Angela, as imagens são sempre fantásticas nesses eventos, e nesse evento em particular não foi diferente. Tantas pessoas, amigos e amigas, reunidos num só lugar, fazendo tanta coisa ao mesmo tempo, além de conversar, rir, brincar, discutir, gritar acima do burburinho para se fazerem entender, ainda havia outros idiomas no ar, captando frases ou pedaços de frases ditas em espanhol, ingles, portunhol, que ficavamos atônitos, momentaneamente "perdidos" nesse caleidoscópio de variedades prementes.
Literalmente perdidos. Mas, então, eis que surgia uma imagem que considerávamos "distoante" e tentavamos, então, capturá-la, para ser "digerida" mais tarde, por nós e pelos que não puderam, por um movito ou vários, estar presentes a essa grande festa do alvoroço. Eis algumas dessas imagens que consegui captar:
Quem sabia fazer bonsai, como o Marcon, foi lá na frente e mostrou serviço:
Reparem que na imagem acima o chileno Daniel Daza busca explicações. Intuitivo, Daniel usou as informações para confeccionar uma imagem mental do trabalho finalizado por Marcon:
Dois mestres, duas obras, uma mesma planta:
Hidaka sensei, convicto de que um bonsaista que se preze preocupa-se em preservar suas "ferramentas" mais valiosas, ensina como fazer bonsai usando luvas:
Tramujas sensei tambem mostrou a que veio: primeiro escondeu a folhagem:
Depois mostrou o resultado:
Renato Bocabelo, bonsaista paulista, trouxe "dever de casa" para mostrar:
Depois, para mostrar como fazer para ficar mais bonito:
Tronco torto: o caule do bonsai vai para um lado, o dono para o outro:
Sergio Luciani, bonsaista argentino, se empenhou em mostrar que sabe fazer bonsai com outras plantas além do junipero:
Houveram outros momentos poéticos, além da gueixa, da montanha e o bonsai: o bonsai e sua sombra ao amanhecer:
Bonsaista profissional que se preza nunca deixa de "inventar" novas ferramentas para explorar o bonsai, como esse alicate em inox, usado para manusear cascos de cavalos e "convertido" em um excelente partidor de raizes:
Sempre ativo nas paginas do forum, o bonsaista Nikkei, ou melhor informando, Fabio:
E para o aniversariante, uma "velinha" diferente para assoprar. Hidaka sensei comemorou conosco seus 76 anos, emocionado pelas eloquentes palavras de sua acompanhante, e pelos aplausos e saudações de seus pupilos, uma ovação mais que merecida, todos reconhecemos:
