Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (02)

nickyfury09/06/2011 16:27
Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (02)
Novamente, outras nativas que cultivo há alguns anos e que, até agora, são ilustres desconhecidas, vez que não identifiquei sequer o nome popular, quanto mais o cientifico. Se alguem souber algo sobre qualquer uma delas, é só dizer:

Esta é um arbusto que cresce no cerrado, emite lindas flores rosas, que a medida que secam, ficam amareladas e depois caem:

As sementes possuem aletas, como as do acer, na cor vermelha e em numero de tres, que se soltam e voam longe, ao sabor do vento:

As folhas são pontudas e opostas, de um tamanho reduzido:

A casca do tronco é fina, e este é bem duro, pouco flexivel. É preciso aramar os galhos e tronco antes que adquiram lenho, quando estão ligeiramente "verdes" ainda, sob risco de quebra:

Ricardo Loriggio09/06/2011 23:37
A flor é de Malpighiaceae.....

Manda umas sementes... 😂 😄 😄
nickyfury10/06/2011 13:19
bonsai
Ricardo, essas sementes são as primeiras que vejo nessa planta. Cuidarei de reproduzir a planta através delas, e se tiver sucesso, não me furto a enviar uma ou duas mudas a voce, para seu cultivo, ok? Se isso servir para seu intento, envie seu endereço até mim, para que eu retorne. 😄

Mas não acredito que se trate de uma variedade de Malpighiaceae. 🙁
Pedro Catarin10/06/2011 19:56
Com certeza é uma planta "prima" de acerola... 😲
Ricardo Loriggio10/06/2011 20:45
Nicky,
As malphigiaceae possuem flores com o esquema de pétalas exatamente como estas aí...
Tentando achar um nome para esta planta acabei descobrindo que as malphigiaceae possuem diferentes tipos de frutos, até mesmo estas sementes aladas....
Trata-se de uma malphigiaceae sim, o problema é qual....... 😲 😲 😲
nickyfury11/06/2011 09:04
bonsai
Ricardo, realmente pesquisei um pouco mais sobre a familia Malpighiacea, e descobri que há uma quantidade imensa de variedades, em que há muita semelhança nas flores e sementes aladas, podendo realmente ser uma variedade da espécie essa que cultivo, retirada da area de cerrado aqui próximo da minha chacara. O link abaixo trata exclusivamente dela, e aponta aproximadamente 1300 variedades, em 75 generos diferentes, que vegetam em grande parte do mundo, inclusive:

http://herbarium.lsa.umich.edu/herb/malpigh/

Vou arranjar um pouco de tempo para pesquisar as ilustrações, quem sabe não encontro a minha plantinha nelas:

http://herbarium.lsa.umich.edu/herb/malpigh/Intro/Illus.html#

Assim, ao menos, poderia dar um nome mais simples, identificando-a de vez, ainda que considere tratar-se, de fato, de uma variedade malpighiaceae. Valeu, Ricardo. A primeira muda será sua, ok? Um abraço.