Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ipê Amarelo pega por estaquia?

Guilherme Cahú30/06/2011 11:51
Ipê Amarelo pega por estaquia?
Olá, pessoal, gostaria de saber se o Ipê Amarelo pega por estaquia...
Desde já agradeço! 😄
Elio30/06/2011 13:59
Guilherme, é bastante difícil!

abraço
Guilherme Cahú30/06/2011 14:18
Entendo... Li por aí que é meio complicado conseguir o amarelo por estaquia, ams ainda tinha esperanças de que alguem explicasse o contrário... =/

Então vai a partir de semente mesmo. 😈

Obrigado, Elio!
Helio Mayer30/06/2011 19:05
O meu não pegou por estaca, mas era uma muda com apenas uma raiz, e quase nada de raiz capilar

pegou
Luciano Pessoa30/06/2011 22:11
Oi Guilherme, fiz uma estaca daquele Ipê que voce viu no meu tópico e lhe digo que ele brotou bastante e ficou assim por uns 6 meses depois morreu mas acho que era só o acumulo da seiva que estava fazendo brotar pois não enraizou nada.
Abraço
Guilherme Cahú01/07/2011 11:08
Ah, entendo.. aconteceu o mesmo com uma pequena estaca de bugainvíllea roxa que peguei. Mas quando você fez sua estaca, deixou alguma gema lateral enterrada?
Luciano Pessoa01/07/2011 20:04
Não Guilherme não tinha nada, acho que pode ter sido isso
Abraço
Guilherme Cahú02/07/2011 13:45
É que, se não me engano, as raízes saem mais das gemas laterais, quando é realizada uma estaquia. Já me confirmaram mais ou menos isso na escola, no ano passado, e foi o que verifiquei quando fiz o transplante de uma mudinha de duranta que comprei a pouco tempo.

Bom, de qualquer modo, vou plantar de semente mesmo. 😛

Abraços o/
Zelão_Bonsai18/08/2011 22:58
Olá Guilherme,

Eu comprei recentemente uma muda de ipê amarelo de 150cm, e como tinha uma bifurcação formada bem no meio de seu tamanho, resolvi arriscar e fiz duas alporquia ontem.
Fiz um no tronco principal e outro em uma das bifurcações. Cortei retirando apenas uma lasca e um arame fazendo uma amarração "anel", misturei com terra e reguei com enraizador da Biofert.
Espero ter sucesso...rs

Abraço
Guilherme Cahú21/08/2011 10:10
Boa sorte, Zelão! =D
Depois conte-nos os resultados! =D