Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira - retirar?

Igor Lima09/06/2011 22:23
Pitangueira - retirar?
Olá pessoal,

Eu vi um dia dessas a seguinte pitangueira abaixo em um terreno baldio, e como achei que poderia ter potencial para fazer um bonsai, consegui autorização do dono para retirar a planta. Mas ainda não a retirei.

Acho que a base do tronco deve ter uns 30 cm ou até mais, sendo que não possui galhos com diâmetro considerável próximo à base. Vamos dizer que é quase um cilindro.

Penso que se houver um caminho para ela, seria, após o yamadori, cortar o tronco em diagonal, próximo à base, e esperar brotar os galhos, escolher um galho e procurar torná-lo a continuação do tronco.

O problema está aí. É viável um bonsai dessa árvore? Como conseguir uma conicidade natural da base até o ápice da árvore, se o galho que vai se tornar a continuação do tronco vai demorar anos (talvez décadas), até se aproximar do calibre do tronco?

Talvez seja o caso de deixar a planta por lá mesmo. O que acham?

Alguém já trabalhou com um material parecido?

Abraços,

Igor.

Anderson Almeida09/06/2011 22:56
Igor

Seria melhor, se vc pudesse fazer uma limpeza no tronco, com relação
ao mato, que atrapalha a visualização da planta e depois tirar mais algumas fotos.
Lrgullo10/06/2011 08:03
Sobre suas dúvidas não posso te ajudar, mas uma coisa é certa... é uma belo material... não se preocupe com o tempo que levará para se tornar o bonsai, como vc falou do calibre e tal...

veja esta postagem:
JLTACER002 - MALPHIGIA GLABRA SANGRIA PARA YAMADORI

veja este tbm:
MAIS UM YAMADORI - PRIMAVERA - COR BRANCA COM BORDA LILÁS.

na minha opinião os bonsais vindos de yamadoris, retirados de troncos grossos igual este seu... são os mais bonitos... e que dão um resultado rápido...

invista, leia, tire suas duvidas e consiga buscar o máximo de paciência que puder =D

abraços!!
Nikkei 10010/06/2011 09:21
Igor beleza? Manda pra mim cara, tah ruim sua peça!! RSsrsrs 😄
Brincadeira cara. Não se engane, parece ter um belo material em mãos.
Como disse o Anderson, da uma limpada tira foto de novo. Retire todos os gravetos e veja de onde estes galhos que estão vivos estão saindo (se do tronco ou vem lá da base). Se vier do tronco, ótimo, quer dizer que ee está vivo.
Sobre a solução para seu bonsai, pode ter outros caminhos, mas pelo que estou vendo ele está pedindo um hokidachi. Veja este branquilho do Araldi e se inspire!!:
Quando coletou: 2008

Atual:

o link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9204&postdays=0&postorder=asc&start=0
Igor Lima10/06/2011 20:25
Nikkei,

Valeu cara. Se eu conseguir pegar uma outra pitangueira que eu vi, e você passar aqui por Cachoeira do Sul, pode ficar com a planta sim. Só acho que vai demorar uns dois dias só para tirar ela do chão. Rss

Anderson, após uma pequena limpeza, terei as fotos.

Eu estava enganado quanto a não ter galhos mais grosso próximos à base. Na primeira foto, à direita, dá para ver uns dois galhos grossos, e deles saindo galhos finos. Talvez dê para trabalhar com eles. A planta está viva sim.

Acho que a melhor frente seria a segunda ou terceira foto.

Mas a alternativa do hokidashi também é muito boa. Belo trabalho o das fotos.

Lrgullo, eu também acho que os melhores bonsáis começam com yamadori. Valeu pelo apoio.

A penúltima foto é de outra planta no mesmo terreno. Vou ver se ela vai rebrotar e procurar descobrir qual planta é. Por informações dos vizinhos, já sei que não é bougainvillea, como eu pensei inicialmente.

A última foto é só uma curiosidade do tronco de um limoeiro, que está carregado de limões, apesar de estar oco.

Abraços

SEKI - Elio Luis Secchi10/06/2011 23:25
Igor, momento certo para o yamadori é no fim do inverno. Daí tem grande chance de sua pitangueira vingar. Elas são bem resistentes ao yamadori. Quanto a estilização, eu não faria uma poda baixa. Deixaria este tronco para trabalhar como madeira morta no futuro, fazendo um mix de madeira morta com a folhagem dos futuros galhos. Como? Bem, isso só se poderá dizer depois da planta recuperada e tendo então a certeza do que estará vivo e o que terá brotação...
abraço
Nikkei 10011/06/2011 11:20
O Elio disse tudo. Nada como uma pessoa mais experiente.
O Arzivenko fez alguns bons yamadoris de pitangueiras, talvez possa pedir uma dicas para ele também.
Igor Lima13/06/2011 20:30
Obrigado a todos pelas intervenções.

Elio, depois de fazer o yamadori, e colocar novas fotos, se não for incômodo, vou pedir sua opinião sobre estilização, usando a técnica de madeira morta.

Vou pesquisar também as fotos do Arzivenko.

Valeu pessoal.

Até mais.
fabricio ribeiro13/06/2011 22:56
Igor Lima, vai ficar linda essa planta, acredito que legal ficaria a poda a cima dos brotes superiores na foto onde ela sugere patamares, que acho eu em meu humilde palpite que a sugestão da planta seja isso. Deixe uma margem de erro para cima que realmente poderá trabalhar a madeira morta e sem esforço fazer dois patamares logo a baixo, isso sem falar no nebari que se nota nessas fotos que é lindo... Aguarde o finalzinho do inverno e parabéns, abraço!
Igor Lima14/06/2011 20:35
Fabricio,

Obrigado pelas dicas. Com bonsai, eu aprendi que é fundamental ter abertura para ouvir as opiniões das outras pessoas, que muitas vezes enxergam uma possibilidade que a gente não tinha visto antes, e que muitas vezes, revela-se a melhor saída mesmo.

Acho que a sua opinião veio nesse sentido, porque a idéia dos patamares, juntamente com a idéia de madeira morte, é muito legal.

Mais uma vez, grato pela intervenção.