Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu primeiro Mami =D

Marcos J. F. gomeS28/06/2011 13:11
Meu primeiro Mami =D
Boa dia, amantes do Bonsai!
Fiz uma experiência com várias estacas de Ficus Retusa. Infelizmente, pela minha falta de prática (e de local apropriado), deixei-as sob às agressões do vento. A maioria delas ainda não vingou.

Porém, um pequeno exemplar começou a dar pequenos brotos há mais ou menos 2 semanas. Esperei ela se desenvolver mais e na Quarta passada (22/06) eu a reenvasei num pote que eu mesmo fiz.

Eu achei que ficou muito bacana. Dei a sorte de ser um exemplar já com um movimento natural.

Teria alguma técnica para mantes as folhas com este mesmo tamanho? Não quero que elas cresçam muito para manter a harmonia visual.

Um forte abraço!
Nikkei 10028/06/2011 15:16
Bacana Marcos.
Só para corrigir, não é mami e sim mame.
Como trocou o vaso agora, esta ainda não é a hora de pensar em manter as folhas pequenas, e sim de que nela cresçam bastante folhas para recuperar.
Para que as folhas fiquem pequenas, utilizamos adubação com pouco nitrogênio,bastante sol, às vezes diminuímos rega e desfolhas. Mas como disse, ainda não e o que deve se preocupar. Paciência colega
Lucas da Silva e Silva28/06/2011 20:36
Muito bom meu vei! Essa estaca plantamos juntos kkkk. Quero uma mudinha de piteco daquelas hein? Acho que vc deveria ter feito um substrato com pedriscos de tijolo e pedriscos de areia lavada . Pelo que vejo tem apenas terra. No inicio achava estranho, mas ao notar o desenvolvimento da minha pequenina pitangueira me surpreendeu.