LEAO23/06/2011 00:45
Bougainvillea
Fazia muito tempo que queria ter esta planta, acho ela muito bonita, mas tive paciência para esperar, e hoje uma vizinha quis me dar de presente, porque ela estava muito velha, aceitei é lógico, pena que perdi o vaso, dos antigos. Ela deve ter aproximadamente mais de 10 anos, não sei ao certo sei que a época não é a oportuna para transplantar mas como era dado não tinha como recusar. Só uma pergunta posso cortar ela em três, porque ela está um pouco alta, mede 80 cm de altura e 5,5 cm de diametro no tronco mais embaixo. Ou devo esperar o início da primavera?
Nebari
Vou colocar mais fotos outro dia. O Facebook entá em conflito com o Internet Explore.
nickyfury23/06/2011 08:01
bonsai
Leão, essa espécie é como qualquer outra, exceto pelo fato de que pega super bem por estaquia, de qualquer grossura. Mas a época correta para intervenções como essa que pretende fazer cortando o tronco, é na primavera. Sugiro, então, que aguarde até a próxima primavera (ano que vem), para imprimir essas alterações. Até lá, vá cultivando em local semi sombreado, fornecendo uma rega sem encharcar o substrato, comparecendo com adubação apenas quando a planta estiver com ótima brotação, emitindo novos galhos, longos e bem compostos por folhagem.
Durante um ano, sua planta terá se recuperado bem o bastante para suportar qualquer intervenção mais intensa que voce pretenda realizar. É o tempo minimo necessário para que ela fique estável, saudável, de forma que vc não terá problemas em cortar onde quiser, ok? Lembre-se, a paciência é a primeira e principal ferramenta que nós, bonsaistas, devemos aprender a dominar e a usar. 😉
LEAO23/06/2011 20:59
nickyfury24/06/2011 10:25
bonsai
Leão, tenho visto colegas mais experientes que eu perder material de qualidade por não terem tido a retidão necessária para aprenderem a esperar o tempo certo para trabalhar. É algo estressante, bem sei, termos que aguardar um ano, dois ou tres, para colocar "mãos à obra" e "detonar" a planta, mas se não pensar com clareza, observando a razão desse comportamento, adotando-o como prática, estamos fadados ao fracasso, e ao que é ainda pior: a perda.
Por isso volto a afirmar a voce o quanto é importante aguardar o tempo passar, a planta recuperar e ficar forte e saudável, antes de empenhar-se nela.
Principalmente por que vendo todas as imagens, percebemos que há uma grande possibilidade de fazer diversos alporques e retirar mais material de qualidade a partir de alguns desses galhos, para formar shohin bonsai principalmente, aproveitando ainda mais a planta. Então, esperar algum tempo é algo ainda mais crucial e importante, a meu ver.
Enquanto essa ano passa, vc poderá estar cuidando de outras plantas, preparando e obtendo outros materiais de trabalho, de maneira que nem irá se aperceber do transcurso do tempo necessário à recuperação dela. Uma grande primavera que eu e o amigo bonsaista Glauco Felix retiramos em uma escola aqui do DF ficou plantada num caixote, recuperando-se, por mais de tres anos, antes que nós voltassemos a ela para realizar modificações. E mesmo assim, as maiores alterações no tronco foram realizadas depois de mais dois anos dessa primeira. O tempo, para nós, é fator preponderante quanto ao sucesso de nossas intervenções, e devemos aprender a lidar com ele, sem estresse.
LEAO24/06/2011 14:28
Nicky você realmente mostra um apaixonado pela arte do bonsai, admiro-o pela qualidade do seus conteúdos nos vários post por você colocado. Parece que a planta é sua, só tenho a agradecer e dizer que vou esperar o tempo que for necessário, mas esta planta é muito importante para eu começar a trabalhar e não penso de maneira nenhuma em perdê-la. Fique tranquilo que paciência eu tenho e observarei fielmente os prazos prescritos, por você com tamanha sabedoria, competência e dinamismo.
nickyfury24/06/2011 15:20
bonsai
Leão, mais que um espírito forte de um LEÃO, vc mostra que tem espírito de BONSAISTA. Parabens. 😄
Otoniel Santos24/06/2011 16:54
Re: bonsai Nicky
Nicky boa tarde!!!
Eu as vezes vou ao DF e Goiania a trabalho e não consigo encontrar tempo para pesquisar lojas que trabalhe com acessórios (ferramentas para bonsai), vc poderia me ajudar? Onde comprar? Brasília ou Goiania?
nickyfury24/06/2011 18:33
bonsai
Otoniel, atualmente não há locais que comercializem ferramentas para bonsai no DF nem em Goiania. O melhor é São Paulo/SP, sendo que posso indicar a loja Tenman ya presentes, situada na Rua dos Estudantes, numero 19, Bairro Liberdade, São Paulo/SP, como o melhor point para adquirir ótimas ferramentas japonesas, de qualidade e a bom preço:
http://www.tenmanya.com.br/index_sub0.cfm?categoria=18
Não sei se vendem por correspondencia, então terá que verificar nos fones informados na pagina. Se tiver parentes em Sampa, faça como eu fiz: envie grana no valor da peça a ser comprada, mais o valor do frete de envio, e pronto. Se não tiver, então o melhor é se programar e dar um "pulinho" até lá, para comprar pessoalmente. 😄
luisgarske27/06/2011 12:22
Olá Leão,
Show de planta eih, parabéns.
Uma pergunta básica, você furou bem a bacia?
Abraço,
Garske
www.santacruzbonsaiclube.com.br
LEAO27/06/2011 23:14
Oi colega Luis, de clube e bonsai. Sim muito furo, sendo a primeira camada com furos bem maiores, e no fundo vários furos para drenar mesmo. Valeu!!!