Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Galhos na Paineira

Thiago Batista23/06/2011 10:12
Galhos na Paineira
Todos aqueles que já tentaram conduzir um bonsai a partir de uma paineira já se depararam com um pequeno problema: A planta tem um forte crescimento apical, e a dificuldade em se conseguir galhos laterais é alta. Em muitos casos, aliás, o que acontece é que quando uma gema desperta, ela já começa a subir, e se não for controlada desde tenra, torna-se quase impossível abaixar o galho que está a crescer.

Devido a isso, comecei a testar uma nova experiência.

Explico, então, como fiz:

Primeiramente, realizei uma pequena poda na planta, na gema apical, com fim de acordar as gemas laterais, com o cuidado de cortar todas as folhas, mantendo, no entanto, o seu pecíolo, com o fim de estimular mais gemas a brotarem simultaneamente.

Depois disso, realizei um pequeno procedimento para que os novos brotos nascessem para os lados:

Material necessário:

Tampinhas dessas de potes descartáveis

Com a tampinha em mãos, cortei-a a até o meio, mais ou menos, e chegando lá, fiz um furo, mais ou menos com o diâmetro do tronco, no local onde iria ser colocada.

Com a tampinha já devidamente recortada, coloquei-a no local desejado (acima das gemas onde eram esperadas as brotações). Coloquei tantas quanto era necessário.

Resultado parcial:

Por enquanto é isso.
Se der certo, mais pra frente eu posto mais fotos para mostrar como ficou.

Se alguém já fez alguma experiência parecida, deixo aqui aberta a discussão a respeito dessa técnica, que, ao meu ver, pode dar certo para outras plantas também.

Um abraço a todos.
Mário Sérgio25/06/2011 09:51
Parabéns, bastante interessante essa sua técnica...
Thiago Batista26/06/2011 12:57
Obrigado. Até agora está dando certo. Os galhos já estão bem maiores.

Postarei mais fotos em breve. 😄
daniel pipolo25/10/2011 16:26
campanhando.///
Marcio Misso11/11/2011 12:41
Fala ai thiago!
Esta dando certo o esdquema da tampinha? Estou com uma muda de painera há uns anos e agora quero tentar minimizar o tamanho. Eu cortei os galhos apiciais para fortalecer a brotação lateral. Vamos ver no que dá!
SMART211/11/2011 14:54
acompanhando tb..

tenho 1 muda feita apartir de semente e quem sabe num vo precizar da tecnica do amigo né...
Thiago Batista12/11/2011 17:18
Olá, amigos,

Está dando certo sim. Ela deu uma parada no desenvolvimento devido à estação, mas agora que está voltando a desenvolver, vou tirar mais algumas fotos para mostrar como ficou.

Um abraço.