Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alecrim depois de 8 meses indo para o vaso de bonsai

mgaleti18/05/2011 17:12
Alecrim depois de 8 meses indo para o vaso de bonsai
Bom dia Gente,

Oito meses atrás decidi transformar esse alecrim que estava todo desengonçado em um bonzai.

Ele estava nessa jardineira aí do lado da (na foto) indo MUITO bem.

Comecei fazendo uma poda BEM drastica no arbusto e deixei somente essa estrutura que esta hoje.

Esperei 2 meses, ele se recuperou e cortei um lado todo do torrão de terra dele e coloquei uma madeira para prender as raizes nesse trecho do torrao.

Mais 2 meses e fiz o mesmo no outro lado do torrão.

Hoje (8 meses depois de começar) retire o torrão inteiro (foi só puxar) e coloquei nesse vaso grande de bonzai.

Queria uma ajuda de vocês em:

- Coloquei o torrão da forma como estava - percebi que estava MUITO compactado (mais de 1 ano nessa mesma terra). Devo ou deveria ter desfeito o torrão e feito um substrato de bonzai ?

Não fiz isso pois pensei: ele esta indo MUITO bem nessa terra .. porque mudar ??
Rafael Pontes19/05/2011 13:34
axo que vc pode podar as raízes já que eles etá bem desenvolvido, poda 1/3 +ou- e coloca num substrato melhor, mais drenante!
Só espera a época mais indicada pra isso pra não ter riscos!!!
mgaleti19/05/2011 17:56
Amigão,

Obrigado por enquanto ... só para confirmar: época ideal (de forma genérica) é início da primavera correto ?

Galeti
Rafael Pontes19/05/2011 18:21
Isso isso! Agora não convem fazer nenhuma intervenção desse tipo. Se não me engano só aramação e poda nessa época!

abraço
hraphi21/05/2011 23:08
BONSAI... 😮ops:
Raphael slp22/05/2011 03:40
ola amigão.......

adoro alecrim mas nâo tenho sorte com esta planta talvez seja o calor que faz aqui na minha região não vinga nenhuma........ muito cuidado com as raizes....ja li em alguns posts que esta espécie tem uma certa fragilidade quando se trata de poda de raízes e morre facilmente......ou seja nada muito drástico.....e a troca do substrato mesmo que esteja ruim tbm deve ser feita aos poucos pq dizem que o alecrim tbm sente muito as variações do substrato........aguarde as opiniões dos amigos com mais experiência antes de qualquer outra intervenção

boa sorte....e um grande abraço
mgaleti22/05/2011 21:44
Boa noite gente ,

Alguém já fez testes e tentativas com alecrim? Pelo que li em fóruns portugueses o alecrim eh extremamente sensil a qq Intervenção ...
Becker23/05/2011 11:20
😄 Desculpe amigo só uma correção BONZAI OU BONSAI ,veja este tópico explicando o assunto...... 😉
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=663&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&sid=45b6da67a8820062a4245ab7930aa6c5
Abraço..... 😉
mgaleti23/05/2011 22:31
Opa .
Falha minha 🙂

Não vou cometer esse engano novamente.

Valeu

Alias, alguma dica sobre o alecrim?

Obrigado
Becker23/05/2011 22:54
😄 sei que fica bonito ,olhe este da net..... 😉
Pedro Reimão30/05/2011 09:38
Tenho alguns alecrins e vou tentar tambem alguns bonsais com eles.