Trabalho em Buxinho e Oliveira.
Fernando Magalhães17/06/2011 12:21
Trabalho em Buxinho e Oliveira.
Fernando Magalhães17/06/2011 12:30
Leonardo Silva Campos24/06/2011 22:19
parabens Agostinho pelas plantas, o pinheiro nossa senhora viu!assim como todas as demais 😄 😄 😄
Liza30/06/2011 16:57
Fernando,
O buxinho aceita aquela poda "aparaguada" (como diria o Nacho)? hehehehe
Outras dúvidas: a gente consegue diminuir o tananho das folhas, como nas outras espécies? Existe desfolha para o buxinho?
Leonardo Silva Campos30/06/2011 21:40
Liza desculpa,mais se me permite responder,o buxus aceita a poda drastica mais tem uma epoca certa e lugar certo a se cortar no galho o Fernando que tem as manhas tanto que o seu foi formado a partir de uma poda mais pesada se nao me engano,agora as folhas naturalmente sao pequenas mais nao sei se pode desfolhar
Sergio A Lanna Barbieri01/07/2011 12:20
Esas plantas do Agostinho são muuuito boas... Imaginem esse buxinho com folhagem beeeem densa...
A oliveira é que eu ainda não visualizei bem o que poderia virar... Tenho q ver ela mais vezes pra pensar e dar uma opinião...
Mariano Alves Diniz Filho01/07/2011 13:39
Buxinho
na foto o buxinho ficou maior que o Agostinho...
Fernando Magalhães04/07/2011 11:06
Olá Amigos,
Olha temos que tomar cuidado com esse termo “aparaguada – forma de guarda-chuva” acredito sim em tentar buscar um pouco desta forma nas copas das nossas nativas, plantas tropicais, que possuem um crescimento diferente das plantas temperadas, principalmente de uma planta mediterrânea como o buxinho. Não pense nos buxinhos como as plantas que vemos aqui em jardins no Brasil. Gosto mais de uma forma um pouco mais triangular arredondada, não como diria o amigo Nacho, “aparaguada”, um meio termo entre o clássico japonês e a nova visão quem vem surgindo dentre os países de clima tropical. Talvez a identidade europeia já seja esse meio termo?
O buxinho pode sim ser desfolhado, o ideal e uma vez ao ano em meados da primavera, sempre quando as novas gemas já brotaram. Mas lembre-se, o Brasil e muito grande, cada estado tem suas características próprias de cultivação. Recentemente no fórum central vi uma postagem muito interessante de colorações de outono que mostra com os buxinhos no sul ficam no inverno, incrível.
As podas radicais para brotação mais baixas no tronco também são possíveis, mas tem que saber o quanto tirar, onde, quando e bem de vagar, às vezes leva se um a dois anos para conseguir folhagem baixa no tronco de um buxinho já velho que só tinha folhas nos galhos autos.
Mariano é fácil fazer o buxinho ficar maior do que o Agostinho, hahahahahaahhahaa.
Mariano Alves Diniz Filho04/07/2011 13:28
Trauma de buxinho
Tenho muito "preconceito" com buxinho. Minha sensação é que de que esta planta, sem mais nem menos, perde galhos com muita facilidade. Sei que todas as perdas são reações aos tratamento que ela recebe, mas essa espécie é uma das que me deixam preocupado, principalmente com a poda e a brotação anterior.
ABraços.
Mariano
Agostinho07/07/2011 15:31
Cuidado, hein, galera! Sou baixinho mas sou forte (e vingativo)!
Mariano, ainda não tive problemas com o meu buxinho. Por enquanto as coisas têm dado certo (seguindo as orientações do
Fernando, claro!).
Flávio De Simoni Silveira29/08/2011 19:09
Mariano,
Gostaria de postar uma foto (Picasa) de um trabalho de poda em buxinho , feito pelo Fernando, para continuar a discussão, mas não estou conseguindo copiar o "ID Exclusivo" que consta no item "Propriedades" da foto. Esse é o procedimento correto? Você poderia ajudar esse pobre "analfabeto digital"?
Flavio
Liza30/08/2011 12:13
Olá Flavio...
Nao entendo muito bem de picasa, mas tenta fazer o seguinte:
Manda pra mim o link direto de cada foto por e-mail.
Ou então coloca os links aqui...
Um abraço,
Renan Leite Gaigher30/08/2011 14:37
Acompanhando
Flávio De Simoni Silveira30/08/2011 18:51
Liza,
Este é o link direto da foto:
https://picasaweb.google.com/lh/photo/G5lhulXZB5Y7odM0kuf1WP0Q-qiKZEnGgUJN6XYvQWQ?feat=directlink
Não sei se está dando para perceber, mas foram deixados alguns galhos com folhas onde se pretende a brotação anterior, mais baixa. Vamos aguardar para ver o resultado.
Abraços,
Flavio
Fernando Magalhães31/08/2011 11:45
Flávio, se vc quiser me envie a foto que hospedo no ftp da bonsai morro velho, lhe mando somente a URL para vc postar.
Fernando Magalhães31/08/2011 11:53
Olha ai o teste Flávio, vc tem que entrar no link que mandou, clicar na foto com o mouse com o botão da direita, ir em propriedade, copiar todo o endereço da URL, entra no fórum, postar da seguinte forma:
Clicar no botão IMG-Colocar URL-Clicar novamente no botão IMG
EXP.

Flávio De Simoni Silveira01/09/2011 20:34
Beleza Fernando,
Obrigado pelas dicas. Segue uma foto do buxinho que eu trabalhei em Passos.
Espero que tenha dado certo.
Abraços,
Flavio
Fernando Magalhães06/10/2011 12:22
Olha como ja está o buxinho do Agostinho.

Mariano Alves Diniz Filho06/10/2011 16:31
Ficou muito bom. Acho que essa planta merece um acompanhamento por fotos.
ABraços
Mariano
dalbianco08/01/2013 13:43
Fiz uma poda estrutural em meu buxinho, raízes e transplante. Mantive à meia sombra por 30 dias. Supertrhive a cada 10 dias. Ele estava impecável, mas com esse calor do rio, a parte de trás dele começou a secar inteira, depois desses 30 dias, qdo voltei com ele pro sol. Bastou dois dias. Esse sol do Rio não dá tregua. Mesmo eu tendo voltado aos poucos, só sol da manhã. Agora ele está à meia sombra novamente e as folhas que secaram eu retirei e espero não ter perdido galhos.
O "engraçado" é que antes de eu estilizá-lo e transplantá-lo, ele ficava no mesmo sol, direto, e só apresentava vigor e crescimento, sem nenhuma folha seca. Estava em vaso de treinamento com muita terra (comprei assim). Isso só aconteceu depois do transplante, para cerâmica, com 70% de caco de telha e 30% de uma mistura pronta própria para bonsai.
Enfim. Oq poderá ter acontecido?
Estou sem fotos aqui...
Fernando Magalhães09/01/2013 12:30
Olá Ronaldo,
Buxinho tem que trabalhar por partes, assim como pinus, nunca se faz muitos trabalhos de uma só vez. (poda, transplantes, aramação, etc.).
Transplantar no verão sem chance, somente no inicio da primavera, nesse alto calor pode até colocar um pratinho com areia em baixo para poder manter uma umidade relativa maior.
Tem que esperar e ver o que acontece, deixa a meia sombra, regando somente quando secar ligeiramente o substrato.
Espero ter ajudado.
dalbianco09/01/2013 12:36
Ajudou sim, com certeza! Vou fazer isso.
Grande abraço e obrigado!
André Rocha23/01/2013 17:25
Acompanhando.