico as micorrizas podem não sobreviver.

Claro que o PN não irá morrer mas não terá o desenvolvimento que poderia ter.

abraço
Rafael Salviano13/10/2011 21:18
Elio escreveu:
Rafael, sinceramente...........na minha modesta opinião quem te deu informações sobre não usar matéria orgânica em PN está totalmente errado.

Vamos lá! O que vc fez, tá feito, mas o correto seria:

1. Argila expandida tem muito aluminio (tóxico para a planta). Quando triturada e em contato com umidade ela diponibiliza o aluminio para a planta.

2. Se não tiver matéria orgânica não há condições de sobrevivência de microorganismos e assim não há como efetuar adubação orgânica, pois essa adubação precisa dos microrganismos para decompô-los e transforma-los em íons de sais minerais que é a maneira como a planta se alimenta.

3. Adubando somente com químico as micorrizas podem não sobreviver.

Claro que o PN não irá morrer mas não terá o desenvolvimento que poderia ter.

abraço

Caramba que má noticia.
Tenho problemas com Pinheiros mesmo, muito pouca informação e diversas desencontradas.
Bom se eu enriquecer com shintaku reduzirei esse problema?
Abraço e obrigado
Elio14/10/2011 12:47
Rafael, não conheço Shintaku. Tem outro nome?

abraço
Mcdonald14/10/2011 13:10
Rafael... essa argila expandida rendeu até um tópico com uma rentosa discussão..
Eu usei como experiência e não tive resultado não.. as plantas estacionaram seu crescimento..

Tirei tudo e em seguida começaram a crescer.....
Não sei se foi coincidência, mas pelo sim pelo não... não uso mais...
Rafael Salviano14/10/2011 15:20
Elio escreveu:
Rafael, não conheço Shintaku. Tem outro nome?

abraço

Elio o shintaku é um adubo orgânico, sendo constituído de galinaça curtida e misturada a terra.
Será que dessa forma minimizo o problema ou o negócio é trocar o substrato mesmo?
E o risco de perder a planta será que é aumentado devido à época?
Rafael Salviano14/10/2011 15:21
Mcdonald escreveu:
Rafael... essa argila expandida rendeu até um tópico com uma rentosa discussão..
Eu usei como experiência e não tive resultado não.. as plantas estacionaram seu crescimento..

Tirei tudo e em seguida começaram a crescer.....
Não sei se foi coincidência, mas pelo sim pelo não... não uso mais...

Muito ruim Mc!
Bom devia ter pesquisado mais.
O que fazer agora... esperar ou trocar novamente?

Abraço
Elio14/10/2011 16:28
Rafael, como vc transplantou recentemente deixe como está. Transplante só no próximo ano. Como disse, não vai matar a planta com certeza mas não terá o desenvolvimento que poderia ter.

Fica frio!

abraço
Rafael Salviano26/12/2011 16:48
Olá Amigos!
Espero que todos tenham tido um excelente natal e que tenham um próspero ano novo!

Bom amigos, nas mensagens acima, o Mc e o Elio me disseram os malefícios de utilizar o solo pobre e argila moída.
Depois disso, passei a colocar regularmente uma mistura de esterco com terra que já compro curtida na minha cidade.
Ocorreu o inesperado, as plantas começaram e brotar de maneira intensa....

Olhem o PV

Nessa dá pra ver certinho as agulhas velhas e novas:

Esse galho da esquerda perdi na aramação:

Acho que ela não se desequilibrou muito por causa da perda do galho, o que acham?

Os PN estão indo bem também:

Abraços!
Ricardo L C26/12/2011 18:04
TENHO TRES PN, E ATE AGORA NÃO FIZ NADA COM ELES, VENHO ADQUIRINDO MUITAS INFORMAÇÕES PRA NÃO FAZER BESTEIRA.
UM DELES DEVE TER UNS 40 ANOS, E VOU PRECISAR MUITO DA AJUDA DE VCS.

É ESSE CARA AI

Rafael Salviano27/12/2011 21:53
Ricardo Lopes Crivelaro escreveu:
TENHO TRES PN, E ATE AGORA NÃO FIZ NADA COM ELES, VENHO ADQUIRINDO MUITAS INFORMAÇÕES PRA NÃO FAZER BESTEIRA.
UM DELES DEVE TER UNS 40 ANOS, E VOU PRECISAR MUITO DA AJUDA DE VCS.

É ESSE CARA AI

Amigo, não sou a pessoa mais indicada para lhe dar conselhos, sou principiante!!!

Mas o pouco que sei, acho que sua planta poderá ser direcionada apenas a um bunjingi, ou literato, como preferir.
A conicidade dela me parece invertida . Pergunte mais a alguns amigos do fórum que lhe darão uma boa luz.
Apesar disso ela me parece bem saudável, além disso já está em um vaso de treinamento, o que facilita sua vida!

Abraços e boa sorte!!!
12