Raphael slp19/05/2011 05:25
moyogi
ola amigos.............
desculpem a minha ignorância mas gostaria da tirar uma duvida......
ja li algumas materias que falam que para seguir o estilo moyogii o pico indepentente da curvatura deve esta alinhado com a base da planta....porem ja vi algumas plantas aqui no forum muito elogiadas pelos amigos que nao seguem esta regra a minha duvida e se essa regra se aplica no dia dia ou se é coisa dos mas antigos ou se "nunca existiu"
mil desculpas pela ignorância......
obrigado a todos pela atenção
SMART219/05/2011 09:23
pelo q intendi ate agora sobre bonsai, não se segue regras a risca, tipo kda 1 tem seu stilo, o principal seria a armonia, e como 1 amigo meu aki zuando comido me falo pra fazer 1 bonsai de JACA (q da uma fruta de uns 30kg) numca teria armonia entre a planta e o fruto enorme...
Leandro Ferraz19/05/2011 11:03
não compreendi bem sua duvida...
vou postar uma foto de um modelo que achei na net.
definição:
Moyogi
(Ereto Informal)
De posicionamento ereto, diferencia-se pela presença de um tronco sinuoso preferencialmente formando uma espiral à medida que se encaminha para o ápice.
O ápice por sua vez deve ser posicionado no centro de gravidade da árvore. Os galhos seguem o padrão clássico mas originando-se obrigatoriamente na face externa das curvas. Sua forma deve harmonizar-se com o tema, seguindo o ritmo definido pelo tronco. A folhagem deve ser densa mas com as áreas negativas (espaço entre os galhos) bem marcadas.
Elio19/05/2011 14:23
Raphael, essa regra existe, sim!
O moyogi obedece as regras postadas pelo amigo Leandro.
Acontece que se vc faz um bonsai sinuoso, cujo ápice se desloca do centro da base do tronco, vc está aplicando outro estilo: Shakan (inclinado).
Para quem se iniciana arte as regras DEVEM ser APRENDIDAS e APLICADAS.
Porque?
Pela simples razão que você só poderá quebrar regras, se conhecê-las.
Não conhecendo as regras estéticas da arte vc poderá, por exemplo, fazer um bonsai cujo primeiro galho aponte diretamente ao espectador. Isso é imperdoável!
À medida que vc conhece as regras, vc sabe quando quebrá-las em favor de uma melhor harmonia para o bonsai.
É como um pintor que deve conhecer todas as técnicas de juntar tintas, preparar a tela, saber sobre perpectivas, sombras, etc.
Ou, para chegarmos ao Teorema de Pitágoras, devemos primeiro aprender que 2+2= 4.
É isso aí, pessoal.
abraço
Mcdonald20/05/2011 00:16
Grande Élio...
Valeu pela explicação... show de bola....
Parabéns...
abraço
Raphael slp20/05/2011 18:02
agradeço aos amigos pelas explicações !!!
grande abraço
nickyfury20/05/2011 21:29
bonsai
Apenas complementando as excelentes explicações do nobre amigo Elio, devo salientar que as regras na arte do bonsai devem ser vistas como se fossem o alicerce na construção de uma casa:
O alicerce é a base da casa. O alicerce é que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (pêso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes. Sem ele, certamente toda a obra não se sustentaria por muito tempo, vindo abaixo, ruindo e pondo a perder todo o trabalho e o investimento financeiro colocado nela.
As regras no bonsai são a base de tudo. Sem elas, voce cai. Elas podem ser quebradas? Sim, podem. Mas antes de sair quebrando, é preciso primeiro conhece-las bem, se ater a elas, segui-las adequadamente, pois apenas fazendo dessa forma é que poderá, mais à frente, transigir, mudá-las ou moldá-las para que se adequem ao que voce pretende. Nós só podemos alterar uma regra a nosso favor quando a dominamos completamente em nosso trabalho. E para dominá-la, há que primeiro conhece-la, saber como e porque usar.
Raphael slp21/05/2011 03:05
muito obrigado pelas sábias palavras amigo nick.......fico muito satisfeito em ver que os amigos aqui no forum estão sempre dispostos a ajudar os com menos experiência e conhecimento a dar os primeiros passos na arte e como foi dito acima um passo de cada vez......obrigado a todos e um ótimo final de semana