Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustrum

12
afonso Fengler21/06/2011 15:24
Ligustrum
Olá amigos do bonsai
Quero a ajuda de vocês neste ligustrum.
É bastante cedo para trabalhar as plantas, mas levando em consideração a espécie e a quantia de plantas que eu tenho pra trabalhar preciso fazer assim. Vou trabalhando primeiro as que agüentam mais e em seguida as outras pela ordem de dormência. Pois algumas saem antes e outras mais tarde da dormência, sendo o trabalho de poda e transplante finalizado pelas azaléias.

Vou postar as fotos para que me ajudem a escolher a frente e o que pode ser feito com esta planta, fiz a desfolha ontem. Aguardo sugestões e ou projeções.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.195399980507397.44942.100001121880154

Um abraço
Afonso
Nikkei 10021/06/2011 18:09
Muito bonita! ela tem 3 troncos.
A primeira foto me parece mais interessante, principalmente pelo nebari.
O que acha de diminuir os dois troncos maiores e fazer uma copa baixa com os 3 troncos, bem densa dando aspecto de robustez? tipo assim:

Mas antes aproveita a parte de cima com um alporque.
Outra sugestão seria (seguindo a primeira foto), eliminar os galhos do tronco da esquerda, utilizar o da direita fazendo uma copa e o do meio como tronco principal.
nickyfury21/06/2011 18:40
bonsai
Afonso, a idéia do Nikkei é realmente muito boa, pois permite uma construção excelente a partir apenas de algumas reduções. Por outro lado, se vc manteve o tronco maior, que possui um bom movimento inicial a partir da base, creio que pode querer tambem uma planta mais alta. Por isso, sugiro reduzir o tronco, elegendo um novo apice, cortando o excedente de galhos, em todos os pontos de brotação, aramando em seguida para redirecioná-los.

Minha idéia é manter o tronco da esquerda, mas aramar seu apice para formar com ele um pseudo galho, que iria cobrir a ausencia de galho na area adjacente da planta principal. Por outro lado, esse galho tambem pode ser obtido após aramar e baixar o galho imediatamente acima desse ponto. São duas opções, mas acredito que a primeira seja a melhor, pois aproveita o tronco da esquerda, ampliando a base geral da planta o que certamente implica num nebari mais interessante ao final. Veja então as linhas de corte que sugeri:

Os galhos cortados deverão receber arame, para que sejam reposicionados corretamente, em posições mais horizontais, favorecendo uma posição mais adequada ao estilo. Corte sempre reduzindo todos os galhos ao menor tamanho possível, dentro da condição de cada galho, para que as novas brotações, quando vierem possam ser devidamente formatadas, via arame e poda de manutenção.
Elio21/06/2011 19:11
Afonso, eu faria uma limpeza nessa profusão de ramos.
Tiraria todos os verticais (pra cima e pra baixo), deixando apenas os horizontais.
Tiraria os desnecessários (que quebram a harmonia da planta)
Depois encurtaria os que restaram e os aramaria, reposicionando-os.

abraço
afonso Fengler21/06/2011 21:33
Olá.
Terminei agora os trabalhos. Apesar, que isso não dá pra chamar de trabalho e sim lazer.

Muito obrigado pelas orientações Nickyfuri e Elio. Nikkei 100 muito obrigado também, se não ficar bom esse, ainda posso seguir o teu projeto

Seguindo mais ou menos a opinião de vocês sobrou isso. Faltam alguns ajustes, pois numa só vez dificilmente se consegue ver os defeitos que ficaram e principalmente a noite.
Se alguém tiver alguma sugestão, algum galho que não ficou bom, podem me falar.
Olhando agora a foto, faltou aramar o galhinho do ápice, rsrsrs. Mas até que foi bom pois ele esta muito fino ainda e poderia secar.

com escala
SEKI - Elio Luis Secchi21/06/2011 22:43
Gostei da intervenção, Afonso. A retirada de boa quantidade de galhos clareou a situação e a modelagem da estrutura báscia, a meu ver está ótima. O galhinho do ápice pode até cortar, brotarão outros na base dele ajudando a fechar o ápice por aí mesmo. Eu não deixaria subir muito mais que isso pois dá a sensação de uma planta mais robusta. Se deixar o ápice subir demais, alongará a planta, o que creio, neste caso, não é interessante. Parabéns pelo trabalho realizado.
Abraço
Nikkei 10022/06/2011 08:59
A boa distribuição dos galhos nos 3 troncos dá a sensação que o tronco do meio teve crescimento primeiro e os outros dois tentam buscar a luz solar se desviando deste tronco principal. Os galhos estão muito bem posicionados, excelente trabalho! Parabéns
Elio22/06/2011 10:03
Afonso......pra mim, vc matou a pau!

Parabéns!
Ricardo Guarido22/06/2011 10:10
Linda intervenção! Parabéns!

Do amigo, Ricardo.
MarcoBonsaiPoa22/06/2011 10:22
Bacana!Parabéns, bela planta Afonso!
afonso Fengler25/06/2011 11:44
Ola pessoal
E aí Elio Luis, que bom que gostou. Já meti a tesoura naquele galhinho do ápice.
Nikkei 100, Ricardo e Marco, que bom que gostaram. Agora é só esperar que brote bem.
Elio, então era mais ou menos isso que você tinha em mente.
Agora novamente paciência para que a planta faça sua parte.

Muito obrigado a todos
Um abraço
Afonso
afonso Fengler25/06/2011 18:44
Bom este ligustrum trabalhei este final de semana. Vou postar as fotos, para que possam opinar e melhorar a planta.

Antes de desfolhar

depois de desfolha

e depois de trabalhada

Um abraço
Afonso
RCasagrande25/06/2011 18:53
FIKOU BONITO CARA...
ACOMPANHANDO...

GRANDE ABRAÇOS....
Mário Sérgio27/06/2011 11:00
Muito bom trabalho, parabéns!!!!!!

Acompanhando!!!!!!
Renato Rodrigues Roehrs27/06/2011 11:30
Show de bola, os dois!

Acompanhando.

Abraços.
afonso Fengler27/06/2011 12:03
Que friagem, 2 graus negativos e sensação térmica pior ainda.

Vejam como ficou o ligustrum com a geada, até a terra congelou.

tirei de umas outras plantas pra verem geada

Um abraço
Afonso
Filipe Henrique27/06/2011 12:11
Afonso,

Parabéns pelos belos materiais e pela ótima estilização!

Parabenizo também pela seleção do material e ou a forma conduziu até o momento da intervenção, plantas muito promissoras com bastantes opções de trabalho. Não acredito que devesse esperar mais para proceder as modificações de 1ª feita por vc...

Quanto a 1ª planta teria ficado com a opções do nikkey, porem isso seria mais uma questão de gosto, prefiro as baixinhas... rsrsrs

vlw brother

abraços
daniel pipolo29/06/2011 20:58
Parabéns ...
Roberto Fávaro29/06/2011 22:16
Lindos seus trabalhos Afonso, parabéns.

O Ligustro pode ser desfolhado e podado esta época? Pergunto, pois adquiri um variegata e tenho vontade de trabalhar com ele.

Obrigado.
Abraço.
afonso Fengler30/06/2011 17:11
Pois é Felipe, mas vamos ver o que dá, assim vai ficar uma planta mais trabalhada e da outra forma um tanto mais simples.

Roberto com certeza ainda é cedo, mas como eu tenho muitas plantas e se esperar para trabalhar todas na época certinha eu não faço nem a metade (são duas coisas: o pouco tempo e plantas demais) acredito que isso aconteça com a grande maioria dos bonsaistas, quando menos espera ta com um número de plantas além do que pode cuidar e comigo não é diferente (umas quantas vezes caminho entre elas e penso qual delas devo eliminar, dou mais uma volta e acabo desistindo e assim vai ficando). Então por isso já estou trabalhando elas e este tipo de ligustrum agüenta bem, esse teu ligustrum deve ser um outro tipo e por ser varegata não agüenta tanto, então se você puder esperar para o início da primavera será mais prudente.

Já que estou pontando seguem fotos da geada que ocorreu no dia 28/06 no outro dia das fotos anteriorer:

muito mais frio e gelo que no dia anterior, sorte que logo o sol apareceu:

o bom é caminhar nessas gramas durinhas de gelo

depois dessa o ulmus vai perder as folhas:

e o junipero agradeçe

um abraço
Afonso
Renato Rodrigues Roehrs30/06/2011 17:24
Pois é... tem feito alguns dias como este por aqui...
O junípero ficou com um aspecto muito bonito.

Abraços.
Roberto Fávaro30/06/2011 17:46
Geada... Difícil por aqui. Vou cuidar do variegata na primavera mesmo, Afonso. Ainda não cheguei a tantas árvores assim, quem sabe um dia!
Obrigado pela dica!

Abraços!
Gustavo Ribeiro01/07/2011 21:31
Show, a natureza !! aqui os meus ulmus ja perderam as folhas e estão brotando agora !! ´e mole?? 😉 😉

Os resedas tambem algums ja cairam a ums 2 meses!os de jardins tambem e nem faz tanto frio assim , 10 graus aqui é 1 vez no ano e depende muito !!

Parabnes pelas plantas !! quero acompanhar a brotação!!
LEAO01/07/2011 22:08
Bom trabalho, ou diversão, Beleza de procedimentos.
Donegá02/07/2011 08:42
Olá Afonso,

Belissímos exemplares e mt bem trabalhados, o primeiro ligustrum ficou incrível. Parabéns!
12