Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ajuda para um piteco

Alex Oliveira21/05/2011 18:23
ajuda para um piteco
Amigos gostaria de uma ajudinha nessa planta mais na parte estética

hraphi22/05/2011 14:18
A primeiras coisas que notei é que ela está muito alta para a espessura do tronco, e não possui conicidade, ou seja, é quase toda na mesma espessura.
Embora a triangulação da copa esteja legal, talvez precise refazê-la, se optar por uma poda radical claro, caso contrário, outra dica para melhorar a conicidade e engrossar um pouco mais a base é deixar um galho de sacrifício, crescendo a vontade na parte mais baixa.
fermga22/05/2011 18:13
acho que falta um pouco de movimento no tronco e o primeiro galho esta muito alto.
caiomalk25/05/2011 11:13
Como dizem alguns amigos "está meio pescoçuda", se fosse minha, manteria o tronco reto sem fazer um movimento, mas faria como
o amigo hraphi disse a respeito do galho de sacrifício e também replantaria ele de forma a seguir o estilo CHOKKAN (Ereto formal).

Apenas uma opinião de um iniciante, mas se fosse minha faria isso.

Abraço
Donegá25/05/2011 12:46
Olá Alex,

Pode realizar um procedimento de alporque como na matéria que postei no blog (link abaixo) e usar o primeiro galho como galho de sacrifício, conforme mencionado pelos amigos.

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Como%20e%20porque%20realizar%20um%20Alporque

Espero que ajude. Aos amigos, dêem suas opiniões sobre a técnica mencionada. Se puderem comentem no blog tb.
Alex Oliveira25/05/2011 18:33
muito obrigado pelas opiniões amigos, estou na dúvida qual conselho acato, o alporque de Donegá ou o sacrifício do amigo hraphi, mas estou pensando em juntar as duas opiniões e fazer o alporque para diminuir o tamanho da planta e corrigir o nebari e na sequência deixaria um galho de sacrifício para tentar engrossar a base, com isso tentaria ganhar tempo na evolução da planta, mas valeu muito as opiniões de vocês muito obrigado.
Leandro Ferraz25/05/2011 22:17
Bem com a alporquia vc terá duas plantas...
a parte de baixo vc ira recomeçar um novo trabalho...
a parte de cima ja esta a meio caminho andado...
MAURICIO SANTOS DE ASSIS25/05/2011 22:55
é impressão minha ou ela está inclinada para a direita? se estiver essa inclinação é bem vinda para o estilo escolhido (seria o que falaram acima "movimento" do tronco)?
Nikkei 10026/05/2011 08:31
Isso aí Alex, se minha faria exatamente o que falou (alporque e formação de duas plantas)
depois de retirado o alporque, coloque num recipiente maior e não num vaso de bonsai "definitivo". Assim vai permitir que a planta se desenvolva mais e melhor (nebari, tronco e parte aérea. Depois que julgar a planta como "pronta" (conicidade, nebari, estrutura aérea), daí sim é a hora de pensar no vaso para ela.
Donegá26/05/2011 12:18
Olá Alex,

A ideia é justamente esta, tanto pode obter uma segunda planta p/ trabalho, cm pode descartá-la caso veja que a parte inferior ñ seja viável. Dependendo da altura do alporque e formato da parte de baixo do alporque, esse trabalho fica inviável e aproveita-se apenas a parte retirada.

Qto ao galho de sacrifício, vc pode usar o galho mais baixo ou até mesmo os dois já existentem p/ tal fim, cm mencionei no post anterior. Deixe-o(s) crescer livre, sem podas, porém fique atento a espessura que o(s) mesmo(s) vai ganhar, pois se deixá-lo(s) mt grosso, causará uma cicatriz que poderá ñ ficar mt estética.