Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

raizes

Anderson Oliveira lima20/06/2011 20:11
raizes
dá pra gerar outra planta somente de uma raiz?
Thiago Batista20/06/2011 21:20
Em algumas plantas é totalmente possível e, em alguns casos, é a melhor forma de propagação, como no caso dos gengibres, que se propagam pelos rizomas.

A goiabeira aceita muito bem a técnica de estaca por raíz. Basta ter uma raíz pivotante de bom tamanho e plantá-la em areia e terra vegetal.

Espero ter ajudado.

Um abraço
Anderson Oliveira lima21/06/2011 09:28
e com ficus dá certo?
Thiago Batista21/06/2011 16:24
Olha, eu nunca ouví falar desse procedimento em fícus não, mas como são espécies com grande poder de repodução, é possível que dê certo.

Aqui vai um texto retirado do site http://www.jardineiro.net/br/artigos/estaquia.php que explica muito bem o processo.

Algumas plantas se encaixam muito bem neste tipo de propagação, pois guardam muitas substâncias nutritivas na raiz e tem grande poder de regeneração. Comece desenterrando uma planta jovem com cuidado e solte a terra em volta dela com água, para não danificar as raízes. As raízes escolhidas para estacas deverão ter no mínimo 5 mm de diâmetro e de 5 a 15 cm de comprimento. Faça um corte reto junto à base da raiz mãe e um corte oblíquo na outra ponta. Coloque as estacas com o corte oblíquo para baixo no substrato e cubra-as deixando a outra ponta à mostra, depois cubra com 3mm de areia. Regue regularmente.

Texto: Raquel Patro
Anderson Oliveira lima21/06/2011 16:25
obg
FW Maciel22/06/2011 21:16
ficus é meio que "praga"

pega fácil, fácil...acredito que com raiz seja possível tb.
GuilaTeipel23/06/2011 11:57
bom dia..

certa vez eu cortei um excesso grande de raiz de um ficus e deixei ela plantada, ficando de fora só uma pedaco de cerca de 1 cm, passou meses e nada de brotar,
o que eu fiz entao foi enxertar pequenos galhos em torno desse `toquinho`de raiz, um pegou e vai bem até hj.

abracos