Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com estilização de Duranta

Guilherme Cahú12/06/2011 22:34
Ajuda com estilização de Duranta
Olá, pessoal, nessa sexta comprei uma mudinha de Duranta.
Ela é ainda bem pequenininha, até mesmo com o tronco fino mas, assim como a Bougainvíllea que comprei, já estou me preparando, aqui, para transplantá-la para um escorredor. Antes gostaria de opiniões sobre sua estilização. Estou pensando em formar um bonsai pequeno, com uma copa frondosa na medida do possível.

Aqui seguem suas fotos:

Agradeço, desde já, por qualquer ajuda. ^_^
Mcdonald12/06/2011 23:35
Guilherme..... Uma ótima aquisição viu.. eu tenho vários aqui...rs...

Quanto a estilização.... acho que só o tempo mesmo... agora se vc quer um moyogi, tem que aramar agora num movimento bem torcido.. Cuidado viu que estes galhos quando novos quebram fácil (experiência própria).

Abraço
nickyfury13/06/2011 08:17
bonsai
Guilherme, apesar dos contra, sou totalmente a favor de aquisições como essa sua, pois permite a construção de um material mais técnico, a ser bem trabalhado desde o ínicio, com um ótimo resultado ao final. E detalhe: todo formado por voce. Para um moyogi, sugiro cortar um cm logo acima do primeiro galhinho da esquerda. Em seguida, ao replantar no escorredor, incline o tronco para a direita, até ficar em forma de ">" alongado. A partir dessa forma, vc obterá para a planta duas coisas: movimento sinuoso e conicidade, o que poderá ser explorado mais à frente, a medida em que a planta desenvolve, crescendo e engrossando o tronco.

Esse tipo de movimento, com a inclinação que estou sugerindo, foi largamente estudado e minuciosamente explicado pelo grande mestre do bonsai Jonh Yoshio Naka, nos seus livros Técnicas de Bonsai I e II. Usando desse recurso, podemos obter um moyogi de qualidade sem usar arame. No livro, ele indica esse trabalho incluso para pinheiro de viveiro, com tronco grosso e formação inicial. Que diremos então de um caule de material novo, como da sua duranta? É seguir a linha indicada e não tem erro quanto ao resultado futuro.

Agora, se preferir usar arame para formatar a mudinha toda, então lavo as minhas mãos. 🙄
Guilherme Cahú13/06/2011 11:33
Obrigado pela ajuda, Mc e Nicky!

Na verdade, o moyogi estou pensando mais para a Bougainvíllea, mas para essa duranta, minha ideia é fazer algo como um hokidachi; o que vocês acham?
nickyfury13/06/2011 11:58
bonsai
Guilherme, um hokidachi não irá resultar muito interessante. Isso se prende ao fato de que essa planta, como o buxinho, é muito utilizada no paisagismo urbano, como topiaria e coisas do genero. Melhor mesmo é dar movimento ao caule, e seguir outra linha de estilização, se a que eu sugeri não combinar com sua linha de pensamento. 😲

Que tal um Ishitsuki ou um literati? Como é um material bem insipiente, vc tem várias opções com ele. 😉
Guilherme Cahú13/06/2011 12:15
Ah, entendo...
Bom, vou analisar aqui a questão e pensar nas sugestões. ^_^

Obrigado pela ajuda, niky! 😄
Guilherme Cahú14/06/2011 14:13
Tive uma ideia...
Talvez, desse material, eu possa ter dois em um.
Seguindo os procedimentos para um Moyogi, talvez ainda dê para aproveitar a parte de cima para transformar em estaca e, quem sabe, trabalhar um estilo Chokkan, será que fica legal? 😄
SEKI - Elio Luis Secchi14/06/2011 22:23
É uma boa idéia Guilherme. Faça o que o Nicky sugeriu e faça diversas estacas com a parte de cima... vai ter outras mudas para trabalhar. Como já foi dito aqui: um material em fase tão inicial dá para seguir para qualquer estilo. também concordo com o Nicky de apenas não seguir o hokidachi pois vai parecer topiaria...
abraço
Mcdonald15/06/2011 00:08
Guilherme..

Retiro o que disse...
O que o Nick falou tem fundamento.. na verdade.. eu sempre quis ouvir uma dica preciosíssima como essa.....
Vai sem medo.. eu já tenho algumas aqui que vou fazer a mesma coisa...

abração
Guilherme Cahú15/06/2011 10:01
Valeu, pessoal!
Realizei o procedimento ontem, cortando e inclinando a planta conforme o Nicky indicou. Também, com o resto do material, obtive 7 estacas e as coloquei em mini-estufas. Vamos ver no que é que dá. 😄
Roberto Fávaro15/06/2011 10:30
Coloca a foto para vermos como ficou!

Abraços
Guilherme Cahú15/06/2011 12:06

Rafael Pontes15/06/2011 18:27
o Guilherme, por gentileza!
Me explica como funcionam essas estufas? Pra que servem? hehehehe
ja vi o pessoal falar e fazer mas não sei ao certo como e pra que...

se tiver algum link que fale me manda aí que daí vc economiza um tempo digitando!!
valeu!

Boa sorte com suas estacas!
Thiago M15/06/2011 19:04
tenta esse aki,é a msmcoisa para todas as plantas,manter a umidade do ar alta.
http://aquariomaniacos.blogspot.com/2010/04/mini-estufa-de-garrafa-pet-para-emergir.html
Guilherme Cahú15/06/2011 19:14
Bom, pelo o que eu saiba é isso aí mesmo, manter a umidade do ar.
Acredito que isso ajude no metabolismo da planta. ^^

Já outras, como a serissa (que quanto menor a estaca, mais rápido enraiza), pelo menos por aqui não precisa de estufa.
Rafael Pontes15/06/2011 20:58
Ah então creio que aqui onde moro não tenha necessidade de estufa pras plantas, aqui é muito umido!
Vou dar uma lida lá no link, valeu Thiago!
SEKI - Elio Luis Secchi15/06/2011 22:48
Guilherme, o corte deve ser mais abaixo pois ficou mais um par de gemas acima do galhinho. vai acabar rebrotando ali e colocando a perder a intenção de usar este galhinho como continuação do tronco. Conforme o Nicky falou: apenas 1 cm acima do galhinho. Isso para não cortar muito próximo correndo o risco do galhinho secar. Então vai lá! Mais um corte de tesoura. o resto, tudo certo.
abraço
Guilherme Cahú15/06/2011 22:54
Ah, beleza. Valeu, Elio!
É que eu pensava que deveria deixar aquelas gemas lá para incliná-las na horizontal e... bem, você sabe. 🙄
Obrigado pela observação! 😄
Guilherme Cahú05/07/2011 23:43
A que foi pro vaso e viraria moyogi pegou um fungo e morreu... 😲
Isso foi bem sinistro.. 😲 😕
Ainda bem que fiz aquelas estacas. Das 7, duas morreram mas as outras 5 parecem ter enraizado com certa eficiência. 🙄

Aguardemos... 😕