Elio Luis Secchi escreveu:
Caio, tens aí um excelente material. E está bem de saúde. Brotação vigorosa. Isso tem tudo para dar um bom "samba".
Quanto a condução no estilo fukinagashi os galhos principais realmente sugerem o estilo. Vais ter um bom trabalho em dar e manter a forma do varrido pelo vento, pois neste estilo também os pequenos galhos devem estar "varridos"...Então teria que fazer uma seleção de pequenos galhos e aramá-los no sentido do "vento". E o ligustro tem uma tendência forte em emitir brotações na vertical, o que terás que estar continuamente monitorando.
Também no estilo varrido pelo vento, normalmente não temos uma folhagem muito compacta e o ligustro a cada poda tende a compactar folhagem, e sempre virando para cima.
Veja, não estou querendo dizer que é impossível.
Vou deixar então a sugestão de fazer no estilo han kengai. Poderia dar um efeito mais natural para a espécie...
abraço
Olá
Elio Luis, fico feliz em ter a sua opinião expressa aqui, estou louco pelos estilos fukinagashi, han kengai e kengai,
caso este não se adeque ao estilo "varrido pelo vento", ainda estou feliz pois depois que o amigo opinou ví que posso seguir
outro estilo com este meu recém adquirido exemplar, mas vou tentar seguir o estilo "varrido pelo vento" e deixar a folhagem
dele menos densa e aramar os pequenos galhos no sentido correto, se não der certo aí migro para outro, hehe, obrigado por
opinar
Elio Luis.
Abraço e até mais