Alcides Junior16/06/2011 08:12
Frutos do Oleagno. Elaeagnus pungens
Pessoal, hoje um comentário de um amigo no Facebook me despertou a curiosidade.
Tenho alguns oleagnos e nunca tinha visto frutos, as vezes algumas flores, mas, este ano fui contemplado
com 4 frutas em um pé de uns 6 anos.
Alguém ja teve frutificação em bonsai de oleagno?
Duas fotos dos frutos.

nickyfury16/06/2011 20:38
bonsai
Alcides, aqui no DF dificilmente essa espécie irá frutificar, como a sua. É realmente um espetáculo a parte. Nos sites japoneses que visito vez ou outra, aprecio alguns bonsai em que os cultivadores desfolham totalmente a planta, apenas para expor a frutificação. Há alguns realmente explendidos, como nos estilos han kengai, por exemplo, em vasos shohin, que ficam ótimos desfolhados, com os frutos pendendes. Obrigado por compartilhar conosco a sua sorte. 😄
Alcides Junior19/06/2011 07:07
Pois é Nick, sorte mesmo, meu primeiro exemplar deste ja tem mais de dez anos, tenho 6 exemplares e este que frutificou é de estaquia do mais velho que nunca frutificou. Vou cuidar mais da adubação para ver o que vai dar no ano que vem.
SEKI - Elio Luis Secchi19/06/2011 19:31
Pois eu também tenho um exemplar destes no jardim há uns 15 anos e nunca vi frutos. Até nem sabia que frutificava. Este ano fiz uma poda drástica e no fim do inverno pretendo arrancá-lo para iniciar a educação como bonsai. Espero no futuro ver frutificação também. Sem dúvida é uma coisa bem diferente. Valeu por mostrar prá gente Junior.
Abraço
Alcides Junior20/06/2011 07:41
Elio, eu também não sabia que frutificava, quando vi os frutos imediatamente registrei para postar aqui. Fiquei muito surpreso. 😄
Ricardo Paiva20/06/2011 10:34
Também tenho um e nunca frutificou.
Alguém sabe o porque disto?