Comprei uma Primavera, o que sugerem ?
ADN23/05/2011 13:50
Comprei uma Primavera, o que sugerem ?
e ai Galerá acabei de comprar essa primavera !
preciso de algumas sujestões dos amigos aqui do forum !
pretendo podar o galho da esquerda e deixa-la mais ou menos assim !
toda sugestão é bem vinda
Obrigado
Angela Fernandes23/05/2011 14:14
Primeiramente eu dava uma boa escovada no tronco e faria uma limpeza nos galhos.
Tem que ver se onde foi feito o corte se não está apodrecendo, isso é urgente.
Elio23/05/2011 20:05
ADN, depois de feito o que a amiga Ângela sugeriu, concordo com o que vc planejou conforme a última foto.
abraço
Angela Fernandes23/05/2011 20:55
Querido Elio !!!!!!!!
Será que não valeria a pena melhorar o corte dos troncos ???
Acho que estão muito brutos.
ADN24/05/2011 08:46
OLá Angela os cortes estão bem seco será que devo ja fazer cortes transversais e pasar uma pasta cicatrizante ? e quanto a limpeza eu já vou fazer no final de semana será que ja posso transplantar para uma bacia garnde ? ou é melhor esperar mais uns meses para a chegada do inverno ?
E quanto ao galho já posso retirar tambem ?
Desculpa por tantas perguntas mas eu prefiro perguntar do que fazer besteira, obrigado pela ajuda !!!
At +
Angela Fernandes24/05/2011 21:37
Eu já melhoraria os cortes.
Com relação as outras intervenções, aguardaria um pouco mais.
Acho que é isso...........
ADN25/05/2011 14:38
alguem arrisca um palpite de quantos anos teve ter essa planta
Quando adquirimos plantas que não sabesmo a idade como fica indefinido ? ou colocamos umas idade aproximadamente ?
Valeu !
Elio25/05/2011 15:48
ADN, a "idade" do bonsai sempre será a "idade" que ele aparenta ter.
A únida exceção é quando vc cultiva desde semente, pois aí vc tem a idade exata, embora isso seja de menor importância, pois o que importa é a idade que "aparenta".
abraço
ADN25/05/2011 17:48
Valeu Elio, obrigado
ADN06/06/2011 11:07
Olá Pessoal
Dem umaolhada ai o que fiz com o primavera acho que o caminho é esse
se alguer quiser dar alguma sujestão é bem vinda !
Fiquei com duvida a respeito dos galhos que nascem juntos, se removeria ou não se ha intenção é formar uma copa, mas acabei removendo, se alguem poder me esclarecer eu agradeço!!!
Ricardo Guarido07/06/2011 12:04
Minha opinião e me corrijam os mais experiêntes se eu estiver equivocado.
Se fez o transplante para esta bacia e fez algum tipo de poda em suas raizes, eu deixaria todas as brotações se desenvolverem bem antes da poda. Quanto mais brotações, mais folhas, e quanto mais folhas, mais raizes a planta emite, fazendo com que a mesma estabilize na nova morada. Só faria as podas dos galhos em "excesso" quanto a planta já estivesse estabilizada e respondendo bem ao reenvase.
Do amigo Ricardo.
Elio07/06/2011 12:57
ADN, concordo com o Ricardo e a Ângela.
Era só para fazer uma limpeza dos galhos, corte do galho grosso, mas, deixando os galhos que comporão a planta.
O raciocínio do Ricardo está perfeito.
A arte do bonsai é um eterno aprendizado....!
abraço
Jair Flores07/06/2011 22:00
Elio, e Ricardo,agora criou- se uma discução.Caso o amigo ADN, tenha feito uma poda de raizes para fazer o reenvase Ele não deveria fazer uma poda aeria para compensar a diminuição do volume de raizes?
Quem sou eu para discutir 😄
carlos claro07/06/2011 22:33
Elio escreveu:
ADN, a "idade" do bonsai sempre será a "idade" que ele aparenta ter.
A únida exceção é quando vc cultiva desde semente, pois aí vc tem a idade exata, embora isso seja de menor importância, pois o que importa é a idade que "aparenta".
abraço
oi Elio aproveitando oq vc falou no domingo fui com o inar santos bonsaista aqui em sao paulo (ajudou o tramuja no evento SP) comprar umas plantas e estavamos a discultir sobre idade pois falei pra ele q uma alporquia de uma planta mae de 70 anos qual seria a idade do bonsai acredito q a mesma idade 70 estou correto. e q muitas vezes encontramos bonsai com idades avançadas acredito ser de alporquia abraço.
Elio07/06/2011 23:02
JAIR FLORES escreveu:
Elio, e Ricardo,agora criou- se uma discução.Caso o amigo ADN, tenha feito uma poda de raizes para fazer o reenvase Ele não deveria fazer uma poda aeria para compensar a diminuição do volume de raizes?
Quem sou eu para discutir 😄
Jair, essa afirmação não é bem assim. Veja, ao transplantar após poda de raízes, o que precisamos são novas raízes, certo?
Para nascerem novas raízes, preciso de amidos, carboidratos, açucares, que provém da fotossíntese.
Se tivermos pouquíssimas folhas, teremos pouca fotossíntese, por consequência, pouca glicose para que o oxigênio oxide e gere energia à planta.
Claro, se deixarmos todas as folhas e tirarmos muitas raízes, as raízes não suprirão suficientemente de água todas as folhas, sendo que algumas murcharão, secarão.
Então como ficamos?
Tiramos poucas folhas novas e deixando as mais maduras pois estão mais aptas a fazerem perfeita fotossíntese.
No caso dessa planta, os galhos selecionados não deviam ser podados (encurtados) pois se perdeu tempo quando eles devem desenvolver-se ao máximo.
Não sei se expliquei ou compliquei......................rsrsrsrs!
abraço
ADN08/06/2011 09:06
Obrigado a todos, que comentaram,
Fiz o transplante mas não podei as raizes pois elas já estavam pequenas, e quanto aos galhos não sabia que não era bom podar, obrigado ao amigo Ricardo Guarido, aprendi algo novo.
Caro Elio tenho aprendido bastante com vc, muito obrigado.
A minha duvida a respeito dos galhos é que na primavera nascem varios galhos no mesmo ponto a duvida era se deixo eles todos e só aramo conduzindo para ambos os lados ou retiro os de mais e deixo apenas um nesse determinado ponto do tronco ?
Nikkei 10008/06/2011 10:41
ADN, a poda dos galhos que nascem no mesmo ponto varia da época de trabalho do seu bonsai:
Se está permitindo um crescimento livre da planta, para fortificar/aumentar cresimento de raízes, deixa crescer livremente. Porém, quando iniciar o trabalho na planta, escolhendo os melhores galhos e podando, terá que escolher apenas um galho saindo do tronco. A partir deste galho que iniciará a ramificação.
Outro ponto em que se pode deixa dois galhos que nascem no mesmo ponto é na formação de um novo ápice por exemplo. Sendo que um deles é direcionado horizontalmente (vai virar um galho) e o outro verticalmente (vai formar o novo ápice).
No estado que está sua planta, já com os galhos selecionados, os que nascerem no mesmo ponto podem ser arrancados, pois assim direciona os nutrientes apenas para o galho antigo (isso se achar o galho antigo adequado.
Seguindo as regras do bonsai, os galhos mais baixos devem ser mais grossos que os de cima. Porém na sua planta não está acontecendo isso. Um jeito fácil de corrigir isto na primavera é o seguinte: deixe uma nova brotação (que nasce no mesmo ponto do galho antigo ) crescer. este novo galho cresce muito rápido, deixe que cresça uns 40cm sem podar, apenas direcionando delicadamente para que fique na posição horizontal (ela tende a fazer um curva e crescer para vertical). Depois de atingir a espessura desejada, pode o galho curto.
A poda do galho pode seguir dois caminhos: 1) você inicia a ramificação do jeito que considero mais correto que é ramificar como a palma da mão aberta ou 2) deixa este galho grosso mais longo e deixa ramificar a partir deste.

Ricardo Guarido08/06/2011 11:13
Muito explicativo Nikkey 100!
Obrigado por compartilhar!
Do amigo Ricardo.
Alcides Junior08/06/2011 11:36
Amigos, uma excelente forma de ramificação ja foi explanada no fórum, vale a pena ler o tópico com certeza, é autoria do nosso nobre amigo Elio.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16941ADN08/06/2011 16:00
Valeu nick 100 entendi como ramifica claramente agora,
Obrigado junior por indicar esse tópico de nosso amigo Élio vai ser muito util com certeza ,
Vamos aguardar a recuperação, e vou postando ai ao decorrer dp tempo
AT+ e obrigado a todos !!
Guilherme Cahú09/06/2011 22:26
Com toda a troca de informações, esse se tornou um ótimo tópico, com boas explicações. 😄
ADN10/06/2011 09:09
Fala Guilherme BLZ ?
Cara quando comecei a praticar Bonsai achava que conhecia a plantas, agora percebo que não as conheço, mas venho as conhecendo a cada dia que passa, aprendendo algo de novo, acho isso simplesmente fantastico !!!!
Obrigado a todos que compatilharam essas preciosas informações com nosco
AT+
ADN
Guilherme Cahú10/06/2011 12:50
Eu também. Achava que os meus conhecimentos de botânica poderia ser o suficiente, mas logo descobri que existia muita coisa sobre o comportamento das plantas que eu não conhecia, como a resposta a certas intervenções.
Eu não prestava atenção na época de floração delas, nem da produção e disponibilidade de frutos. Não prestava atenção no modo como cresciam, nem como se ramificavam. 🙂
Agora tenho minhas percepções ampliadas pelos conhecimentos que aqui adquiri e que aqui venho adquirindo. 😄
Bom trabalho para você aí! o/
ADN05/09/2011 11:55
olá pessoal
atualizando o topico
O que acham devo ja fazer algo ou deixo crescer a vontade ?
ADN21/10/2011 16:53
Olá pessoal, minha primavera esta virando uma moita, kkkkkkk
vou tirar umas fotos no final de semana e na segunda eu posto aqui.
está ficando com os galhos compridos. devo fazer alguma poda nessa é poca ?
obrigado