Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pinheiro negro - alporquia

FW Maciel12/06/2011 02:30
pinheiro negro - alporquia
Uma dúvida que me surgiu....é possível alporquia de pinheiro-negro?

se afirmativo, quanto tempo leva? é possível fazer nesta época do ano???
Alcides Junior12/06/2011 08:59
Elio14/06/2011 14:14
Maciel, não conheço ninguém, no Brasil, que faça alporquia em PN, com sucesso.

abraço
FW Maciel14/06/2011 22:07
Obrigado pelos links e pelas respostas!
Gustavo Ribeiro26/06/2011 16:44
ola Marciel ,

Eu ja fiz alporquia em PN , e tive sucesso! fiz em 3 galhos de 1cm de diametro 1 galho enraizou em 4 meses!! o outros dois demorou 1 anos !
i enraiziu bem e outros deu o calo e soutou um apquena raiz deveria icar mais um pouco mas retirei le pois esta atrasando o desenvolvimento da planta !! oque enraizou em 4 meses oque e incrivel e e uma coisa da natureza a qual e dificil de acontecer, eu perci ela pois nao estva esperando ela enraizar ,o galho secou , quando fui cortar retirei o alporque ele estava enraizado quase cai duro nao chão!! pois o tempo medio de 1 ano mesmo .. e sempre usado enrraizado com AIB !

postarei fotos do alporque depois!! e ja vi outras pessoas fazerem alporque com sucesso tambem!!

Abraço!
Gustavo Ribeiro26/06/2011 17:11
nickyfury28/06/2011 09:13
bonsai
Elio, meu velho, vc está "caducando" garoto. Aqui no DF temos o grande bonsaista Paulo Ventura, precursor nessa lide de alporque em PN, com ótimos resultados inclusive. Detalhe: ele vem escolhendo galhos cada vez mais grossos para alporque, com resultados excelentes. 😄

Alcides, em relação as postagens que vc copiou e postou, a primeira trata-se de enxertia, não de alporquia. E a segunda, de trabalhos realizados em solo europeu, em Portugal, de clima bem diferente do nosso, com respostas diferentes tambem, não valendo como referencia, ainda que as informações seja pertinentes e válidas, devendo ter cuidado ao divulgá-las, esclarecendo esse ponto, para não induzir ninguem a erro, pois as estações climáticas são mais intensas que aqui, em nosso país tropical. 🙄

Gustavo, que tal colocar as imagens dos seus trabalhos? De preferencia um passo a passo mostrando tudo o que vc fez, bem como o resultado obtido? Dessa maneira, além do Paulo Ventura, poderíamos considerar voce como o segundo bonsaista nacional a conseguir tal feito, aumentando o leque de conhecimento de todos nós a respeito do uso dessa técnica milenar no PN. 😲
Elio28/06/2011 13:38
Não estou caducando não, Nicky!....................rsrsrsrs!

Como disse: Nunca vi ninguém fazer alporquia em PN, com sucesso.

Como vc mesmo cita, só o Paulo Ventura conseguiu até agora.

Com certeza dá pra fazer, mas deve ter seus macetes com certeza. Aliás, tudo em PN é particular.

abraço
Gustavo Ribeiro01/07/2011 14:11
Ok .. Estarei postando e farei um post para o Pinheiro, pois estou precisnado de uma dicas para ele !! ..

abraço!
Gustavo Ribeiro02/07/2011 22:37
Bem , vamos a alporquia no Pinheiro Negro ! 😉 😉

Eu nao sabia que tinha certa dificuldade ate a semana passada pra se conseguir alporquia em PN ! quando procurei sobre tempo de alporquia nao achei nem uma materia falando da dificuldade e nem muita materia sobre o assunto.

Eu comprei este pinheiro no Luiz Nakamura , a 1 ano e meio, ele era o que tinha o porte menor , com entre nos curtos, sem aqueles galhos com brotação so nas pontas .

Foi feita uma poda nas velas , e pincei as agulhas mais velhas !isso por volta de fevereiro.Logo que ela começou a brotar fiz os alporques!o Apice e outro galho eu cortei!

Fiz alporque em 3 galhos que eu iria cortar,confrome a foto! Esta foto ela ja estava ja a algumas meses com os alporques !

Os Galhos sao pouca coisa mais grossos que um Lapis ! Por volta do mes de abril de 2010 fiz os aneis nos galhos cortei ele total! e coloquei esfaguino com Hormonio AIB! e amarrei uma saquinho branco traslucido, e coloqui uma saquinho preto por cima , pra ficar mais facil a monitoração!

Pronto!! Normal.. sem misterio! a cado 2 meses eu colocava mais hormonia com uma seringa.
Por volta de 4 a 5 meses do alporque feito 1 dos galhos começou a murchar!! Pensei : ai sabia ..vai começar a secar tudo !! fui la e coloquei o galho mais na sombra pois o mesmo estava peganho muito sol .. mas nao adiantou .
Ai cortei o galho ,quanto olhei o bombom pra ver se tinha alguma coisa .. Quanse cai !! 😲 😲 😲 sai correndo chamndo minha Esposa ,olha so !! enrraizou!!tinha enrraizado com 4 a 5 meses !! o alporque secou por que o bombom era pequeno e as raizes ficaram sem agua ,nao sabia se ficava feliz ou se chorava pelo alporque tem secado!!

Pensei bem !! vai dar certo 1 ja enrraizou antes do tempo ! e mole !foi la olhei os outros nada !!! coloquei mais hormonio e esperei.. esperei.. e sempre olhava ja cheguei de trocar o esfaguino dos alporque colocar um maiorzinho, era dificil pois os galhos estavam muito perto da base.
Nem calo tinha dado no outros atem em tão , por volta de 1 ano dos alporque ,(eu tinha conferido a 1 mes e pouco antes, nao tinha nada) fiu olhar estava assim um dos galhos !!

Cortei os outros dois galhos ,o outro começou a enrraizar , fez o calo e começou a sair a raiz mas eu nao quiz esperar e cortei ele assim mesmo, pois o PN estva coma brotação muito fraca e com o cronograma fisiologico todos bagunçado!!os Alporque tirou muita força dele !!

Os alporques creseram raizes de uma hora pra outra , as raizes desemvolvem de uma vez nao crecer muito calo e raizes pequenas ,etc como em outras especies .. ele quando forma o calo ele solta as raizes rapido .. mas a formação do calor variavel como podemos ver!!
Pelo que vi nos alporque do Paulo Ventura ,tambem algums enrraizam com por volta de 4 meses!

Foi assim !!
*1 alporque enrraizou rapido ,descuidei e morreu ( tinha o galho ate a pouco tempo ,mas mudei de casa a 1 mes e ficou la )
*1 alporque formou o calo e começou a soltra raizes e nao esperei o enrraizameto .
*1 alporque esta aqui , com mais de 2 meses plantado neste vaso , esta com novas brotaçoes!!

Resultado da experiencia ;
Se eu tiveses mais responsabilidade tinha 3 alporque com SUCESSO de Pinheiro Negro .

Mas aqui esta 1 de muitos que faremos!!!

Eo PN , esta com tudo !! vom varios brotos e pronto pra seguir o seu caminho!livre do alporques !!hahaha 😂 😂

Fim!! 😄
RCasagrande06/07/2011 01:26
MUITO BOM ESSA MATERIA....
QUE BOM Q ALPORQUIAS EM PN ENRAIZAM... 😲

BELA PLANTAS...
Gustavo Ribeiro07/07/2011 19:50
obrigado!! RCasagrande.

Tudo e experiencia nao e porque falam que nao da certo na maioria das vezes nao vai tentar fazer !! Tem que tirar a sua propria conclusão!!
Estou fazendo varios teste de poda no inverno ,germinação de sementes estacas , yamadori , alporques !! Sempre em epocas contrarias, em varias plantas diferente para ver qual e a reação , e qual planta responde melhor ! e fazer uma comparação , na mesma planta em estações propicias para tal intevenção!

Abraço!!obrigado pelo comentario, ja estva ficando preoculpado !! 😂 😂 😂
Gustavo Ribeiro11/07/2011 17:10
Gostaria de saber dos foristas ,se mais alguem ja fez alporquia em pinheiro negro , e como foi!!
E se nao deu certo tambem relate em quanto tempo o galho secou , ou nao enrraizou!
Pois vou comprar algumas mudas pra fazer outros alporques pra tirar uma conclusão sobre a melhor forma de proceder com os alporques em PN!

Elio, Nicky?? ja fizeram alporques em PN???

Abraço!!
Gustavo Ribeiro11/07/2011 17:10
Gostaria de saber dos foristas ,se mais alguem ja fez alporquia em pinheiro negro , e como foi!!
E se nao deu certo tambem relate em quanto tempo o galho secou , ou nao enrraizou!
Pois vou comprar algumas mudas pra fazer outros alporques pra tirar uma conclusão sobre a melhor forma de proceder com os alporques em PN!

Elio, Nicky?? ja fizeram alporques em PN???

Abraço!!
CARLOVICH25/07/2011 18:25
Nossa parabéns...! Tenho dois PN que tem galhos longos.... será que é hora de fazer?! ou é melhor na retomada da estação mais quente?
Abçs