Rafael Salviano24/06/2011 19:39
Mames - dá pra melhorar alguma coisa?
Olá Amigos!
Estou postando alguns Mames para apreciação e sugestões. Estavam em projeto há algum tempo e agora consegui finalizá-los parcialmente.
Gostaria de opiniões, sugestões e críticas, afinal, O APRENDIZADO DEPENDE DA MANEIRA QUE ENCARAMOS AS CRÍTICAS.
Serissa kengai
Serissa han-kengai
Duranta - tronco oco (yamadori)
O isqueiro utilizado para comparação é dos menores, de 5 cm.
Abraço a todos!!!
Guilherme Cahú24/06/2011 22:30
Mamezinhos de serissa e duranta...! @.@'
Estarei acompanhando! 😄
fabricio ribeiro24/06/2011 23:08
Simplesmente lindas! também vou acompanhar... 😄
Ricardo Guarido25/06/2011 02:54
Caro colega Rafael Salviano!
Dá pra melhorar sim!!! Aqui em casa elas ficariam bem melhores!!! Hehehe...o defeito que aponto é elas não serem minhas! 😂
Brincadeiras a parte, e "opinião" de iniciante, achei lindas! 😉
Do amigo, Ricardo.
RCasagrande25/06/2011 12:31
MUITO BUNITOS... 😲
ACOMPANHANDO...
Gustavo Ribeiro25/06/2011 13:01
Olha ,a Duranta 😲 ja esta chamando a atenção!!!ta ficando show..
parabens!
nickyfury25/06/2011 21:28
bonsai
Rafael, as serissas podem ser melhoradas sim. Observando a imagem que mostra a primeira lateralmente, vemos que há apenas um galho descendo, quando o ideal seriam dois, ou tres, criando patamares mais curtos que o primeiro e sobreposto a ele. Assim, fica ainda melhor a estruturação. Para formar, deixe um galhinho superior ou no interior do galho principal alongar bastante, formatando ele com aramação, com um movimento levemente sinuoso lateralmente, descendo até a metade do comprimento do tronco principal.
Em seguida, com outro galhinho, forme um terceiro por sobre o segundo, até a metade deste. Com a sinuosidade, a planta ganha maior movimento e com os troncos sobrepostos, a planta ganha maior qualidade técnica, visualmente falando.
Em relação à durante, sugiro trocar o vaso por outro, de borda mais baixa, ou então permitir o alongamento de um galhinho, para baixar via aramação e formar um han kentai, sendo permitido assim manter o vaso atual, sem desqualificar o resultado final.
Particularmente aprecio muito os mame ou mini bonsai, e tenho vários, de variadas espécies, em meu viveiro. Atualmente estou formando tres de acer kaede (burgerianum), bem como de jabuticabeira, pitangueira e carmona. A serissa é de longe o melhor, dada a facilidade de conservação e de manutenção. Os mais dificultosos são os de ficus, piracanta, caliandra e ulmus, mas não impossíveis, é claro, desde que haja boa vontade e paciência, por parte do cultivador.
Vc está no bom caminho, continue assim e se dará bem. Parabens por seus trabalhos.
Rafael Salviano26/06/2011 15:21
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Rafael, as serissas podem ser melhoradas sim. Observando a imagem que mostra a primeira lateralmente, vemos que há apenas um galho descendo, quando o ideal seriam dois, ou tres, criando patamares mais curtos que o primeiro e sobreposto a ele. Assim, fica ainda melhor a estruturação. Para formar, deixe um galhinho superior ou no interior do galho principal alongar bastante, formatando ele com aramação, com um movimento levemente sinuoso lateralmente, descendo até a metade do comprimento do tronco principal.
Em seguida, com outro galhinho, forme um terceiro por sobre o segundo, até a metade deste. Com a sinuosidade, a planta ganha maior movimento e com os troncos sobrepostos, a planta ganha maior qualidade técnica, visualmente falando.
Em relação à durante, sugiro trocar o vaso por outro, de borda mais baixa, ou então permitir o alongamento de um galhinho, para baixar via aramação e formar um han kentai, sendo permitido assim manter o vaso atual, sem desqualificar o resultado final.
Particularmente aprecio muito os mame ou mini bonsai, e tenho vários, de variadas espécies, em meu viveiro. Atualmente estou formando tres de acer kaede (burgerianum), bem como de jabuticabeira, pitangueira e carmona. A serissa é de longe o melhor, dada a facilidade de conservação e de manutenção. Os mais dificultosos são os de ficus, piracanta, caliandra e ulmus, mas não impossíveis, é claro, desde que haja boa vontade e paciência, por parte do cultivador.
Vc está no bom caminho, continue assim e se dará bem. Parabens por seus trabalhos.
Obrigado Nick!
Será que vc pode postar uma foto de alguma árvore que vc tenha desenvolvido da maneira que me descreveu, para que eu possa visualizar e executar de maneira adequada?
Acho que entendi a descrição, mas visualizando seria melhor.
Abraço!
Rafael Salviano26/06/2011 15:24
fabricio ribeiro escreveu:
Simplesmente lindas! também vou acompanhar... 😄
Valeu! Abraço.
Rafael Salviano26/06/2011 15:24
Ricardo Guarido escreveu:
Dá pra melhorar sim!!! Aqui em casa elas ficariam bem melhores!!! Hehehe...o defeito que aponto é elas não serem minhas! 😂
Do amigo, Ricardo.
Rsrsrsrs Valeu Amigo!
Abraço
Rafael Salviano26/06/2011 15:32
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Quanto à duranta tenho um outro vaso bem mais raso e parecido com esse.
Acho que por enquanto vou seguir a segunda opção, mas se não ficar bom, tento a primeira.
Abraço!
Lucas da Silva e Silva28/08/2011 18:17
Muito bom principalmente a ultima. Acompanhando...
Diego Santana29/08/2011 08:42
Amigo assim que vi esta sua duranta logo pensei, encontrei a irma desaparecida rsrsr...
Ai esta minha pequenoa muito parecida com a tua....

Rafael Salviano29/08/2011 10:31
diegosanta049 escreveu:
Amigo assim que vi esta sua duranta logo pensei, encontrei a irma desaparecida rsrsr...
Ai esta minha pequenoa muito parecida com a tua....

Linda essa planta!
Cara vc não acredita, perdi a duranta em uma geada a uns 20 dias....
As outras duas estão brotando, mas a duranta não 🙁
Abraço
stokmann29/08/2011 10:36
Belos exemplares. Parabéns.
Acompanhando...
Um forte abraço,
Anderson
JohnTavares29/08/2011 11:13
Ricardo Guarido escreveu:
Do amigo, Ricardo.
Concordo com o caro amigo Ricardo rsrs
estão lindas, Abraço
Diego Santana29/08/2011 11:44
Rafael faz parte da cultura, duvido algum bonsaista o mais renomado que for, que nao tenha perdido alguma planta..........