Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PH

hugopt06/12/2005 13:37
PH
Olá gostaria de saber até q ponto devo me preocupar c PH do substrato. Como faço essa mensuração? Terra vegetal adubada q vende em viveiros pode ser usada? Valeu
Illex06/12/2005 17:43
Re: PH
Olá Hugo,

Nao devemos e devemos nos preocupar muito com o PH do nosso substrato para Bonsai. Não é necessario ser exato na medição do PH e nem tao pouco balancear os solos para a mistura ate atingir o PH ideal para um tipo de planta. Podemo nos basear no seguinte, uma Azaleia gosta e muito de um solo bem Acido e rico em ferro, entao lhe proporcionaremos um solo Acido e rico em ferro, e nao calcularmos que ela gosta do PH do solo entre os numeros 3 e 5 da tabela de PH. A mesma coisa para os pinheiros que preferem solos mais Alcalinos (nem todos), se um pinheiro gosta de um solo alcalino e bem drenado, o faremos, sem nos preocupar com a exatidao do PH, so quem esse tipo de preocupação, a Alcalinidade. Mas se quiser pode usar um papel de tornar sol (nao sei como se escreve), que se vende em qualquer farmacia e medir o PH de suas plantas e saber se estao certinhos ou nao.

A terra vegetal adubada, pode ser usada sim, desde que a planta nao tenha sofrido uma poda de raizes. Ja que nao é aconselhavel aduba-la neste periodo, apesar que conheço amigos que utilizam sem maiores problemas, mas eu particularmente nao gosto. É so uma opniao amigo.

Espero ter ajudado. T+.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes08/12/2005 11:42
Oi Hugo !!!!! 😂 😂 😂

Existe um aparelho para medição de PH. Sábado quando nos encontrarmos, me lembre para lhe mostrar como funciona.

A pessoa que sabe onde vende e preço é o amigo Marco Nascimento.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
sergioturbo1027/12/2005 21:51
PH
amigo quando descobrir o nome do aparelho e o preço medio favor me avisar