Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PORTOLACARIA ?

SANDRO II14/06/2011 23:09
PORTOLACARIA ?
AE GALERA COMPREI JA FAIZ UM TEMPO , QUANTOS ANOS VCS ACHAM Q TEM , ELA ESTA COMIGO JA Á 3 ANOS E QUAL SERIA O MELHOR ESTILO OU ASSIM ESTA LEGAL , ME PARECE SER UMA BOA PLANTA
NAO E NAO , MAS ACHO QUE DAR ALGUM NUTRIENTES , FERTILIZANTES
TERÁ UMA BELA PLANTA VCS NAO ACHAM ?
COMO ELA ESTAVA QUANDO COMPREI

Uploaded with ImageShack.us[img/]
AGORA ELA ESTA ASSIM

SEKI - Elio Luis Secchi15/06/2011 22:37
Sandro, se trata sim de uma Portulacária afra. Sua planta está bem cultivada, está bonita. Quanto a idade é difícil, ou impossível saber. Mas não deve ter mais do que uns 5-6 anos. Aliás pelo que vi na foto quando você comprou é uma muda de estaca já meio grossa.
Esta planta pega qualquer galhinho que fizer estaqui. é bom cortar e deixar descansar por uns 2 dias para secar o ponto de corte, se não, com muita umidade pode apodrecer.
Aproveitaria então agora para dar uma estilizada nela, pois ela está bonita como cultivo, mas carece de estilização. É interessante partir para uma triangulação de copa. A copa acima está mais larga que em baixo, isto não dá uma noção de estilo.
Depois de dar a forma desejada, tem que ficar alerta para pinçagem seguida a fim de compactar a folhagem, se não os brotos vão crescendo em frente e você não tem compactação. Então uma vez definido o estilo tome como regra o seguinte: todo brotinho novo que sair, espere ele crescer até ter 3-4 pares de folhas. Quanto estive por exemplo 3 pares de folhas corte 2 pares. faça este corte logo acima do primeiro par, forçando assim a bifurcação e compacatação. Faça isso com todos os brotos que vierem. a não ser que você deseja que um determinado galho cresça para, por exemplo, fechar um espaço aberto na estilização.
No mais, pouca água e adubação que tiver disponível, a critério geral. a portulacária gosta de adubação líquida.
abraço
SANDRO II16/06/2011 13:19
AGRADEÇO PELA AJUDA MEU AMIGO PARECE MESMO Q PRECISA DE UMA BELA PODA PARA PODER ESTABELECER O ESTILO CERTO PARA ELA
Jair Flores16/06/2011 22:21
Elio, tudo bem?
Coforme vc indicou ao amigo Sandro, Esta poda e a pinçagem podem ser feitas agora no inverno ou melhor esperar?Tenho uma que está num vaso grande e esta bonita(robusta)
Sandro desculpe por pegar carona em seu topico.( pego o bonde andando e quero sentar na janelinha) 😄
Um abraço?
SEKI - Elio Luis Secchi17/06/2011 16:35
Olá Jair, tudo bem com o amigo?
Sua pergunta é de interesse geral...
Mas pode fazer agora mesmo, sem problema, tanto a poda quanto a pinçagem. Vejo que nas minhas o crescimento continua, um pouco mais lento, mas continua. então tanto a poda quanto a pinçagem podem ser feitas agora.
abraço