Projeto Florestas Nativas
Rafael Pontes18/05/2011 17:58
Projeto Florestas Nativas
Olá amigos!
Estava em busca de informações de uma especie que pretendo plantar e cultivas como bonsai quando me deparei com esse site:
http://www.florestasnativas.com.br/projeto
Nele disponibilizam sementes de plantas nativas para serem plantadas como jardim em busca de formar um bosque urbano, conforme dizem as diretrizes do projeto.
Não sei se há algum custo da nossa parte ou se eles enviam tudo de graça, mas axei bastante interessante para a obtenção de sementes para bonsai e também para colaborarmos com a idéia que é muito legal!
confiram aí!
Rafael Pontes18/05/2011 18:00
a propósito, eu estava procurando informações sobre a "Saboneteira" nome científico Sapindus saponaria.
Estou com algumas sementes e vou plantar assim que for possível, só não sei se ficaria um bom bonsai...
alguem conhece?

Guilherme Cahú18/05/2011 19:53
Muito legal a ideia desse site, Rafael! 😄
Estou dando uma checada nele para ver mais informações.
Quanto à planta, eu não conheço, mas acredito que sim, sem problemas, ficaria boa como bonsai. 😉 Vá em frente!
---
Fiz meu cadastro lá e solicitei em torno de 5 sementes de Braúna, que está na minha
listinha de aquisição de sementes de espécies locais ameaçadas de extinção. 😛
O site não informa se precisamos pagar pelo envio, mas acho que não, já que eles recebem o apoio dos que a ele se associam, pessoas físicas ou jurídicas que pagam R$80,00 por mês, mas que têm um monitoramento regular de uma árvore da qual "adotaram", algo assim.
Após o cadastro, o site informou que entrará em contato em breve. Vamos ver no que vai dar. 🙄
Só não espero ver minha mãe perguntando "MAIS SEMENTE?!?! 😈 "
Rafael Pontes18/05/2011 22:47
hauhauahuah Guilherme essa é a pergunta que todos fazem pra gente!!!
"Pra que mais plantas? pra que mais sementes?"
sem falar do "o que é akela mato nascendo num escorredor de macarrão?"
😛
Eu também vou solicitar algumas sementes, só não sei quais hehehehehe
São tantas espécies legais que podemos pedir que eu fico na duvida!
Tenho que ver quais são as mais raras aqui na minha região pra eu pedir!
Abraço!!!
Bruno Gomes19/05/2011 00:06
Caro Rafael,
Bela descoberta. Estarei visitando o site acompanhando as descobertas.
ABs
Rafael Pontes19/05/2011 00:54
Bruno, vc que conhece nossa terra, o que me aconselharia a pedir de semente? 😄
estou na duvida!!!
Guilherme Cahú19/05/2011 10:25
Rafael, então passa aqui
nesse tópico e dá uma conferida na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente, principalmente nas espécies ameaçadas do seu estado. 😉
Seria uma boa, o que você acha? 😄
Rafael Pontes19/05/2011 12:21
Boa idéia Guilherme!
Vou dar uma olhada aqui e pedir umas sementes depois.
Além das mudas que eu usar pra Bonsai, dou algumas pra minha avó que tem um sítio e pode plantar lá pra contribuir com o projeto tb! hehehe
Rafael Pontes19/05/2011 14:34
Fiz uma "listinha" de algumas sementes de bioma mata atlântica pra pedir lá...
mas a lista tá tão grande que to com vergonha hauahuahaahau
AROEIRA-DO-CAMPO
BRAÚNA
AMBURANA
ANGICO-DO-MORRO
ARAÇA-ROSA
AROEIRA-MOLE
BICO-DE-PAPAGAIO
BICO-DE-PATO
CANAFÍSTULA
CAROBA
FARINHA-SECA
GOIABA-SERRANA
IPÊ AMARELO
IPÊ-BRANCO
IPÊ-ROSA
IPE ROXO
IPÊ-TABACO
JACARÉ
MAMICA-DE-PORCA
MANDUIRANA
PARICÁ-BRANCO
PAU-BRASIL
PAU-PEREIRA
PAU-VIDRO
SALSEIRO
UVAIA
AXo que vou pedir aos poucos!!! E devo pedir 2 de cada pra eu pantar um kit pra bonsai e o outro vai pro sítio!!!
Guilherme Cahú19/05/2011 15:45
😛 Então faça assim: já que não conhecemos muito do projeto, faça seu cadastro lá (é necessário fazer) e solicite apenas uma espécie. Depois você vê se pode solicitar mais. Ou mande um email para eles perguntando sobre isso (que é o que estou pensando em fazer... 🙄 ).
Depois que fiz meu cadastro, eles me mandaram um email com todos os dados que coloquei lá, e... apenas isso. ._.
Vou esperar para ver no que vai dar. 😛
Rafael Pontes19/05/2011 16:13
Então Guilherme eu fiz isso, só que pedi umas 5 espécies, vamos ver no que dá!
valeu!
Carlos Venancio19/05/2011 20:15
paga ou nao? vcs já sabem? to pensando em pedir tbm, muito bom o projeto
Guilherme Cahú19/05/2011 21:19
Calma, tenhamos paciência...
Carlos Venancio21/05/2011 10:46
eu enviei um email e me responderam que para ter o kit vc tem que pagar 15 reais + custo de envio.
Guilherme Cahú21/05/2011 11:50
Vixe maria... 😲
Rafael Pontes21/05/2011 19:46
po, aí não... 🙁
que pena, muito caro.
AguiaR19/07/2011 01:48
interessante o projeto. alguma notícia do envio das sementes? é necessário realmente pagar?
Guilherme Cahú19/07/2011 09:34
É sim. =/
Acho que o valor pode ser até considerado justo, principalmente pelas espécies enviadas e por todas as instruções que vêm junto, mas podemos considerar que é mais fácil encontrar as mesmas sementes, ou até mudas, por preços mais baratos.
No entendo, acredito que valha à pena apoiar esse projeto, caso a pessoa realmente possa. =)
Um tempo depois do meu cadastro, me mandaram o seguinte email:
Prezados clientes,
Bem Vindos ao nosso projeto! Obrigado pelo interesse em participar.
Vamos produzir mudas e plantar arvores nativas em cada canto da sua cidade.
Estamos retomando os trabalhos de pedidos e entrega dos KITS de sementes. Precisamos da confirmação do pedido para retomar o processo de envio.
Mediante a confirmação por e-mail e posterior depósito do valor da caixinha (R$15,00) e da taxa de envio (R$3,50), enviaremos o produto. O prazo entre o depósito e o envio é de 10 dias úteis.
Caso a semente da espécie desejada não esteja disponível, devido à sua época de colheita, será recomendada outra espécie compatível para a finalidade desejada. Confirme se vc concorda e aceita a sugestão de nosso Eng. Florestal para o seu pedido. Ele também ira lhe informar quando a espécie desejada estará disponível.
Att,
Depto de operação e produção da Estacao Florestal - Sitio dos Nobres - Vicosa/MG.
AURAN Servicos Holistcos Ltda.
www.florestasnativas.com.br
AguiaR19/07/2011 13:09
Mas nessa caixinha vem quantas sementes nós quisermos?
Porque como Rafael aí em cima falou, se puder a gente vai querer aos montes! 😛
Guilherme Cahú19/07/2011 19:47
xD Acho que 10 já são o suficiente para termos uma boa chance de germinação, se plantarmos todas elas no mesmo momento e dar-lhes o tratamento adequado (tratando-se de solo, regas, quebra de dormência, etc.).
TiagoSC21/07/2011 17:04
Então gente... Alguém já sabe o limite de sementes e espécies que pode pegar por kit?
eliseu malheiros21/07/2011 20:18
eu mandei o cadastro ok, mandei o pedido ok. nao me pediram nada. nao me mandaram resposta alguma. acho que migué isso daí....
nao mande dinheiro .
nao perdemos nada..
Guilherme Cahú21/07/2011 21:12
Eles demoraram para me responder. Isso deve ser normal.
Agora é só ter paciência.