Galhos na Paineira
Todos aqueles que já tentaram conduzir um bonsai a partir de uma paineira já se depararam com um pequeno problema: A planta tem um forte crescimento apical, e a dificuldade em se conseguir galhos laterais é alta. Em muitos casos, aliás, o que acontece é que quando uma gema desperta, ela já começa a subir, e se não for controlada desde tenra, torna-se quase impossível abaixar o galho que está a crescer.
Devido a isso, comecei a testar uma nova experiência.
Explico, então, como fiz:
Primeiramente, realizei uma pequena poda na planta, na gema apical, com fim de acordar as gemas laterais, com o cuidado de cortar todas as folhas, mantendo, no entanto, o seu pecíolo, com o fim de estimular mais gemas a brotarem simultaneamente.
Depois disso, realizei um pequeno procedimento para que os novos brotos nascessem para os lados:
Material necessário:
Tampinhas dessas de potes descartáveis

Com a tampinha em mãos, cortei-a a até o meio, mais ou menos, e chegando lá, fiz um furo, mais ou menos com o diâmetro do tronco, no local onde iria ser colocada.
Com a tampinha já devidamente recortada, coloquei-a no local desejado (acima das gemas onde eram esperadas as brotações). Coloquei tantas quanto era necessário.
Resultado parcial:

Por enquanto é isso.
Se der certo, mais pra frente eu posto mais fotos para mostrar como ficou.
Se alguém já fez alguma experiência parecida, deixo aqui aberta a discussão a respeito dessa técnica, que, ao meu ver, pode dar certo para outras plantas também.
Um abraço a todos.
Devido a isso, comecei a testar uma nova experiência.
Explico, então, como fiz:
Primeiramente, realizei uma pequena poda na planta, na gema apical, com fim de acordar as gemas laterais, com o cuidado de cortar todas as folhas, mantendo, no entanto, o seu pecíolo, com o fim de estimular mais gemas a brotarem simultaneamente.
Depois disso, realizei um pequeno procedimento para que os novos brotos nascessem para os lados:
Material necessário:
Tampinhas dessas de potes descartáveis

Com a tampinha em mãos, cortei-a a até o meio, mais ou menos, e chegando lá, fiz um furo, mais ou menos com o diâmetro do tronco, no local onde iria ser colocada.
Com a tampinha já devidamente recortada, coloquei-a no local desejado (acima das gemas onde eram esperadas as brotações). Coloquei tantas quanto era necessário.
Resultado parcial:

Por enquanto é isso.
Se der certo, mais pra frente eu posto mais fotos para mostrar como ficou.
Se alguém já fez alguma experiência parecida, deixo aqui aberta a discussão a respeito dessa técnica, que, ao meu ver, pode dar certo para outras plantas também.
Um abraço a todos.