gpsabino25/06/2011 17:47
Dúvida simples sobre o Osmocote
Olá, Moderadores e foristas!
Nunca utilizei nenhum tipo de fertilizante químico de liberação lenta.
Gostaria de saber qual vocês usam: osmocote classic, Plus, Mega, Blaster e qual a duração da liberação do adube q vocês utilizam? 4- 12 meses??
Abração!
Mcdonald25/06/2011 17:53
Acompanhando.
Tb estou interessado nesta resposta. Pretendo começar a utilizar.
afonso Fengler27/06/2011 17:56
Quem sabe ajuda
recebi um e-mail que a nipon bonsai me enviou oferecendo o produto, onde esclarece muita coisa sobre osmocote
segue abaixo o que eles me enviaram:
OSMOCOTE
Fórmula 14-14-14 (Liberação em 3-4 meses)
Formulação indicada para todos os tipos de plantas, como manutenção, para floração e fortalecimento do sistema radicular (pois é a fórmula de Osmocote com maior percentual de fósforo solúvel).
Pode ser aplicado em vasos, jardineiras e canteiros. Ideal para Bonsai, aquário plantado, orquídeas, palmeiras, cactus, mudas, plantas e flores em geral.
O que é Osmocote?
Osmocote é um fertilizante de liberação controlada, projetado para nutrir a cultura durante todo o seu ciclo de crescimento, liberando os nutrientes vitais de que ela necessita no momento mais adequado para sua absorção. É o fim do desperdício e dos erros de fertilização.
Qual a vantagem sobre os fertilizantes NPK solúveis e granulados?
Os fertilizantes solúveis como o Peters devem ser aplicados semanalmente, os granulados quinzenalmente ou mensalmente, essa frequência demanda grande mão-de-obra e causa muitos erros na dosagem, às vezes fatais. Esses fertilizantes liberam uma grande quantidade de nutrientes em curto período, e obviamente isso não é bom para as plantas. Queimaduras de raizes são muito comuns nesse tipo de adubação. Como as raizes ficam sob o solo não há como observar o estrago feito, então o jardineiro não entende porque suas plantas continuam estagnadas ou pioraram após a aplicação do fertilizante.
O Osmocote não queima as raízes das plantas e libera os nutrientes conforme suas necessidades reais, tal qual ocorre em um solo altamente fértil.
Experimente! Suas plantas vão adorar!!!
Dosagem:
3 a 7 gramas (aproximadamente uma colher de chá) por litro de substrato.
Essa variação (3-7 gramas) indica que se deve aplicar um pouco mais em plantas de rápido crescimento (flores, folhagens e mudas em geral) e menos para plantas lentas (cactos e orquídeas). O Osmocote é o fertilizante mais seguro que existe, não existe risco de superfertilização, portanto dosagens maiores podem ser aplicadas.
Frequência de aplicação:
Esta formulação com liberação em 3-4 meses pode ser aplicada apenas uma vez ao ano na primavera, estação em que a maioria das plantas desperta e demanda por mais nutrientes. É na primavera que as plantam produzem reservas que as nutrirão até o inverno. O Osmocote também pode ser aplicado duas vezes ao ano, na primavera e verão, para plantas de crescimento contínuo. No outono e inverno não é necessária a aplicação, é opcional, o jardineiro pode optar em fertilizar com menor quantidade do produto.
SEGREDO
O Osmocote em conjunto com o hormônio Superthrive e adubação orgânica (humus, esterco, composto orgânico ou bokashi) é o segredo para um jardim perfeito! Esse é o conjunto utilizado pelos horticultores, viveiristas e jardineiros mais bem-sucedidos do mundo! Faça um teste de apenas um mês e tire suas conclusões.
Como funciona?
Osmocote é um composto de nutrientes encapsulados por uma resina orgânica biodegradável. Esse conjunto de cápsulas forma grãos uniformes, facilitando o manuseio e a aplicação do produto.
O revestimento de Osmocote garante que os nutrientes de alta qualidade fiquem protegidos, porém disponíveis.
A água penetra pela camada protetora do Osmocote e dissolve os nutrientes, possibilitanto sua liberação para o substrato, no momento certo.
Esta liberação ocorre por pressão osmótica, podendo variar de intensidade conforme as variações de umidade e temperatura.
A tecnologia de Osmocote permite que as partículas se mantenham ativas por um prazo de até 4 meses. Com o esgotamento dos nutrientes, ela se torna biodegradável, não prejudicando o meio ambiente.
Manter fora do alcance das crianças
(fonte: Nipon bonsai)
Um abraço
Afonso
caiomalk27/06/2011 18:11
Excelente Afonso, esclareceu as minhas dúvidas, obrigado por compartilhar as informações, é isso aí! a união
faz a força!!!
Abraço
Elio27/06/2011 20:44
Mais uma ajudinha............
Eu uso Osmocote há mais de 4 anos, em todas as plantas e stou satisfeitíssimo.
Se serve de referência, ano passado quando o Carlos Tramujas esteve no meu viveiro, elogiou o estado fito-sanitário dos meus bonsai.
1. O osmocote 14-14-14, não tem micronutrientes
2. Eu uso o 15-9-12 que contém micronutrientes
3. Uso o de liberação 8/9 meses, assim, adubo na primavera e duram até o início do inverno.
4. Esse tempo estimado é em função de rega e temperatura ambiente. Quanto mais quente o tempo, menor a duração.
5. O volume por litro ( uma colher de chá) é para o de 3/4 meses de liberação.
6. Eu uso 4 vezes mais.
Bom, é isso aí..............recomendo!
abraço
caiomalk28/06/2011 10:50
As dicas do Elio, podem seguir que com certeza são válidas e de grande valor!
Obrigado por mais essa dica meu Amigo
Abraço
gpsabino28/06/2011 14:20
Olá, Élio e os demais!
Muito obrigado pelas dicas!
Élio. Você usa apenas o Osmocote ou intercala com adubos orgânicos?
Apenas o Osmocote dá conta?
Essa quantidade a mais que você adiciona não prejudica as plantas?Por exemplo: num vaso de um Bonsai médio de uns 2 L quantas colheres você adiciona?
Abração!
Elio28/06/2011 15:16
Gpsabino, uso só osmocote. Nos pré e mudas dou uma incrementada uma vez ao mês com biofert plus., meia dose, nos meses de primavera e outono.
Não uso adubo orgãnico.
Tenho Biobokashi líquido, que uso, eventualmente.
Superthrive só uso para estacas e transplantes.
Eu uso o osmocote 4 vezes mais porque o meu não é de liberação 3/4 meses e sim de 9 meses, consequentemente, como o adubo é liberado em menor quantidade (o tamanho das bolinhas é o mesmo), tenho que aumentar a quantidade.
Outrossim, como o osmocote libera um pouquinho, todos os dias, é difícil haver superadubação.
abraço
FabianoOpto28/06/2011 18:09
Prezado Elio, com a adição da adubação orgânica não haveria a incrementação de micronutrientes, que com o tempo vão diminuindo???
Apesar de o Osmocote 15-08-12, possui macro e micronutrientes, mas são suficientes???
São dúvidas de iniciante, de forma nenhuma é uma crítica!!!
Forte abç...
Elio28/06/2011 21:15
Então, Fabiano, os micro não vão diminuindo. Duram até todo os sais do interior da capsula de resina se diluirem e fizerem a osmose.
Normalmente, após 9 meses, ao apertar cada capsula ainda há sais.
Retiro e misturo ao solo da minha horta e no local (solo ) onde coloco alguns escorredores, para gastar até o fim.
abraço
gpsabino28/06/2011 22:28
Muito obrigado pelas informações Élio!
Apenas preciso encontrar um fornecedor do produto.
35 reais + frete é bom? (Isso no mercado livre);
Abração e obrigado novamente!
FabianoOpto29/06/2011 14:35
Elio, boa essa informação também tenho horta em casa, farei o mesmo!!!
Muito, obrigado e sem abusar, o húmus de minhoca pode ser usado como complemento no caso das arvores ainda em desenvolvimento????
Elio29/06/2011 19:11
gpsabino escreveu:
Muito obrigado pelas informações Élio!
Apenas preciso encontrar um fornecedor do produto.
35 reais + frete é bom? (Isso no mercado livre);
Abração e obrigado novamente!
Não tá mal, não! Só veja que seja o 15-9-12 e de liberação 8/9 meses.
abraço
Elio29/06/2011 19:13
FabianoOpto escreveu:
Elio, boa essa informação também tenho horta em casa, farei o mesmo!!!
Muito, obrigado e sem abusar, o húmus de minhoca pode ser usado como complemento no caso das arvores ainda em desenvolvimento????
Misturar humus no solo (chão) é saudável, já no vaso não é recomendado pois com tempo, compacta muito.
abraço
FabianoOpto29/06/2011 20:25
Elio"]
Obrigado pelas informações!!!
Forte Abç!!!
prumodeq10/10/2011 10:20
Elio
Uma dúvida que precisa de experiência com o produto para responder:
O osmocote 15-9-12 pode ser usado em qualquer espécie? Para as espécies frutíferas e ou de flores não é muito N e pouco P? Não prejudica a florada, por exemplo de caliandra. serissa, azaleia, etc...?
Abraços
Elio10/10/2011 13:21
João, embora o ideal é que fosse menos nitrogênio, essa é a formulação que tem micronutrientes. As outras não tem.
Contudo, como a liberação é muito lenta, não chega a atrabalhar as floradas e frutificações. Quanto ao fósforo, as plantas usam em pequeníssimas quantidades, já o potássio é mais importante e está com boa quantidade na formulação 15-9-12.
Uso indistintamente em todas as espécies, menos nas Nanas, que não gostam de adubo. A matéria orgânica constante do substrato que faço é suficiente para nutri-las.
Não uso também nos Kusamono por questão de espaço para as bolinhas.
abração, véio!
prumodeq17/10/2011 09:56
Élio
Levando em conta a sua experiência: como você cuida da Nana? Já li no fórum e vi muita gente falando sobre o "comportamento temperamental" dela...
Qual substrato você utiliza? Sei que precisa de matéria orgânica, mas qual a proporção ideal?
Qual a melhor época para transplante? Preferem vasos fundos, rasos, grandes, pequenos...
Qual a melhor época para aramagem?
Quais são as pragas mais comuns?
E mais intrigante: porque alguns galhos simplesmente secam?
Abraços
Elio17/10/2011 14:22
prumodeq escreveu:
Élio
Levando em conta a sua experiência: como você cuida da Nana? Já li no fórum e vi muita gente falando sobre o "comportamento temperamental" dela...
Qual substrato você utiliza? Sei que precisa de matéria orgânica, mas qual a proporção ideal?
R: No mínimo 50% de orgânico.
Qual a melhor época para transplante? Preferem vasos fundos, rasos, grandes, pequenos...
R: Vasos médios. Como se fosse uma frutífera.
Qual a melhor época para aramagem?
R: Eu prefiro no outono
Quais são as pragas mais comuns?
R: Nunca deu pragas nas minhas Nana
E mais intrigante: porque alguns galhos simplesmente secam?
R: Niguém sabe......rsrsrsrs!
Abraços
Ah, usando solo bem orgânico, a adubação, também orgânica, tem que ser bem pouquinho mesmo. Ela não é chegada a muito adubo.Alcides Junior18/10/2011 08:44
Essa do nana lembro do seu comentário Elio a um bom tempo atraz e mudei o jeito de cuidar deles...agora estão mais bonitos.
Agora a ultima resposta foi a que mais gostei...ninguém sabe mesmo....kkkkkk tive que rir.