Penjing Landscape
José Reinaldo01/07/2011 19:18
Penjing Landscape
Boa noite a todos!!!
Não sei se aqui é lugar certo para esse tópicos.
Gostaria de saber como proceder para fazer um trabalho desses:
http://www.artebonsai.com.br/dup1.jpg
Sei que a base (suiban) pode ser feita de pedra ou plastico, mais e o material da rocha, com que é feito? É rocha de verdade encontrada na natureza?
Já li que pode ser feita com concreto nuclear, mas na falta dele, o que usar?
Gostaria de ajuda pois amei esses tipos de trabalhos e quero muito de fazer um.
Desde jámuito obrigado. 😄
José Reinaldo01/07/2011 19:28
alexmikol01/07/2011 20:03
Olá José, normalmente o material usado você já acertou, rochas encontradas na natureza, porém há quem faça suas próprias pedras, usando cimento e corante, durepoxi, pedras de rio, depende da sua veia artística. Existe um material específico que agora me foge o nome, que se pode moldar, parece uma pedra de areia, mas seu manuseio é bem simples pois é possível cortar, lixar, enfim, esculpir e ainda é bem leve. Há algum tempo vi uma matéria na TV uma pessoas usando este material e esculpindo para fazer uma fonte. Tem gente aqui que domina bem esse assunto, esperemos que eles compareçam para te ajudar mais. Abraço!
José Reinaldo01/07/2011 20:55
Alex, valeu por responder.
Por acaso esse material é concreto nuclear? Se é, onde acho?
alexmikol01/07/2011 22:15
Olha José, realmente não tenho certeza do nome, depende muito da região, os nomes variam muito. Pelo que sei, encontra em lojas de material de construção. Abraço!
alexmikol01/07/2011 22:23
José, pesquisei aqui e agora e descobri por CIMENTO AERADO CELULAR, inclusive aqui no fórum em algum canto tem post falando a respeito. Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi01/07/2011 22:25
José Reinaldo, há uma pequena confusão quanto ao nome do material: é Concreto celular!
Veja matéria abaixo, por exemplo, e podes usar a ferramenta de busca e procurar por este nome aqui no fórum tem vários trabalhos com ele.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12794&highlight=concreto+celular
abraço
José Reinaldo02/07/2011 08:56
Ale, Elio, obrigado.
Quanto ao tamanho, qual a media de um trabalho desse? Posso por agua no suiban?
SEKI - Elio Luis Secchi02/07/2011 21:53
Quanto ao tamanho podem ser os mais variados... mas cada composição deve ter uma proporção entre tamanho da suiban, das pedras, das plantas, dos adereços, enfim...tem que haver harmonia...
Existem composições desde o tamanho que cabem na palma da mão até trabalhos em torno de 1 metro de comprimento... E pode colocar água sim, notando que deve ser trocada regularmente por várias razões.
abraço
José Reinaldo03/07/2011 19:17
Obrigado Elio, andei pesquisando e aprendi um pouco mas suas respostas me ajudaram muito. 🙂
Vou tentar em breve fazer uma tentativa...... 😕
alexmikol03/07/2011 19:55
Assino em baixo a última resposta do Elio. Boa sorte na tentativa, eu particularmente agora estou as voltas pra fazer um vaso orgânico usando argila e cimento, to criando coragem pra meter a mão na massa, digo, na argila. Se der certo posto o resultado, se não, não vou pagar mico a nível nacional. Abraço!
José Reinaldo03/07/2011 20:07
Olá alex, tambem quero fazer um vaso organico. Qual a proporsão de cimento e argila vc irá fazer? É argila do tipo usado em artesanato?
Ah, boa sorte em sua empleitada...... 😄
alexmikol03/07/2011 20:12
José, ainda não sei a proporção exata, pra começar eu comprei pacotes de 900 gr de argila, destas de artesanato mesmo, paguei 1 real por cada, segundo minha fonte, tem que ir misturando o cimento (peneirado) e ir amassando a argila vendo como vai ficando sua consistência pra moldar. não dá para colocar muito cimento senão vai ficando muito duro. A vantagem é que não precisa queimar, fica bem resistente e bem leve. Abraço!
José Reinaldo03/07/2011 20:19
Legal Alex, tambem comprei esse tipo de argila afim de fazer vasso orgânico, mas li que tem que assar em forno industrial, por isso desistir.
Vou tentar do modo que voce descreveu, espero que der certo.
Abraço, muito obrigado.
alexmikol04/07/2011 10:20
José, aqui mesmo no fórum eu já li que é possível fazer um pequeno forno "caseiro" que atinge boas temperaturas usando somente uma lata grande, tipo lata de tinta de 18 l, e serragem. Tentei achar o link agora na corrida, mas não encontrei. Se dá certo eu não sei, mas se tu tiver paciência e quiser tentar, é valido. Depois nos conta os resultados! Abraço!
prumodeq04/07/2011 16:10
José Reinaldo04/07/2011 18:55
prumodeq, obrigado por sua colaboração, muito boa a a dica de marina marins.
Valeu mesmo.....
prumodeq05/07/2011 09:19
Depois posta aí os resultados das experiências...
Abraços
alexmikol05/07/2011 10:32
Ontem eu meti a mão no barro, literalmente, pensa numa coisa grudenta! Ô trem difici sô!!! Usei 1.8 kg de argila e mais ou menos 300 gr de cimento. Já tá secando, posto as fotos do resultado e do trabalho de ontem quando estiver seco, não digo inteiro pois não sei como vai sair! Abraço!
José Reinaldo05/07/2011 15:33
Cara, voce é corajoso hein, ainda não comecei o meu mas em breve faco uns trabalho de teste afim de fazer uma fonte.
Espero fotos do seu vasso, espero que tenha resistencia.
Boa sorte..........Abraco
prumodeq06/07/2011 19:10
Alex
Sei que você já meteu a mão, mas use sempre luvas quando for usar cimento, pois caso contrário pode queimar sua mão!
Abraços
alexmikol06/07/2011 20:15
Prumodeq, talvez pela pouco quantidade de cimento ou sei lá o que, até agora não deu nada nas mãos, só a meleca toda de mexer com a argila, mas isso uma boa água (apesar de gelada) e um pouco de sabão, resolveram legal. O maior problema é que o vaso ta rachando e olha que ainda não secou de todo, assim que der posto as fotos dia-a-dia, mesmo que quebre tudo na hora de tirar ele do local. Não sei se ficou muito fino, se foi pouco cimento, se por que não usei água para dar uma amolecida na massa, sei lá. Obrigado pela dica.
José Reinaldo10/08/2011 20:08
alexmikol, como ficou seu trabalho com argila e cimento?
Falar como foi sua experiencia... quero tentar mas preciso saber como ficou seu trabalho.
alexmikol11/08/2011 10:23
Olha Reinaldo, até agora, depois de umas 3 tentativas, não tive sucesso com nenhuma. Todos as vazos racharam, com ou sem cimento. Porém, eu misturei o cimento ainda em pó junto com a argila, amoleci mais a argila antes, ainda assim, fica muito ruim de misturar os dois, usei quase a mesma media de argila e cimento, com a argila/cimento um pouco mais mole, ficou melhor de modelar. Depois de modelado, corrigido algumas inperfeições, pus para secar novamente dentro de uma peça lá de casa que a gente usa pra guardar trecos, entra sol pela janela, mas não pega na peça que esta secando. Como aqui estava bastante úmido, demorou mais tempo para secar, só que quando começou a secar pra valer, rachou novamente. Pode ser que a argila que eu comprei não sirva para este fim, mas ainda estou disposto a tentar mais umas vezes, desta vez misturando o cimento já diluido com água, assim creio eu, ficará mais fácil misturar com a argila, outra experiência que quero fazer é usando ARGAMASSA, que seca mais rápido que o cimento. Se não der certo desta vez, desisto e vou comprar um vaso orgânico de quem saiba fazer...rsrsrs...Espero que com este breve relato tenha te ajudado de alguma maneira. O negócio é por a mão na massa mesmo, te desejo mais sorte nas tuas experiências e, se der melhor resultado que as minhas, avise-nos. Posto fotos dos experimentos outra hora. Abraço!
Nikkei 10012/08/2011 12:31
Alex, fiz vaso só com cimento, sem argila, misturando cimento e areia (1:2). Nenhum deles rachou, já faz alguns meses. Veja no link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16901