Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Juniperus, que estilo seguir?

Rufusnet19/06/2011 18:42
Juniperus, que estilo seguir?
Esse é um juniperus que tenho já faz um ano, vejo a possibilidade de realizar com ele um Kengai. Será que tenho outras possibilidades e eu não estou conseguindo visualizar? Espero sugestões dos amigos.

Abraço a todos!
Elio19/06/2011 19:34
Acho o Kengai como melhor caminho!

abraço
carlos claro19/06/2011 22:50
um literat tambem daria 😉
Vhalveruth20/06/2011 09:17
um pouco de ráfia e da pra se fazer um otimo literati
Elio20/06/2011 13:08
carlos claro escreveu:
um literat tambem daria 😉

Também! Concordo!
Jair Flores20/06/2011 19:52
Pessoal desculpem a pergunta, parece meia infantil.Quando voces se referem a ráfia, é esta folhagem que se ve bastante em bancos ou escritórios?
Ouso falar mas não tenho certeza.Incluzive se for tenho ums tres vasos qui em casa.
fermga20/06/2011 22:23
Rafia é uma fibra parecida de certa forma com palha, utiliza se ela envolvendo á em torno dos galhos e troncos como se estivesse enfaixando os mesmos, para protege los nas torções mais drásticas para que não rompam suas fibras. acho que é isto não sei se ficou claro.
Elio21/06/2011 18:33
Jair, é ráfia vegetal e não sintética.

Caso não ache pode usar de plastico mesmo ou borracha de pneu de bicicleta.
Só não use fita de autofusão porque é muito ruim de tirar.

abraço
Jair Flores21/06/2011 21:43
Fermga,Agradeço sua boa vontade, mas o porque de se usar ráfia eu sabia. O que não sei bem é o que é.

Elio esta planta aqui chama-se ráfia, por isto achei que talves usassem as folhas dela para proteger os troncos.

Um abraço!
Nikkei 10022/06/2011 14:10
Jair, dá uma olhada no tópico do Mcdonald, talvez possa tentar algo parecido se achar interessante:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15477
Elio22/06/2011 15:08
Jair, a ráfia é esta. Cada fio tem, em média 1,5 metros.

abraço

Mcdonald22/06/2011 17:19
Olá pessoal... mas se fosse minha... não faria o literati não, tentaria talvez o kengai como o Elio disse... eu faria uma aramação e um monte de curvas, deixando-a crescer livremente. A muda ainda é nova e não sei se dá para indicar um estilo agora.
É apenas minha humilde opinião..
abraço
Jair Flores22/06/2011 20:42
Nikkei, Bem interessante o tópico do Mc, não tinha visto ainda,isto que entro todos os dias no fórum.Falta tempo para ler tudo.

Elio, eu não disse que a pergunta era meio infantil?Bom, só assim agora eu sei o que é ráfia vegetal. 😄

Um abraço!
nickyfury23/06/2011 09:01
bonsai
Rufusnet, qualquer que seja o estilo que voce for imprimir em sua planta, há necessidade de antes proteger os caules com ráfia ou borracha, e aramar, dando um movimento mais sinuoso aos troncos, para que o resultado final seja mais atrativo, além de aumentar a qualidade técnica do trabalho, algo sem duvida nenhuma que irá valorar ainda mais o trabalho. Nesse sentido, importante salientar que há outros formatos interessantes, como o mostrado na imagem abaixo:

Nesse trabalho mostrado acima, o tronco principal, maior e mais grosso, foi aramado e recebeu um movimento levemente sinuoso, sendo reposicionado em formato mais ereto, e o segundo tronco foi cortado, colocado em posição inferior, seguindo a mesma orientação do maior. Esse bonsai pode ser conseguido a partir do material que voce dispõe, sem duvida nenhuma, e sua qualidade técnica é superior.

Outros formatos dispensam um dos troncos:

Esses formatos/estilos passam, primeiro, pela formatação dos troncos com o uso do arame, para resultarem em troncos com movimentos levemente sinuosos, mais atrativos visualmente falando, o que pode ser conseguido em até tres anos, antes de empreender a formação estrutural nos galhos inclusive. Um bonsai não se faz da noite para o dia, é sempre importante lembrar, mais ainda em coniferas.

Por outro lado, voltando a sua intenção inicial de formar um bonsai no estilo kengai, há opções mais interessantes, como essa da primeira imagem:

Ou mais tradicional, como essa:

Observe e analise detidamente todas as imagens e verá que o principal, em todas elas, é que os troncos foram primeiramente trabalhados com aramação, visando a receberem movimentos bem sinuosos num caso, ou levemente sinuosos noutro, mas sempre com movimento. Os galhos podem ser formados depois que o tronco adquirir o formato desejado. 😉
Mcdonald23/06/2011 11:21
Nick....
Que obra incrível esta última foto... que qualidade heim...
Vou tentar aqui, gostei demais... mas como sempre... ai vai uma perguntar.. hehehehe
na última foto, o shari foi feito antes da aramação do tronco?
abraço
Rufusnet26/06/2011 20:48
Agradeço a atenção e sugestões dos amigos, e vou analisar mais um pouco se o caminho será o estilo literati ou kengai.

Abraços!