vinimagalhaesrj17/06/2011 00:47
tranformando muda de tangerina para bonsai (AJuda)
ola a todos! bom, não tenho muito oque falar sobre mim a unica coisa a dizer é que sou um grande fã de plantas sempre cultivei hortas e flores e sempre fui apaixonado pelo Bonsai, mais tenho que confessar que sempre achei que fosse dificil o cultivo Bonsai e hoje estou aqui no forum como iniciante sem conhecimento sobre o bonsai. sou leigo mesmo. rsrsrs não sei nem por onde começar mais tenho muita vontade de aprendere é por isso que estou aqui. vou parar de enrolar e falar do que se trata (risos). bom tenho uma pequena muda de tangerina deve ter aproximadamente uns 10 cm ou mais ela está em um vaso e gostaria muito de fazer um bonsai dessa muda, confesso que nao sei por onde começar e nem se é possivel fazer com esse tipo de planta. Se alguém Puder me ajudar ficaria muito grato, com dicas e por onde começar, oque usar etc.. posso por fotos da muda se for necessario! Muito obrigado a todos!
Donegá17/06/2011 15:02
Olá amigo,
vc disse que tem apenas 10 cm? se for isso mesmo, terá que cultivá-la ainda por algum tempo, pois é uma muda muito jovem.
Bem as citrícas do tipo, laranjeiras, tangerinas, limões, criam uma dificuldade na hora da estilização devido aos espinhos e por ñ aceitarem bem a aramação, experiência própria com um limoeiro cravo. Uma boa dica p/ dar sinuosidade ao tronco, seria colocar sobre a muda uma tela, pode ser mesmo uma peneira dessas de peneirar feijão. Com a dificuldade p/ crescer p/ cima e a busca pela luz, ela tende a contorser-se. Agora se prentende um estilo ereto formal, deve deixá-la crescer normalmente.
Por ser uma muda nova, ñ aconselho usar a técnica de mamadeira e sim transplatá-la p/ um vaso o maior possível. As pequenas mudas se desenvolvem melhor em vasos nos primeiros anos. Porém o transplante deve ser feito apenas no final do inverno, início da primavera.
Procure por técnicas de transplante aqui no fórum e tb aguarde mais informações. É bem provável, que tenha alguém com mais experiência sobre a espécie.
Guilherme Cahú17/06/2011 20:29
Bom, acho que o Donegá já disse as informações mais principais.
Para começar um bonsai, você precisará inicialmente de uma planta - isso é fato. =P A planta, você já tem, agora precisa deixá-la crescer mais, o que é uma simples questão de tempo, rega e luminosidade.