Viniberto02/07/2011 12:51
Acer palmatum ajuda!
gostaria de pedir ajuda com meu bonsai de acer palmatum. A minha duvida é em relação ao transplante da planta, segundo é recomendado pela literatura devemos transplantar no início da primavera antes da brotação, porém tive uma surpresa com meu acer ele está começando a querer brotar agora em pleno inverno! quais as atitudes devo tomar? porque este deveria ser o ano de tranplante dele!
FW Maciel03/07/2011 13:48
eu geralmente espero vir o frio e, assim que caem as folhas eu ja replanto...
se são brotinhos pequenos e a poda de raiz nao for muito drástica, vejo que não há problema...mas vamos aguradar uma segunda opinião...
Viniberto04/07/2011 10:48
ok! obrigado por enquanto!
Wellington04/07/2011 15:48
Para o Acer palmatum, se necessário fazer o replante, eu procuro manter a planta durante o todo o inverno apenas com a manutenção das regas e adubação orgânica e somente no início da primavera, quando surgem os primeiros sinais de brotação é que eu faço o replantio do bonsai. No seu caso, haveria uma antecipação no processo de brotamento, agora no início do inverno. Entretanto mesmo nesta situação, ainda sugiro fazer o replante no próximo período mais quente e úmido.
Sucesso no cultivo!
nickyfury07/07/2011 19:21
bonsai
Aguarde a primavera, para fazer o transplante. É uma ótima época para isso, e vc terá então maiores garantias de sucesso e recuperação rápida de sua planta. Uns quinze dias após o inicio primaveril é uma ótima época para tal, sem prejuízo para sua planta. 😄 Até lá, adubação leve, rega diária apenas ao final da tarde, se o substrato secar bem, e leve insolação, pela manhã, evitando o sol forte da tarde.