Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mais um PN (Matsu)

ADN17/05/2011 10:59
Mais um PN (Matsu)
E ai Galerá

quando vi esse pinheiro na exposição que teve aqui em Vargem Grande não resisti e comprei !
olha ele ai !

RERERE, nem vi a lesma ai no tronco na hora de tirar a foto

lateral direita

atras

lateral esquerda

toda sugestão é bem vinda, obrigado!!
Elio17/05/2011 14:35
ADN, esse PN tem uma boa estrutura primária, que dá pra fazer um bom trabalho.
Antes, porém, faça uma limpeza do tronco com uma escova de cerdas de nylon. Esse branco pode ser fungo. Tabém as acículas não estão muito saudáveis. Faça umas 2 aplicações de enxofre ou calda sulfocálcica.

Depois arame os ramos, colocando-os na horizontal, principalmente os ramos secundários.

Faça um bom aporte de adubo até meados de junho, usando principalmente fósforo e potássio.

No início de setembro um transplante para um bom vaso grande com bom susbtrato.

Final de outubro fará a primeira intervenção nas agulhas, podando as velas, deixando 1/3 de cada.(Metsumi)

Posteriormente, em jan, mar e junho serão necessárias as intervenções: Mekiri, Mekaki e Hanuki até completar o ciclo anual e recomeçar.

Vamos acompanhando!

abraço
ADN17/05/2011 18:00
obrigado Elio pelas dicas vou tentar fazer o melhor e vou postando aqui conto com a ajuda de vcs!
ADN19/05/2011 08:42
Caro Elio me tira só uma duvida vc me falou para fazer aplicações de enxofre ou calda sulfocálcia mas como consigo essa substancia compro com esses nomes mesmo ou esistem produtos com outros nomes que contem essas substancias ? e quanto ao adubo eu estou usando um que o NIck sugeriu o fosway e deu bom resultado nos doi outros pinheiro que já tinha poderia me dizer como consigo um adubo rico em fosforo e potassio ? desculpe a a falta de conhecimento. seria um NPK ?

obrigado
Elio19/05/2011 13:43
ADN, Calda sulfocálcica, pode ser encontrado com 2 nomes diferentes: "Lime Sulphur" em lojas especializadas em bonsai, ou com o nome de "Calda Fertilizante Foliar" em lojas agropecuárias.

O adubo sugerido pelo amigo Nicky, o Fosway eu utilizo também (inclusive por indicação dele). A composição é 0-30-20, ou seja, rico em fósforo e potássio mas não tem nitrogênio.

Neste época em que as plantas precisam armazenar energia, o uso do Fosway é fundamental.

Porém, na Primavera, a planta irá precisar de Nitrogênio e outros micronutrientes, aí, eu uso Osmocote 15-9-12 e Biofert Plus. Uso opcionalmente alguns outros de menor importância e em situações especiais, tais como, Biobokashi líquido.

abraço
Angela Fernandes23/05/2011 20:47
Alô !!!!!!!!
Amigos Elio e Nicky, adquiri o FOSWAY, nunca utilizei, preciso das AULAS GRÁTIS.
Vou aguardar !
Elio24/05/2011 14:14
Ângela, é só diluir na água e regar o substrato. 3ml por litro de água. Veja na bula.
Usa-se como qualquer outro adubo líquido.
A caracteristica que é Fósforo e Potássio (necessário no outono). Não tem Nitrogênio nem micronutrientes.

abraço
Angela Fernandes24/05/2011 21:34
Amigo querido Elio !!!!
Obrigada pela pronta resposta já devidamente anotada.
Grata !!!!
ADN05/09/2011 11:34
Olá a todos atualizando o topico

O que sugerem ?
toda opinião é bem vinda
Obrigado
ADN21/10/2011 16:51
E ai pessoal beleza, será que alguem teria uma sugestão sobre esse pinheiro?
obrigado, o que preciso melhorar na aramação ? não me parece satisfatorio mas não teho ideia como melhorar ?
Israelbonsai22/10/2011 09:51
Resposta
O arame está em cima das agulhas, corte a parte do arame que está em cima das agulhas, eu acho que este pinheiro negro me chama a atenção para o estio moyogi, mas a escolha é sua, deixa ele engrossar bastante e poda o que nascer na parte de baixo dos galhos 😄
Pethrus Barros22/10/2011 15:41
Que Pinheirão hein ?
Anderson Neuhaus23/10/2011 14:49
Òtimo pinheiro!
ADN24/10/2011 09:02
O brigado, tirei umas fotos no final de semana amanhã eu vou atualizar o post.

estou pensando em tirar um galho que esta atrapalhando, vou mostralo nas fotos novas que tirei , pois tenho muito receio em cortar galhos de pinheiro .
Israelbonsai01/11/2011 21:45
Re
Muito bom seu pinheiro, eu estou fazendo um pré-bonsai por sashiki, a árvore de que eu retirei a estaca tem 100 anos. O meu PN tem as agulhas muito grandes, eu vou fazer a intervenção ano que vem. 😮ops:
Filipe Henrique01/11/2011 22:49
acerto o apice e tenta um shokam, hunm?!

é dificil achar plantas que de pra conduzir um desses, acho que ESSA PLANTA SERIA uma otima oportunidade pra fazer isso!

vlw

abraços
Bruno Gomes04/11/2011 13:54
Estou louco atrás de um PN.

Vou acompanhando !!!
ADN04/11/2011 14:28
cara tenho umas mudas aqui de 4 anos se quiser posso ver pra vc quandto fica para te enviar e um preço razoavel .
Bruno Gomes04/11/2011 15:35
Poxa, me interessa sim, pois aqui em Juiz de Fora não há.

CEP 36.016-200 - Juiz de Fora-MG.

Vc tem viveiro? Tem site pra eu conhecer ?
ADN07/11/2011 09:27
Olá Filipe blz ? cara tinha mesmo pensado num shokan , tenho galhos cruzados, mas vamos ver no que dá, as duvidas são muitas a respeito desse pinheiro ao mesmo tempo que parece ter um ótimo potencial tem bastante defeitos tambem. mas eu não estou com pressa não vou deixar ele nesse escorredor por algum tempo ainda se desenvolvendo, vamos ver no que da futuramente, obrigado pela sugestão

Bruno Gomes mandei um mp pra vc ok !