Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ACEROLINHA... (ATUALIZADO 30.04.2013)

12
RCasagrande25/06/2011 12:19
ACEROLINHA... (ATUALIZADO 30.04.2013)
BOM PESSOAL OLHA EU DE NOVO.... 😂

AQUI EH MAIS UMA TENTATIVA DE MAME MAS AGORA COM ACEROLA.
ELA ESTA PLANTADA UM FUNDO DE GARAFA PET DE 2L TODO FURADO FEITO COMO UM ESCORREDOR E ELE JAH ESTA NA MAMADEIRA...
ELE TEM APROCIMADAMENTE 17 CM...

AS FOTUS... ➡️

AGUARDO SUGESTOES....
ABRAÇOS...
T+...
SMART226/06/2011 21:10
fora o Dedão q parece q foi quebrado (ultima foto) o resto ta show de bola heh
RCasagrande26/06/2011 21:49
SMART2...

DESCONSIDERE OS MEUS DEDOS DO PES QUEBRADOS DE TANTO JOGAR BOLA.... RSRSRSRS 😄
ME LEMBRAREI DESSA PRA NAO APARECER NAS PROXIMAS FOTOS...RSRSRSRSRSRS

E OBRIGADO.... 😄

ABRAÇOS....
RCasagrande08/07/2011 13:47
ATUALIZANDO MAIS UMA... 😂

COMO ESSA NAO FOI SUGERIDO MUITA COISA, DECIDI FAZER ALGO POR CONTA PROPRIA... 😂

A PLANTA APRESENTAVA 17CM DE ALTURA MAS AGORA ESTA COM APENAS 13CM... 😂

AS FOTUS ➡️

VISAO DA NOVA DISTRIBUIÇÃO DE GALHOS....

ESPERO Q TENHAM GOSTADO... SUGESTOES E CRITICAS SAO BEM VINDAS...

ABRAÇOS...
fermga08/07/2011 20:09
Estas sao minhas sugestoes para sua planta

é uma alteração bem drástica mas que proporciona um resultado muito agradável tanto quanto movimento e tbm conicidade, e se tratando de uma acerola ela com certeza vai responder rápido pois seu crescimento é bem acelerado.
Pedro Catarin08/07/2011 21:37
Seguindo as dicas de fermga você terá uma planta no estilo moyogi tradicional, o que ficará bem legal. Porém, não descarte a possibilidade de mudanças mais radicais para conseguir estilos mas ousados como o literati ou até mesmo algo mais "natural" como por exemplo a forma que os Ipês adultos tem.

OBS: Procure por Ipê no google imagens para ter uma ideia do que estou falando. 😉

Abraços!!
RCasagrande08/07/2011 23:52
OLA FERMGA...

VC SUGERIU MAIS OU MENOS ISSO, NO ESTILO MOYOGI, CERTO ❓

E DESCULPE-ME A FOTO Q FOI MANEJADA NO PAINT... 😂 😂 😂

AGUARDO....
fermga09/07/2011 00:13
na verdade nao... mas quase isto
o galho que vc deixou eu retiraria e aproveitaria o mais fino do lado direito para melhorar a conicidade. Um pouco mais claro
RCasagrande09/07/2011 00:29
ENTAUM EH MAIS OU MENOS ISSO... ➡️

Pedro Catarin09/07/2011 00:47
Pelo que entendi, provavelmente é isso mesmo. Conforme o tempo for passando, e os brotos surgindo, você vai selecionando e posicionando eles de acordo com as "regras".

Abraços!
RCasagrande09/07/2011 02:13
OKAY PEDRO E FERMGA...

SO Q TA AI UM DOS MEUS PROBLEMAS... 😠

EU ATE POSSO CONSEGUIR AJEITAR O TRONCO PRINCIPAL, MAS DEPOIS EU ME ''ENROLO'' NOS GALHOS SECUNDARIOS, QUAL VOU USAR, COMO FORMAREI A COPA DELE, E AI AS DUVIDAS COMEÇAM A APARECER AOS MONTES ... 😠 🙂

BOM CONFORME ELA VAI CRESCENDO EU VOU POSTANDO PRA TIRAR AS DUVIDAS BASICAS DE UM INICIANTE... 😂
fermga09/07/2011 16:38
Sim é isto mesmo... Se vc gostou faça isto e assim que forem surgindo novos galhos vai atualizando teremos prazer em ajuda-lo.
RCasagrande13/07/2011 13:27
OPA FERMGA...
ATUALIZANDO.... 😂

DECIDI FAZER DO JEITO Q VC ME SUGERIU... 😂

➡️

AGORA SOH AGUARDAREI AS BROTAÇOES PRIMAVERIL, PARA VER COMO IREI SEGUIR COM A VOSSA AJUDA, E SEGUINDO A DICA DO NICKY EM OUTRO TOPICO, NA PRIMAVERA COLOCA-LO NUMA
BACIA.... 😂

E HOJE ME PREOCUPEI UM POUCO AO VER ISSO NA MINHA PLANTA... ➡️

NAO SEI O MOTIVO DE ISSO TER APARECIDO E GOSTARIA Q COMENTACEM A POSSIVEL CAUSA SE IRA PREJUDICAR A MINHA PLANTA, O Q FAZER ? 😕 😕
(AS PARTES APONTADAS ESTAO SECAS NAO SEI SE É SO SUPERFICIAL OU É MAIS PROFUNDO) 😕
AGRADEÇO

E OPINIOES SAO BEM VINDAS.... 😂

ABRAÇOS...
fermga13/07/2011 19:52
isto mesmo gostei da intervenção agora é so a guardar, agora sobre o outro assunto nao sei oque pode ter causado os machucados talves foi na própria aramação, se continuar assim não tem problema algum, pois acho que é superficial.
Pedro Reimão13/07/2011 22:39
Casagrande, gostei do seu trabalho e acho tambem que você escolheu um tamanho complexo de se trabalhar, mas se é seu sonho lute e conquiste.
Bom vou dar a minha opinião sobre sua planta, achei que a segunda curva não ficou natural, o tronco ficou curvo e bonito já a curva da copa fico muito "reta", tente da uma retorcida nela.
Lembrando que essa é minha simples opinião.
fermga14/07/2011 00:05
agora que o amigo Pedro Reimão disse eu reparei o galho ta bem reto mesmo, precisa ser empregado mais movimento... e a bitola do arame acho que esta grossa d + para a espessura do galho.
Filipe Henrique14/07/2011 10:34
opah,

o mais indicado ao formar uma planta no estilo poretendido é que alem de movimentos para os lados, ela tenha movimentos pra frente e para tras, mesmo que não tão acentuados, assim vc consegue dar uma impressão de profundidade.
Alem disso, é bom que esse movimento não seja muito repetitivo para não tornar o trabalho "chato" como diz NAKA.
quanto a planta, tambem achei a parte perto do apce muito reta, como disse o Pedro.

abraços
RCasagrande14/07/2011 10:52
OLA PEDRO REMIÃO, FERMGA E FILIPE...

CONCORDO COM VCS Q O APICE ESTA MUITO RETO (NAO TINHA REPARADO), POR ISSO Q HJ MSM EU JA DEU UMA ''ENTORTADA'' NELE.... 😄
VEJAM COMO FICO... ➡️
ESPERO TER FIKADO DO JEITO Q O FERMGA DESCREVEU...

A QUESTAO DO ARAME EH Q EU SOH TINHA ESSE, NO MOMENTO AI HJ FUI NA CASA DE UM COLEGA ELETRICISTA, E PEDI UM PEDAÇO DE ARAME MAIS FINO COMO PODEM VER NA FOTO.... 😉

AI COM TODO CUIDADO EU DESENROLEI O FIO MAIS GROSSO E COLOQUEI O FINO... 😂
ESPERO Q TENHA FICADO MELHOR.... 🙂

FILIPE FALANDO EM GALHOS TEREI Q ESPERAR AS BROTAÇÕES NA PRIMAVERA PRA PODER DESCIDIR QUAL UTILIZAR, PRA FAZER A COPA, E DAR UMA VISUALIZAÇÃO DE PROFUNDIDADE TBM...
TEREI Q ESPERAR UM POUCO....
TENHO Q TER PACIENCIA... 😉

OBRIGADO PELAS OPINIÕES...
E ESPERO MAIS TAMBEM, QUANTO MAIS OPINIÕES MELHOR FICA A PLANTA.... 😂 😂

ABRAÇOS.....
Pedro Reimão14/07/2011 16:11
Casagrande fico feliz de ter podido ajudar um pouquinho que seja no desenho de sua acerola.
Bom gostaria de salientar dois pontos importantes que percebi neste último post.
Ponto número 1 > Não desenrrole arame, isso pode danificar um trabalho de meses, corte ele em pedacinhos pequenos e vá retirando, pelo menos assim me ensinaram, de mais uma lida e veja se estou correto.
Ponto 2 > Não se assuste, ela não vai esperar ate o final do inverno para rebrotar, fiz uma poda geral na minha e pouco tempo depois começou explodir brotinhos, então se prepare.
No mais acho qie é só, nos mantenha atualizados para que possamos aprender cada vez mais.
RCasagrande15/07/2011 00:34
PEDRO...

SOBRE O ARAME EU SEI Q NAUM SE PODE DESENROLAR, MAS O CASO EH Q EU TO SEM UMA ALICATE DE CORTE, POIS SE TIVESE EU RETIA RETIRADO ELE BEM FACIL... 😂

SOBRE A BROTAÇÃO EU NAUM TO TAO PREOCUPADO ASSIM EH Q ESSA PLANTA AINDA EH NOVA E PODE DEMORAR UM POUKO TALVEZ... 😉

E NA PRIMAVERA EU IREI COLOCALA NUMA BACIA MAIOR, SEGUINDO UMAS DICAS AKI DO FORUM.... 😉
Pedro Reimão15/07/2011 10:02
Casagrande que bom que sabe então e que pena que tava sem seu material completo de trabalho.
Quando for passar ela para a mamadeira te passo minha experiência com a minha pode te dar uma luz bem legal de como trabalhar.
RCasagrande25/07/2011 14:24
OLA CAROS COLEGAS...

ME SURGIU UM QUESTÃO AQUI... 🙄

E EU GOSTARAI DE SABER QUANTO TEMPO TEREI Q DEIXAR O ARAME NA ACEROLA... ❓ ❓ ❓

ABRAÇOS...
Fagner Alves28/07/2011 20:41
acerola
oi tb aproveitei esse topico para sabe quanto tempo devo deixa os arame em bonsai de acerola
Fagner Alves28/07/2011 20:44
acerola
sou iniciante queria muito sabe um pouco mais sobre cultivo de bonsai
Mateus28/07/2011 20:59
Fagner, como aceroleiras tem um crescimento rápido, o ideal é retirar os arames quando eles estiverem começando a marcar o tronco ou galhos...

Abrçs!
12