Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira 3

Lrgullo20/06/2011 20:03
Jabuticabeira 3
Boa noite a todos!
ganhei algumas mudas de meu pai... vou tentar aos poucos ir colocando com fotos aqui para pedir ajudas dos amigos do fórum.

acho que devo esperar a primavera para qualquer intervenção, e oq posso fazer agora é talvez um falso reenvase... mas segue as fotos:

Ainda não sei qual destino dela, vai depender das opiniões...

Altura da terra até a última folha 15cm

Só sei que quero um mini-bonsai...

abraços e até
Elio21/06/2011 19:32
Lrgullo, se tua intenção é um mini, mame..................a ordem das ações é:

1. Espera o final do inverno
2. Planta tudo no chão, preparando uma boa cova com adubo orgânico (preparado uma semana antes)
3. Deixa crescer livremente por uns 5 a 7 anos.
4. Faz um Yamadori no final do inverno
5. Coloque em um vaso grande ou escorredor
6. No ano seguinte, no final do inverno, pode bem baixinho. Uns 5 cm de solo.
7. Comece a trabalhar a parte aérea.
8. Quase simultaneamente vá trabalhando as raízes, a cada transplante para diminuir a altura dos sistema radicular.

Isso para tentar algo assim! Não vale a pena?

abraço

Lrgullo22/06/2011 09:01
Éé!! Valeu Elio!

este cronograma caminhará junto da planta a partir de agora!!
o meu problema é plantar no chão... mas tento achar alguém que me ceda espaço, pq em casa não rola.. minha dúvida é... com a planta no chão a rega não precisa necessariamente ser diária, precisa? Penso pois se encontrar um local que alguém me ceda ela provavelmente não será visitada todo dia, oq posso pensar é em algum "sisteminha" com garrafa pet ou algum galão gotejando...

Agora quanto a esperar 5 a 7 anos... quero ter coragem de conseguir isso, pq se meu alvo for este belo exemplar, terá valido a pena =D

abraços e valeu!!
Elio22/06/2011 10:06
Lucas, no chão a própria natureza se encarrega.
Quanto a esperar.......................cadê a paciência??...................rsrsrsrs!

Eu sei, é muito tempo, mas a natureza evolui na velocidade dela!

abraço
CARLOVICH25/07/2011 18:52
É ...TEMPO É IMPORTANTE!

EU MESMO NEM PERCEBI OS 2,5 ANOS QUE RECOMECEI COM A PRATICA... A SORTE QUE TRABALHO COM OBRAS E VIVO VIAJANDO... EU ACABO APENAS FAZENDO UMA MANUTENÇÃO NOS ÚLTIMOS MESES... MAS ACABEI DANDO TEMPO PARA AS MAMADEIRAS E ACABEI GANHANDO MUDAS CABELUDAS... AGORA DAREI UMA DE BARBEIRO...!

ABÇS
Lrgullo26/07/2011 07:57
é... o tempo nos testa...
mas pretendo ser aprovado nestes testes =D

esta jabuticabeira deu algumas brotações, demorou, mas depois que saíram tiveram um crescimento bem rápido... acho q mês que vem vou passá-la para a terra... dai só esperar alguns anos =D

abraço!!
Lrgullo28/12/2011 21:02
como já perceberam, passei algumas plantas para o chão de casa...
e esta jabuticabeira foi junto...
segue foto para atualizar ela...

agora é esquecer ela... =D

abraços!!