Bem , vamos a alporquia no Pinheiro Negro ! 😉 😉
Eu nao sabia que tinha certa dificuldade ate a semana passada pra se conseguir alporquia em PN ! quando procurei sobre tempo de alporquia nao achei nem uma materia falando da dificuldade e nem muita materia sobre o assunto.
Eu comprei este pinheiro no Luiz Nakamura , a 1 ano e meio, ele era o que tinha o porte menor , com entre nos curtos, sem aqueles galhos com brotação so nas pontas .
Foi feita uma poda nas velas , e pincei as agulhas mais velhas !isso por volta de fevereiro.Logo que ela começou a brotar fiz os alporques!o Apice e outro galho eu cortei!
Fiz alporque em 3 galhos que eu iria cortar,confrome a foto! Esta foto ela ja estava ja a algumas meses com os alporques !
Os Galhos sao pouca coisa mais grossos que um Lapis ! Por volta do mes de abril de 2010 fiz os aneis nos galhos cortei ele total! e coloquei esfaguino com Hormonio AIB! e amarrei uma saquinho branco traslucido, e coloqui uma saquinho preto por cima , pra ficar mais facil a monitoração!
Pronto!! Normal.. sem misterio! a cado 2 meses eu colocava mais hormonia com uma seringa.
Por volta de 4 a 5 meses do alporque feito 1 dos galhos começou a murchar!! Pensei : ai sabia ..vai começar a secar tudo !! fui la e coloquei o galho mais na sombra pois o mesmo estava peganho muito sol .. mas nao adiantou .
Ai cortei o galho ,quanto olhei o bombom pra ver se tinha alguma coisa .. Quanse cai !! 😲 😲 😲 sai correndo chamndo minha Esposa ,olha so !! enrraizou!!tinha enrraizado com 4 a 5 meses !! o alporque secou por que o bombom era pequeno e as raizes ficaram sem agua ,nao sabia se ficava feliz ou se chorava pelo alporque tem secado!!
Pensei bem !! vai dar certo 1 ja enrraizou antes do tempo ! e mole !foi la olhei os outros nada !!! coloquei mais hormonio e esperei.. esperei.. e sempre olhava ja cheguei de trocar o esfaguino dos alporque colocar um maiorzinho, era dificil pois os galhos estavam muito perto da base.
Nem calo tinha dado no outros atem em tão , por volta de 1 ano dos alporque ,(eu tinha conferido a 1 mes e pouco antes, nao tinha nada) fiu olhar estava assim um dos galhos !!
Cortei os outros dois galhos ,o outro começou a enrraizar , fez o calo e começou a sair a raiz mas eu nao quiz esperar e cortei ele assim mesmo, pois o PN estva coma brotação muito fraca e com o cronograma fisiologico todos bagunçado!!os Alporque tirou muita força dele !!
Os alporques creseram raizes de uma hora pra outra , as raizes desemvolvem de uma vez nao crecer muito calo e raizes pequenas ,etc como em outras especies .. ele quando forma o calo ele solta as raizes rapido .. mas a formação do calor variavel como podemos ver!!
Pelo que vi nos alporque do Paulo Ventura ,tambem algums enrraizam com por volta de 4 meses!
Foi assim !!
*1 alporque enrraizou rapido ,descuidei e morreu ( tinha o galho ate a pouco tempo ,mas mudei de casa a 1 mes e ficou la )
*1 alporque formou o calo e começou a soltra raizes e nao esperei o enrraizameto .
*1 alporque esta aqui , com mais de 2 meses plantado neste vaso , esta com novas brotaçoes!!
Resultado da experiencia ;
Se eu tiveses mais responsabilidade tinha 3 alporque com SUCESSO de Pinheiro Negro .
Mas aqui esta 1 de muitos que faremos!!!
Eo PN , esta com tudo !! vom varios brotos e pronto pra seguir o seu caminho!livre do alporques !!hahaha 😂 😂
Fim!! 😄