Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bagas de Pau-ferro.

Pedro E M. P. Almeida02/07/2011 14:43
Bagas de Pau-ferro.
Amigos foristas, boa tarde!

Caso alguém tenha interesse possuo algumas bagas (ou vagens, se preferir) de Pau-Ferro (Caesalpinia ferrea) para troca ou mesmo doação, se for o caso. Se alguém tiver sementes me interesso pelas de Caliandra Rosa, Piteco, Jabuticaba, etc.

Um detalhe, como as bagas são muito duras, vou enviar as mesmas inteiras, e os amigos que receberem suem um pouco o braço para abri-las na base do martelo! kkkk uma dica: deixei-as no sol para secar bem e depois tentem abri-las.

Só esclarecendo que tenho pouca ou nenhuma prática com esse tipo de sementes/bagas, nesse caso se algum colega forista souber um método melhor para extrair as sementes das bagas do Pau-Ferro, por favor compartilhe conosco! 😛

Edicarlos Roberto08/07/2011 11:27
eu gostaria, se dentro das possibilidades, vc me enviasse algumas sementes, vc disse que se interessa por jabuticaba? eu tenho algumas posso te enviar, pitangas e cerejas sao faceis de conseguir aqui na minha região, é só dizer q eu mando!
Pedro E M. P. Almeida11/07/2011 17:59
Amigo, me interesso sim por sementes de jabu! Me interesso também por sementes de cereja, se puder arrumar. 😄

Então, além de vc mais duas pessoas se interessaram, nessa semana eu vou extrair as sementes das bagas, e divido entro os três, ok?

Mande-me uma MP pra tratarmos os detalhes, pode ser?

Um abraço!
Renan Leite Gaigher19/09/2011 17:00
Edicarlos, me interessa muito sementes de cerejeiraa!!! aki onde moro tem um pe bem grande de Pau-ferro se quiser posso lhe enviar, e para retirar as sementes das bagas eu uso uma torquesa, que eu modifiquei para poda!!! So poca elaa em cima do calombo onde gfica as sementes