Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida Podocarpo

Roberto Fávaro16/06/2011 17:41
Dúvida Podocarpo
Pessoal, alguém sabe me dizer se o Podocarpo aceita desfolha completa?

Sabem qual a melhor época para isso?
Abraços
nickyfury16/06/2011 20:16
bonsai
Roberto, o ideal é cortar a folha mantendo o pecíolo (talinho), usando uma tesoura de pontas finas. Preserve um par de folhas em cada extremidade do galho, incluso dos galhos cortados (os que vc diminuir o comprimento), garantindo retorno e evitando retração (quando a ponta do galho seca da extremidade para trás). A melhor época é na primavera, mas pode ser feita tambem no final do verão, antes do inicio do outono. Após a desfolha, evite encharcar o solo em demasia, deixando a planta exposta ao sol apenas no período matinal, evitando o sol forte da tarde.

Há duas variedades de podocarpus: uma com as acículas maiores que a outra. No caso da primeira, o crescimento e engrossamento do tronco é mais rápido. A segunda, é mais demorada, mas em razão do tamanho reduzido de suas folhas, é a mais utilizada como bonsai. Após a desfolha, fica fácil cortar os galhos para dar forma, bem como aramar pela mesma razão. O arame pode permanecer por até um ano ou mais, voltando a ser colocado se o objetivo não for atingido ao cabo do período de fixação.

No inverno é a melhor época para replantio, transplante. Na primavera, ainda, é a melhor época para alporquia. Galhos cortados, de qualquer espessura, podem ser estaqueados nesse período, com 100% de chances de enraizamento. A planta aceita bem enxertia, tambem. 😉

As informações são calcadas na minha experiencia pessoal com a espécie.
Roberto Fávaro16/06/2011 22:10
Grande Nick!

Obrigado pelas informações, sempre pontuais.

No meu caso tenho um da espécie de folhas maiores (mais comumente visto em jardins), mas com uma boa espessura de tronco e tamanho reduzido.

Vou aproveitar a sua dica e transplantar ele no inverno para uma bacia mais rasa, para quem sabe daqui uns dois anos movê-lo para um vaso de treino.

Um abraço