Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (04)

nickyfury09/06/2011 16:49
Nativas desconhecidas: alguem conhece essa? (04)
Essa planta eu ganhei do bonsaista Paulo Ventura há uns 4 anos, e era apenas um galhinho quando comecei seu cultivo. Reproduz fácil por estaquia, e a beleza reside na tonalidade verde/alaranjada/vermelha de suas folhas, apesar de possuir nos entrenós espinhos longos e finos:

Seu caule é lenhoso, mas deve ser aramado quando novo, sob risco de partir-se. A casca, corticosa, solta-se um pouco durante a aramação, mas sem risco de perdas. Seu crescimento é rápido:

As folhas novas, bem verdes, brotam juntas num mesmo ponto, sendo necessário retirar o excesso, cuidando de manter apenas um par, para estimular um novo galho nesse local:

Essas folhas verdes têm uma aparencia de pimentões verdes moles de ficar no sol. À medida que envelhecem, vão mudando a cor, ficando amarela e depois laranjada, morrendo vermelhas:

Esse contraste nas folhas é o grande atrativo, vez que não floresce nem frutifica:

João Paulo Batista Lyrio10/06/2011 08:20
Grande Nicky, bom dia.
Por acaso verifica se as folhas possuem cheiro.
Acho que tenho dela pelo meu quintal.
Grande abraço
nickyfury10/06/2011 13:13
bonsai
João Paulo, as folhas da minha planta não exalam cheiro algum, nem quando eu as arranco. Por gentileza, para dirimir de vez a dúvida, fotografe as plantas que vc tem no quintal, e poste aqui, para comparar. 😲
SEKI - Elio Luis Secchi20/06/2011 11:14
Nicky, eu estava há dias esperando para poder sair à rua, após cirurgia de joelho, para dar identificação desta planta. É que tenho uma no jardim e tinha a impressão de que havia sido colocada uma etiqueta.
Pois bem, ela tem o nome popular de Perescia. Existem muitas especies desta planta. Esta atende pelo nome científico de Pereskia aculeata godseffiana.
Incrivelmente esta planta é uma Cactaceae. Pelas informações de quando adquiri, o viveirista que estava na época dando destaque a esta planta, disse que se trata de um dos mais antigos ancestrais dos cactus.
abraço
Aldair J M de Oliveira20/06/2011 11:31
Esta planta realmente é uma cactacea por incrivel que pareça, vc vai se supreender mais ainda quando ela colocar flores, são de uma belaza indescritivel, tive a onra de ver uma florecendo.
nickyfury21/06/2011 07:31
bonsai
Elio Luis, mais surpreendente que o nome esdruxulo é sem dúvida nenhuma o fato de pertencer à familia dos cactos. Nunca, em tempo algum, eu imaginaria tal coisa!!!! 😲 😲 😲

De qualquer forma, cacto ou não, irei tratar de escrever o nome numa tabuleta plastica, fixando-a no solo do vaso, pois um nome desses merece destaque, e mais ainda o fato de que, fazendo assim, não irei esquecer tão facilmente.... sabe como é, né? a idade suplanta as lembranças recentes.... 😂 😂 😂

Agradeço seu empenho e diligência em identificá-la para mim. Essa muda me veio através do amigo bonsaista Paulo Ventura, que cultiva uma em seu viveiro, pertencente a outra amiga bonsaista dele. Mas nós nunca soubemos o nome da planta, apesar de admirarmos a espécie, por causa da tonalidade de suas folhas.

Agora teremos outra preocupação que é envidar esforços no sentido de fazê-la florir, para que possamos, como diz o nobre colega Aldair, nos surpreendermos novamente, tamanha a beleza das flores. Tão logo isso aconteça, irei fotografar e postar aqui mesmo, para que todos possam apreciar tambem. Meus sinceros agradecimentos a voces, que lograram êxito nessa identificação. 😄

Enquanto essa florada não vem, fiquemos com as imagens do google:

No site da ultima imagem, uma informação bem interessante:

A variedade comum de Pereskia aculeata é vendido como Pereskia godseffiana, o nome válido parece ser Pereskia aculeata var. rubescens. É uma forma bonita que tem folhas variegadas com vermelho. Os frutos são comestíveis, e em alguns lugares, as folhas são usadas como vegetais.

OU seja, além de florir, ainda frutifica frutos comestíveis!!!! Realmente, tirei a sorte grande com esse cactus raro, vendido a preço de ouro em alguns lugares.... rss