Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

caliandra - desde as sementes.

francisc27/05/2011 09:48
caliandra - desde as sementes.
Bom dia amigos. Adquiri cerca de 90 sementes de CALIANDRA e as plantei há cerca de 15 dias. Algumas germinaram em 3 dias. Outras ainda estão germinando. Acredito que o atraso se deve a uma onda fria que já dura uns 20 dias. De qualquer forma é emocionante ver que a partir de uma semente podemos chegar a resultados fantásticos como vistos aqui no fórum. Ver aquele primeiro galhinho nos faz viajar longe, já imaginando aquele bonsai admirado por todos. E vamos acompanhar. Abraço a todos.

DSC_0191 por francisc95, no Flickr

DSC_0192 por francisc95, no Flickr
caiomalk27/05/2011 10:34
Re: caliandra - desde as sementes.
Olá Francisc

Vou plantar umas sementes de Caliandra também, qual é a espécie das suas? Qual o substrato que utilizou? em fim me diga tudo! rs.
É que essa vai ser a primeira vez que começo desde a semente e não tenho muita experiência com sementes.

Se quiser me mandar e-mail meu e-mail é caio.suporte@gmail.com

Sucesso com as Caliandrinhas.

Abraço
Angela Fernandes27/05/2011 11:56
Alô !!!!
Aconselho semear em areia pura.
Pela minha experiência, o sucesso chega a alcançar 80%.
Experimentem colocar só na areia.
francisc27/05/2011 12:42
Caio: misturei areia grossa com substrato desses que a gente compra em floricultura. Só não pode molhar muito prá não apodrecer as sementes. Mas, concordo com D. ângela: areia pura é melhor sim. Já usei e funciona muito bem. Abraço. Não é preciso colocar mais nada.É deixar crescer um pouco e transplantar para um vaso maior ou direto no solo. Abraço.
As sementes são 45 das vermelhas e 45 das rosas.
Leandro Ferraz27/05/2011 13:02
opa... obrigado pelas sementes
creio que pelo menos uma das vermelhas vai germinar bem...

as suas ai ja tao lidinhas...
Mcdonald27/05/2011 17:29
Areia de construção mesmo?
usei uma vez, tb com calliandra e não vingou nenhuma...
Dona Ângela vou tentar esta semana...
abraço
Angela Fernandes27/05/2011 21:49
Tentem com areia de construção.
Molhem diariamente.
Quando estiverem com 10 ou 15 cm´s de altura, transplantem para vasos de plásticos individuais..........(vasos usados com violetas)
Depois é só irem aramando e correrem pro abraço.
Lucas da Silva e Silva31/05/2011 23:11
Que legal, vou caçar umas sementes de caliandra. Gosatria de saber em que estado as sementes tem que estar. exemplo (seca, na vagem verde ou marrom). Abração!
João Paulo Batista Lyrio04/06/2011 09:37
Lucas, as sementes, devem estar secas.
Mas, se conseguir elas verdes, pode colhê-las, deixá-las ao sol para secar e semear.
Grande abraço.
caiomalk04/06/2011 11:48
Acompanhando.
João Paulo Batista Lyrio02/09/2011 16:19
Como estão ?
Abraço.
Carlinha07/09/2011 13:59
legal
Acompanharei o desenvolvimento dela... eu queria começar do inicio com caliandra...mas não sei onde arrumar semente.. você não teria algumas para me mandar??
e sempre que eu vejo uma caliandra nunca tem mais semente..kakaa
francisc15/09/2011 14:36
Re: legal
Carlinha escreveu:
Acompanharei o desenvolvimento dela... eu queria começar do inicio com caliandra...mas não sei onde arrumar semente.. você não teria algumas para me mandar??
e sempre que eu vejo uma caliandra nunca tem mais semente..kakaa

Carlinha: comprei as sementes via mercadolivre. chegou rápido e germinaram bem. o link é:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197911031-sementes-de-caliandra-rosa-vermelho-para-bonsai-e-jardim-_JM.
Realmente é prazeroso ver as bichinhas germinando e crescendo. Vale a pena!!!!! Me perdoe por não poder presenteá-la. Plantei todas.
francisc15/09/2011 14:39
João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Como estão ?
Abraço.

João. Germinaram umas 45 de 90. Vou fotografá-las neste final de semana e posto. Logo vou transferi-las para vasos. Abraço.
Otoniel Santos15/09/2011 20:04
Re: caliandra - desde as sementes.
maravilha!!! essa eu quero ver.
francisc27/09/2011 15:52
atualizando.
Amigos: há cerca de 40 dias minhas plantas foram vítimas de uma enchente (a cidade inteira). ficaram submersas por 3 dias - altura de 3,5 metros. achei que tods as minhas plantas morreriam. nenhuma delas morreu aí estão minhas mudinhas:

DSC_0532 por francisc95, no Flickr

DSC_0531 por francisc95, no Flickr

em tempo: minha casa foi destruída!!!!!
Jaderson de Oliveira13/10/2011 09:36
Caramba.....

Cara, fico muito triste pela sua casa e família....espero que vc encontre nessas mudinhas força pra poder se recuperar, afinal Deus te deu o dom da vida e com saúde rapidinho vc recupera todos os bens materiais.

Seja como as mudinha que mesmo tepois de toda a tempestade e por passar por uma situação que a deixaram desacreditadas elas conseguiram e estão ai, belas mudas que um dia se tornaram grandes árvores!!!

parabéns cara, e boa sorte...

que Deus esteja com vc!!!
francisc04/11/2011 13:22
Jaderson de Oliveira escreveu:
Caramba.....

Cara, fico muito triste pela sua casa e família....espero que vc encontre nessas mudinhas força pra poder se recuperar, afinal Deus te deu o dom da vida e com saúde rapidinho vc recupera todos os bens materiais.

Seja como as mudinha que mesmo tepois de toda a tempestade e por passar por uma situação que a deixaram desacreditadas elas conseguiram e estão ai, belas mudas que um dia se tornaram grandes árvores!!!

parabéns cara, e boa sorte...

que Deus esteja com vc!!!

Jaderson: Obrigado pela força. Felizmente quase tudo está reconstruído. Graças a DEUS, tenho trabalho digno que se converte em bens materiais com certa rapidez. Fico triste pq muitas pessoas perderam o pouquinho q tinham e demoram anos pra reconstruir suas vidas. Abraçao.
Tiago R06/11/2011 00:01
Meus pêsames pelo prejuízo.

Acompanhando suas pequeninas.