Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Larva de mosca em torta de mamona e farinha de osso.

Lucas da Silva e Silva07/06/2011 22:48
Larva de mosca em torta de mamona e farinha de osso.
Pessoal, coloquei um pouco de adubo em um copode cafezinho furado e surgiram larvas que eu creio que são de moscas. Oq devo fazer?
RCasagrande08/06/2011 00:16
TAMBEM TENHO ESSE PROBLEMA, NAUM SEI SE É PREJUDICIAL PROS BONSAI, E AINDA POR CIMA DEIXA UM ODOR MUITO FETIDO NO LOCAL ONDE ESTAO OS BONSAIS....
SE ALGUEM PUDER DAR ALGUMAS EXPLICAÇÕES.....
Lucas da Silva e Silva08/06/2011 00:28
eu mesmo ja vi a resposta em outro tópico. Bem o odor é normal pq a torta de mamona apodrece mesmoe as larvas de mosca nao fazem mal à planta. Vi em um tópico aqui que nao me lembro. Vamos esperar os mais experientes. Abração
Lrgullo08/06/2011 09:15
Uma vez vi no fórum uma postagem tipo dicas da vovó, contra pragas do tipo...

encontrei esta outra postagem falando mto sobre adubação e tem uns lances de prevenção das larvas, que o único problema delas é ser algo nojento...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7601

abraços!!
Nikkei 10008/06/2011 15:45
Acho que as larvas não são prejudiciais a planta.
Vi um post, mas precisa procurar, ou se alguém puder ajudar, onde transforma a torta de mamona em "blocos" para depois ser colocados nos bonsais
Andre Antoniazzi08/06/2011 17:57
Pragas
Ola pessoal,tambem uso torta de mamona e faria de osso misturado com estreco bem curtido mas para nao ter este tipo de problema uso uma colher de formicida para formigas e moscas.Quanto ao cheiro isso acho que nao tem solução .
Abraços
MarcoBonsaiPoa09/06/2011 10:05
Olá!
Em uma única oportunidade, me encontrei com o Tramujas num encontro aqui do sul, coloquei pra ele a situação que me sugeriu por os elementos pra fermentar antes do uso.
Da minha maneira através de sua sugestão fiz assim:
Peguei 2 partes de torta de mamona, 1 de farinha de ossos e 1 de cinza de madeira, misturei tudo em uma bacia, adicionei água, misturei bem, ficou uma meleca fedida, tapei a bacia com uma tela mosquiteira e deixei aquilo tudo secar, colocando no sol e protejendo das chuvas, após um mês, se formará uma pedra seca(torrão) e baixo odor, desmanchei o torrão e pus em um pote com tampa.A absorsão pela planta é imediata à aplicação, pois todo processo que os elementos iriam passar antes da planta aproveitar aqueles nutrientes, foram feitos antes. Sugiro abrir uma cova rasa em toda borda do vaso, aplicar a mistura, tapando a mesma com a terra escavada.O produto ficará dentro da terra e agirá melhor.Se quiserem um produto pra cima da terra de decomposição lenta, sugiro osmocote não torta de mamona e outros orgânicos.Até
Rafael Pontes09/06/2011 10:15
Esse problema dos mosquitinhos é comum mesmo, parece que eles adora a torta de mamona hehehe

O que eu faço qdo começa a aparecer muito é dar uma pulverizada com calda de fumo diluida!

aí vão as receitas: http://www.agroecologia.inf.br/conteudo.php?vidcont=162

eu uso sem colocar sabão em barra, só alcool e fumo mesmo diluidos na água!

abraço!
Mateus09/06/2011 20:30
Eu também tive esse problema chato...Então retirei os copinhos e deixei o adubo (torta de mamona).
Desde então não vi mais larvas... 😄
Elio10/06/2011 21:32
É exatamente como o Marcos disse. Tem que deixar fermentar, bem longe, por, no mínimo 1 mês.
Ajuda colocar na mistura um pouco de inseticida.

Depois de 1 mês o cheiro quase vai todo embora. Só daí é que se vai usar.

abraço
RCasagrande10/06/2011 22:37
VALEW... 😂
AGORA ENTENDI DEVEREI ''CURTIR'' A MISTURA PRA DEPOIS COLOCAR-LA NA PLANTA E AINDA DEVO ENTERRA-LA NO VASO ....
BOA EXPLICAÇÃO MARCOS E ELIO..... 😄
Marcelo Kay13/11/2012 23:54
Pessoal, Boa Noite;

Alguém poderia me dizer se posso aplicar diretamente no adubo que já encontra-se na planta, algum tipo de veneno para combater as larvas, que realmente são muito nojentas? Estou com fazendo o uso deste composto em alguns vasos (fiz como sugerido no forum) mesmo assim, as lavas apareceram.

Obrigado
gil_fuka14/11/2012 22:04
Estava com este problema e comprei osmocote.
Mudou tudo em minha vida.
Minha esposa nem me xinga mais pelo cheiro forte da torta de maona e farinha de osso característico.

É um pouco mais caro, mas pra mim valeu a pena.

Até mais!