Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ACER TRIDENTE - OPINIÃO DOS AMIGOS FORISTAS

Roberto Fávaro26/05/2011 20:23
ACER TRIDENTE - OPINIÃO DOS AMIGOS FORISTAS
Olá pessoal!

Eu estava inspirado pelo tópico postado pelo Ricardo Paiva no "ESTUDO". Ai vi este Acer Tridente e não pude deixar passar.

Tem bastante trabalho pela frente, mas ele tem um bom nebari, um sinuosidade interessante, galhos bem distribuídos e um uro bem interessante.

Como estou in love com a árvore, queria ouvir dos amigos foristas o que acham, assim tenho uma versão imparcial:


frente




Nebari


Outro ângulo


Vista de cima

Aguardo opinião dos amigos
Abraços
Mcdonald27/05/2011 00:04
Noooossa Roberto......
Que plantona heim........ essa vai ficar boa.....
acompanhando pra ver como vai ficar...
Donegá27/05/2011 08:45
Olá Roberto,

Bela planta, porém em minha humilde opinião acho que está muito pescoçuda. Que tal um alporque p/ dividí-la em duas novas plantas p/ trabalho? Eu faria um alporque 2 a 3cm abaixo do 1º galho e no futuro dps de bem enraizada a nova planta, podaria ele fora.
Vhalveruth27/05/2011 09:45
Eu tb sou a favor d eum alporque.

Espere a primavera, em 2 ou3 meses o alporque já esta bem enraizado, ai é so transplantar
caiomalk27/05/2011 10:07
Olá Roberto

Bela planta, essa tem futuro, cuida muito bem dessa criança rs.
Concordo com os amigo a respeito do alporque.

Postando e acompanhando

Abraço
Roberto Fávaro28/05/2011 11:29
Amigos, obrigado pelas opiniões. Ela está com esta aparência "pescoçuda" e um alporque seria solução. Para tem experiência com Acer, sebem dizer se pegam rapidamente com tiamina? Tenho Superthrive também, que usei em um Ficus com sucesso.

Penso também, minha primeira ideia que assim que as folhas caírem poderia ver se consigo baixar os galhos para melhorar a triangulação da copa. Outra possível seria a enxertia, que ouvi dizer funciona muito bem no Acer. Algum de vocês sabe me dizer se procede?

Um abraço,
Roberto
Donegá30/05/2011 10:34
Olá Roberto,

Dê uma olhada nessa matéria que escrevi em meu blog: http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Como%20e%20porque%20realizar%20um%20Alporque

No caso do seu Acer, acho que o procedimento melhor seria o alporque.

Com relação a tiamina ou Superthrive podem ser usados, mas a época mais correta p/ o alporque é final do inverno, começo da primavera, aqui no Brasil finalzinho de agosto, começo de setembro, pois agora outono e inverno, as plantas entram em dormência e ao invés de nascerem raízes do anel de alporque a tendência é que o anel se seque. Se fizer pelo método da matéria, o bom é que poderá observar a formação das raízes p/ saber o ponto de fazer a separação/poda da nova planta.

Espero ter ajudado.
Roberto Fávaro30/05/2011 21:08
Caro Donegá,

Obrigado pela dica. Muito bacana o seu blog. Já fiz alguns alporques com método similar com sucesso.

Quanto ao Acer, ainda vou esperar um pouco tenho tempo para analisar o que quero com ele. O alporque é viável, mas andei mexendo um pouco nos galhos e vi que alguns são possíveis baixar bem, dando uma triangulação bacana e diminuindo o pescoço.

O que vou fazer mesmo agora é esperar o show à parte da mudança das cores das folhas, (que já está acontecendo) e quando caírem vou trabalhar com arame. No tempo certo pensarei no alporque!

Obrigado, continue acompanhando!

abraços