Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alguém sabe que espécie é esta?

RelveMarcos04/06/2011 15:24
Alguém sabe que espécie é esta?
Olá pessoal, desde criança sempre me interessei por bonsais, cresci na zona rural de uma pequena cidade do interior do Maranhão, nesta região é abundante esta espécie (veja foto abaixo), onde as folhas são minúsculas, e a planta demora muito para poder crescer e engrossar seu caule.

Para falar a verdade foi esta espécie que me motivou a começar a gostar e cultivar bonsais. Contudo não sei o nome da espécie. Ela não dar qualquer fruto, sua reprodução é por meio de raízes que sempre criam novos brotos, o cheiro da folha é bem lembra cheiro cítrico, só que é mais suave. Esta espécie parece ser aparentada da pitanga e da muta espécies bem regionais do nordeste e zona de transição da caatinga para amazônia....

Quem souber o nome ajude-me a nomear-lo.

Maxwel de Lima04/06/2011 18:30
acho que é pitanga.
Maxwel de Lima04/06/2011 18:34
pitanga

nickyfury05/06/2011 07:50
bonsai
Relve, essa espécie que voce cultiva e admira trata-se na verdade de uma espécie que há muito vem sendo cultivada como bonsai em todo o nordeste, particularmente pela turma da ANB-Associação Nordestina de Bonsai, chamada de Pau Mulato. Veja mais sobre ela no site da associação:

http://www.anbonsai.com.br/

Trata-se realmente de uma mirtácea, aparentada portanto com a pitangueira, daí sua semelhança, principalmente em relação ao tamanho, cheiro e formato das folhas. 😄 😄
RelveMarcos05/06/2011 12:49
Obrigado Maxwel de Lima e Nickyfury, é verdade, esta planta por sua beleza certamente já deve ser cultivada há bastante tempo, a muda que coletei ainda é bastante nova, como disse o amigo Nickyfury realmente é o pau mulato, vejamos a foto da espécie que deve ter no mínimo uns 50 anos...