Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duvida Jaboticabeira

calil02/07/2011 22:43
Duvida Jaboticabeira
Salvem meus amigos , sou um iniciante na arte do bonsai , e como todo iniciante estou com duvidas . Ganhei uma jaboticabeira , mausai como voces falam aqui , rs , mas ela esta comigo a 3 anos e tava muito bonita , brotava muito , sempre fazia uma poda nos galhos. So que a uns 15 dias resolvi trocar o substrato do vaso pois ja fazia 3 anos que estava no vaso com o mesmo substrato, como ainda não conhecia essa maravilha de site, retirei toda a terra , aparei um pouco as raizes e coloquei uma terra que comprei em uma floricultura. Apartir dai ela parou de brotar ficou tipo com as folhas queimadas e cairam quase todas , (segue foto) gostaria de saber dos amigos o que poderia estar acontecendo , pois não gostaria de perde-la. Ja estou providenciando o materia pra colocar ela no escorredor e depois na mamadeira . Grato pela atenção e ate a proxima.
calil04/07/2011 09:14
up
edson060504/07/2011 09:27
Calil,
Você aparou um pouco das raízes mas provavelmente manteve a mesma massa foliar e reenvasou. É certo que depois desta intervenção ela ficará algum tempo sem emitir novos brotos e a queda das folhas é uma reação natural de defesa da planta, tentando "igualar" as massas de folhas e raízes...
Não faça nada por agora, espere a planta se recuperar. Quando ela começar a rebrotar e estiver novamente cheia de folhas (isso quer dizer com saúde!!) aí sim poderá colocá-la no conjunto escorredor/mamadeira.

Espero ter ajudado...

Abraço.
Edson.
Edmilson Junior04/07/2011 09:44
Olá Calil. A época escolhida por você não foi a mais apropriada, o correto seria no final de agosto onde as plantas estão saindo de seu estado de dormência e prestes a voltar seu crescimento vigoroso. Agora o melhor a ser feito primeiramente é colocá- la em local sombreado por uns 30 dias e onde pegue pouco vento, regar com frequência, utilizar- se de um bom hormônio enraizador e aguardar. Vamos esperar para que pessoas mais experientes possam esclarecer mais. Boa sorte!
calil04/07/2011 11:20
Caros amigos edson0605 e Edmilson Junior, seguirei as dicas de voces e ficarei no aguardo de melhoras na planta pra dar seguencia , grato.