Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

yamadori

Alcides Junior08/06/2011 10:17
yamadori
Pessoal, um amigo meu achou um verdadeiro paraíso de pitangas, são muitas, com altura que não chega a 70cms, estão em uma area de pastagens, o dono quer se livrar logo daquele lixo. Bom, o motivo deste tópico é saber se alguém ja retirou pitangas nesta época e se teve sucesso, digo se as plantas se recuperaram. Ele quer acabar com o mal o quanto antes e nós ficamos com água na boca para pegar o material que melhor se adequar a bonsai.
Estamos ansiosos por respostas.
Mcdonald08/06/2011 11:25
Junior..... eu fiz isso no ano passado com uma mdinha de uns 30cm.... mas te falo uma coisa.. dei sorte. demorou uns 4 meses pra se recuperar, pensei que tinha perdido a planta e até coloquei aqui no fórum.. Todos diziam que não iria aguentar, mas realmente dei sorte.
Se fosse eu, e o dono deixasse, esperaria mais 2 meses e faria no final de agosto. Ai acho que não teria problema...

Abraço
Alcides Junior08/06/2011 11:39
Mcdonald, que bom que teve sorte com seu exemplar.
Vamos aguardar mais experiências com elas...o dono quer mesmo arrancar agora, pois na primavera a grama da area de pastagem ja estaria recuperada.
Leandro Ferraz08/06/2011 13:01
se não tem outra opção... mete o enxadão...

o problema maior é que ai no sul esta bem frio. qualquer coisa faz estufas para elas.
Becker08/06/2011 23:30
😄 Olá Alcides! estamos distantes ums 48 Km, o clima aqui na minha cidade é parecido com o seu, geada em cima de geada, posso te dizer que faço arrancadory digo yamadori nos meses de julho até setembro não tem erro pois logo já chega a primavera, se bem que nosso clima ta meio loco mas posso te dizer que já obtive resultados exelentes nessa época com pitangueiras, cerejeira, jabuticabeiras etc..... 😉

Abraço...... 😉
Angela Fernandes09/06/2011 10:35
Junior !!!!
Se não pode esperar.....
Você está esperando o quê ???
Arranca logo e ORE !!!!
neiluis09/06/2011 12:22
tenta retirar elas com um torao grande o suficiente semvxcm mecher muito nas raizes e depois ponha elas numa bacia ou balde...
Alcides Junior10/06/2011 07:26
Becker escreveu:
😄 Olá Alcides! estamos distantes ums 48 Km, o clima aqui na minha cidade é parecido com o seu, geada em cima de geada, posso te dizer que faço arrancadory digo yamadori nos meses de julho até setembro não tem erro pois logo já chega a primavera, se bem que nosso clima ta meio loco mas posso te dizer que já obtive resultados exelentes nessa época com pitangueiras, cerejeira, jabuticabeiras etc..... 😉

Abraço...... 😉

Becker, fico contente que teve os excelentes resultados, me animou.
Vou conversar com o meu amigo e acho que vamos meter a enxada...hehehe
Daqui a Caçador por taquara verde dá 100km, fui a muitos enduros de moto ai, e por Matos Costa é 66km, só que os 17km daqui a matos costa desanimam pela péssima qualidade da estrada de chão.
Qualquer dia desses apareço ai conhecer suas plantas.
Alcides Junior10/06/2011 07:28
Leandro, Querida Angela, Nei, obrigado pelo incentivo, assim que proceder o ato, vou pedir as vossas orações....hehehe 😄 😄 😄
eliseu malheiros13/06/2011 18:02
Re: yamadori
Amigo véio! apanhe com um bocado de terra, leve um enxadão pra arrancar!
dá uma de tatu pois no inverno é a melhor época de mudar ou replantar.
Abraços do teu amigo do bonsai Eliseu
nickyfury16/06/2011 21:42
bonsai
É algo interessante isso: enquanto no sul arranca-se uma nativa como a pitangueira com sucesso em sua recuperação, aqui no planalto central seria uma temeridade sem tamanho, com perda total do material. Por isso acho sempre oportuno considerarmos o local de onde o forista posta, inquirindo os demais sobre determinados procedimentos, para que não ponha a perder todo um trabalho e um material.

Eu aconselharia não retirar agora. A melhor época para lidar com essa nativa, aqui no cerrado, é na primavera, finalzinho dela, aliás. Outono, inverno e verão, nem pensar. A jabu, por outro lado, se arranca totalmente, com pleno sucesso, no inverno. Outono, nada.

Como se vê, no sul é diferente. Talvez em outras regiões do nosso imenso país apresentem igualmente resultados diferenciados. É algo a se considerar, e bem, antes de emitir opinião a respeito. Vale ressaltar: sempre fique atento para o local de onde o nobre colega posta, antes de responder, colocando sua experiencia de cultivo, do local em que mora, bem diferente do outro colega, para que ele não tenha prejuízos de maneira alguma. 🙄
Edicarlos Roberto15/07/2011 12:04
Nossa coicidencia cara! aqui em dois vizinhos tbem encontrei uma pastagem com muitas pitangueiras, o terreno tinha mtas pedras e era de dificil acesso, tentei arrancar com o torrao 3 mudas, mas nao consegui, só sairam com a raiz, isso faz ums dois meses, (Final de Maio) agora tenho duas em vaso e uma em uma caixa de madeira grande, a da caixa esta verdinha!! as outras duas ( de 30 - 40 cm) estão lutando pela sobrevivencia, na mingua mesmo! torço logo pela primavera para ver se as duas se salvam!
Alcides Junior15/07/2011 12:52
Edicarlos, ainda não retiramos as plantas, mas assim que retirarmos postarei aqui, nos mantenha informado das suas.
Márcio Friedrich Ribeiro23/07/2011 23:56
Continuando no assunto do yamadori, porém mudando a espécie, pergunto, (caso haja alguém que já tenha trabalhado com essa espécie no sul do Brasil) se essa época do ano já é favorável a coleta de espécies caducas como a Açoita-cavalo (LUEHEA DIVARICATA), já que tenho medo que venham a roçar o campo onde estão.
SEKI - Elio Luis Secchi24/07/2011 22:24
Aqui no sul o yamadori de inverno pode ter maior sucesso do que o de primavera. Porque a maioria de nossas plantas começam a brotar bem antes do fim do inverno (como estação do calendário). Yamadori de pitanga no inverno é seguro, muito seguro. Pode fazer que pegar. Só para ter uma idéia, peguei um toco de pitanga que foi arrancado de um lotealmente em pleno inverno do ano passado e havia ficado uma semana com as raizes expostas. É da grossura de um cano de esgoto de 100 mm. Cortei ele de motossera, a uns 50 cm do chão, podei raizes grossas, etc... Brotou por todos os lados...
A questão de fazer yamadori no inverno, é apenas que se tem que ter a paciência de esperar o clima esquentar um pouco para a planta brotar, mas enquanto isso as raizes já vão se estabelecendo na nova casa, quando começam a aparecer os primeiros calorzinhos estoura brotação com todo o vigor. Vou dizer uma coisa bem particular: meus yamadoris, eu faço sempre em pleno inverno, a não ser que a oportunidade não possa esperar.
abraço
Alcides Junior25/07/2011 07:42
Elio, agora me animei mesmo em retirar as pitangas. Assim que retirarmos postarei aqui para acompanhamento do pessoal. Obrigado a todos.
diogo tostes25/07/2011 20:14
boa noite galera aproveitando o assunto eu achei vendendo um ficus
tem mais ou menos uns 2 metros e a grossura do tronco de uma garrafa
de 2 litros !!!

a duvida

o ficus esta num vaso grande de cimento, eu posso transferir para um vaso de ceramica de bonsai???
Renan Leite Gaigher25/07/2011 22:16
Alcides Junior escreveu:
Mcdonald, que bom que teve sorte com seu exemplar.
Vamos aguardar mais experiências com elas...o dono quer mesmo arrancar agora, pois na primavera a grama da area de pastagem ja estaria recuperada.

Ja fiz isso com a acerola, e dda mesma familia se não me engano, tirei ela com um torão bem grande e ela nem sentiu tanto, acho que foi esse o segredo, O torão bem inteiro.